sábado, 3 de junho de 2017

ENTÃO, VOCÊ TEVE UM DIA RUIM? 04.06.17

+ No comment yet

ENTÃO, VOCÊ TEVE UM DIA RUIM?
Atos 16:16-25
            Você já teve um dia ruim, daqueles que não desejaria passar jamais? Na realidade, todos nós enfrentamos, ninguém está imune a dias ruins. Felizmente, muitos de nós não passamos um dia tão ruim quanto Paulo e Silas, no texto supracitado. O dia deles poderia ser resumido por aquele sábio e velho ditado, "Nenhuma boa ação fica impune". Você pode está pensando: “Não só tive um dia ruim, mas uma semana, um mês, e todo o ano.” Às vezes procuramos algo de bom para nos alegrar e não encontramos, as coisas são assim mesmo.
            Nosso texto apresenta alguns conselhos básicos sobre como lidar com os momentos mais difíceis da vida.
            O dia ruim começou após uma boa ação – vv 17-18 – Uma moça endemoniada seguia a Paulo e Silas, durante dias, afirmando que eles eram servos do Deus Altíssimo e proclamavam o caminho da salvação. Paulo, aborrecido com aquela situação, com o discernimento que se tratava de um espírito maligno, o expulsou, imediatamente ele saiu da jovem. Não seria razoável eles ganharem pelo menos um bom dia, por ter livrado aquela moça da possessão demoníaca? Como recompensa de fazer um ato de bondade foram jogados na prisão. Mesmo realizando as coisas certas não estamos isentos dos dias maus. Nem mesmo Jesus foi recompensado aqui na terra por todos os Seus atos de bondade.
            O dia ruim ocorreu por causa da reação inapropriada daqueles que não conhecem a Deus – v.19 – Ficamos sempre chocados com a reação inadequada dos incrédulos às coisas que fazemos para Deus, como se estivéssemos esperando que eles apreciassem de alguma forma nossos motivos. Não podemos aguardar que um mundo corrompido e perdido compreenda e aprecie as coisas excelentes. Eles não são capazes disso, porque não possuem o Espírito Santo. Além disso, quando fazemos algo bom para Deus, Jesus nos advertiu de que podíamos esperar oposição.
            O dia ruim não nos pode impedir de realizar outras boas ações – v.25 – À meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os presos os escutavam. Embora não possamos controlar todos os eventos de nossas vidas, podemos controlar nossas reações a eles. Apesar das circunstâncias de um dia ruim, encontramos Paulo e Silas louvando a Deus em uma situação muito precária, na prisão, acusados falsamente, espancados. Você consegue louvar a Deus, quando a situação não seja como você esperava?  Quando procedemos assim, nossa adoração terá um efeito positivo em nossa vida, e na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Seremos uma verdadeira testemunha, quando conseguimos tirar o foco das nossas mentes dos dias ruins e colocar no poder de Deus, assim estaremos no lugar onde Deus nos pode usar.
            No dia ruim podemos contemplar a graça e o poder de Deus – v.25 “De repente houve um grande terremoto, de modo que os fundamentos da prisão foram abalados; e imediatamente todas as portas foram abertas e as correntes de todos foram soltas.” Deus manifesta seu poder para tornar nossos dias ruins melhores, foi o que aconteceu com Paulo e Silas. Aquilo que parecia uma desgraça, o poder de Deus inverteu a situação. Muitas vezes, Ele envia alguém para fazer o nosso dia ruim melhor, o fato é que podemos contar sempre com sua providência e cuidado. Muitos, equivocadamente, se afastam de Deus nos dias ruins, quando, na verdade, devemos aproximar-nos mais dEle. Quando a vida vai mal Ele é nosso único refúgio.
            O dia ruim terminou com uma festa na terra e outra no céu – vv.30-33  “Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Foram levados à casa do carcereiro,  pregaram-lhe a palavra de Deus, e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro lavou-lhes as feridas; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” No final do dia ruim, o carcereiro levou Paulo e Silas para fora da prisão, tratou de suas feridas e alimentou-os. Em outras palavras, eles tiveram uma festa. Enquanto esta festa estava ocorrendo na casa do carcereiro, outra estava ocorria no céu, porque ele e toda a sua família chegaram-se a Cristo pela fé, naquele dia.

Como Deus fez por Paulo e Silas, Ele tem o poder de transformar o seu dia, semana ou ano ruim em regozijo, se você apenas confiar nEle. Se o seu dia está ruim, Deus sabe disso. Nunca ocorrerá com você algo que Ele não conheça, e não tenha uma resposta. Quando enfrentamos um dia ruim, lembre-se que Deus pode transformá-lo numa alegria.
Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário