segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A CRISE DE CARÁTER 13.11.16

+ No comment yet

A CRISE DE CARÁTER
Romanos 1:21-32
O caráter tornou-se uma relíquia desbotada em nossa sociedade corrompida pela iniquidade. Vivemos numa cultura materialista, onde o prestígio, a prosperidade e a popularidade são mais valorizados do que a integridade. O caráter pessoal não tem muita importância.  
Uma das regras de ouro, universalmente entendida, que regia a sociedade décadas atrás era que uma pessoa que alcançava destaque tinha o dever de ser modelo de caráter. Aquele que possuía falhas no privado, procurava mantê-las escondidas, porque, se os seus defeitos morais se tornassem conhecidos, perderia o status de estrela. Políticos, líderes religiosos, militares e outras autoridades que fossem encontrados culpados por qualquer indiscrição moral escandalosa perdiam suas funções. Isso já não ocorre hoje. As celebridades do momento ostentam orgulhosa decadência. Caráter honesto, agora, é visto como totalmente opcional, e o pior, irremediavelmente fora de moda. Em certos segmentos da indústria do entretenimento e da música dos nossos dias, virtude autêntica seria praticamente incompatível com a fama e o sucesso. É assustador contemplar o futuro de uma sociedade onde tantas pessoas com comportamentos imorais tornarem-se celebridades facilmente e, muitas vezes por sua fama, influenciam a sociedade, não importando seus crimes e comportamentos nocivos. 
A Bíblia revela exatamente o que ocorre quando uma sociedade rejeita a Deus e, incorre em Seu justo julgamento. O texto supracitado descreve a trajetória decadente de uma cultura que se entregou ao pecado. Examinando a lista apresentada por Paulo do comportamento humano decaído, podemos claramente identificá-la no estilo de vida da cultura, de um modo geral, dos nossos dias. Aqueles que conhecendo a Deus não o glorificam e nem dão graças pela sua bondade e misericórdia, Ele os entregou a um sentimento perverso para realizarem coisas que não convêm, estão cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, cheios de inveja, homicídios, contenda, engano, espírito mal, murmuradores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobediente aos pais, sem discernimento, indignos de confiança, falta de amor, implacáveis, impiedosos, os quais conhecendo a justiça de Deus, que declara dignos de morte os que praticam tais coisas, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. (Rm 1:28-32). Esta lista descreve a nossa cultura ao pé da letra, não é verdade? As pessoas hoje, literalmente, envolvem-se com a injustiça, aplaudindo despreocupadamente aqueles que pecam flagrantemente. Nossa sociedade considera as celebridades da geração dos nossos avós como vilões desprezíveis. Aquilo que era considerado vergonhoso, hoje é aceito e aplaudido. Vivemos numa cultura onde o caráter pessoal e as virtudes individuais estão esvaindo-se, em quase todos os níveis. 
De acordo com a Bíblia, Deus nos criou para sermos homens e mulheres de caráter exemplar. Ele repetidamente nos manda buscar o que é virtuoso e evitar o que é mau. De Gênesis a Apocalipse, a iniquidade é condenada e a virtude exaltada. Devemos buscar com todo empenho um caráter excelente. Paulo nos orienta a "reter o que é bom, e se abster de toda forma de mal" (I Ts 5:21-22). Mas onde aprenderemos isso? Certamente a cultura popular não nos apontará o caminho. Somente a Bíblia é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119:105). A Palavra de Deus aponta-nos o caminho na busca de um caráter reto. Ela contém numerosas listas de qualidades do caráter que agrada ao Senhor. Pedro, em sua segunda epístola, (1:5-8), por exemplo, dá-nos uma relação de virtudes que devemos acrescentar à nossa fé. O fruto do Espírito apresentado em Gálatas cinco, as qualidades do amor autêntico em Primeira Coríntios treze, as bem-aventuranças em Mateus cinco. Todas estas listas e outras descrevem a verdadeira excelência de caráter. 
Verdadeiramente o caráter excelente é um reflexo da natureza moral do próprio Deus. Por essa razão, todas as virtudes são interdependentes, intimamente relacionadas e são frutos da graça de Deus. Assim quanto mais íntimos estamos de Cristo, e praticamos as virtudes bíblicas, refletimos a beleza do caráter de Cristo. 
Que o Senhor nos ajude a viver de maneira santa e irrepreensível nesta sociedade corrupta e perversa.  



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Click no link abaixo e faça o download:

Postar um comentário