sábado, 30 de setembro de 2017

RESPEITE OS MAIS VELHOS: VOCÊ PODE SE TORNAR UM, UM DIA! 01.10.17

+ No comment yet

RESPEITE OS MAIS VELHOS: VOCÊ PODE SE TORNAR UM, UM DIA!
Hb 12:9
            Hoje se celebra o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Uma pessoa saudável deve demonstrar muito amor e respeito pelos idosos! Aquele que não respeita e honra os pais e avós está violando um mandamento do Senhor: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Ex 20:12). Por que a promessa de dias prolongados? Porque os jovens rebeldes, teimosos e autossuficientes, que não querem ouvir a sabedoria dos mais velhos, costumam ter vidas duras, bagunçadas e acabam morrendo na mocidade, devido às suas próprias escolhas.
            Esta data merece uma avaliação! Veja quantos idosos temos em nossas igrejas. Alguns, certo? Na verdade, nalgumas igrejas a maioria dos seus membros é idosa! Aqueles que são fiéis ao trabalho de Deus merecem todo respeito! Agradeço-lhes! Espero que você seja gracioso com aqueles que estão há anos em sua família e igreja. Eles podem nos ensinar muito com sua sabedoria e experiências.
            Alguém diz que, à medida que envelhecemos, nos tornamos como crianças, bem isso pode ser uma coisa boa! A maioria das crianças que conheço quer sair com você para se divertir, e o nosso dia se torna iluminado por elas! Muitos de nossos idosos viveram muitos tempos difíceis e sofridos, então devemos tratá-los com cuidado. Pense neles como pessoas que necessitam de atenção e cuidados.
            Paulo fala o seguinte na primeira epístola aos tessalonicenses 5:14 “Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”  Quando chega  a velhice é fácil tornar-se fraco, cansado e desanimado. Seguindo a orientação Paulina. devemos encorajá-los, a fim de que eles saibam que são amados e apoiados.
            Qual foi a última vez que você visitou um abrigo de idosos? Lá você encontrará muitos em cadeiras de rodas, enfrentando enfermidades, abandono e muitas lutas. Necessitando de atenção, carinho e uma palavra amiga. Devemos olhar para nossos idosos como aqueles que lutaram a batalha na guerra, e agora necessitam de descanso e recuperação.
            A maioria dos nossos idosos merece nosso máximo respeito, porque em toda a  vida se sacrificaram pelos filhos e netos, objetivando proporcionar-lhes estudo e uma vida bem sucedida. As estatísticas mostram que muitos idosos, hoje, estão criando os netos!  A dinâmica disso é que as crianças têm suas necessidades físicas atendidas, mas dentro de si tem uma ferida devido à rejeição dos seus pais. Elas têm uma sensação mista: são amadas e mimadas, mas também, abandonadas. Cresce confundidas emocionalmente, algo que produz reflexos negativos em suas vidas. Os jovens precisam dos velhos e vice-versa. O problema é o respeito. Em muitos casos a ordem de Deus para honrar pai e mãe é violada. Conheço muitos jovens que machucaram as mãos que os alimentaram. Roubam de seus pais e avós, deixando-os pobres, e agora sem forças físicas para trabalhar e recuperar o perdido. E como se não bastasse, violentam-nos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente a ponto de deixá-los sem vontade de viver.
            As pessoas mais velhas e sábias sempre foram as que deram conselhos e correções. Olhe para os patriarcas na Bíblia, Noé, Enoque, Abraão, Moisés. Praticamente todos aqueles que foram investidos de autoridade eram idosos. Precisamos voltar a este ponto, permitir que a correção e a autoridade venham dos mais experientes e sábios. Os idosos geralmente ainda têm muito a produzir, merecem o lugar de respeito e estima no lar, igreja e sociedade. Quando se tratar de conselhos, orientações e sabedoria, devemos contar com eles. Evidentemente, refiro-me aos mais velhos que são dignos disso. Há casos de algumas pessoas mais velhas que não são bons exemplos para os outros. O sábio nos advertiu quanto a isso: “Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão.” (Ec 4:13) As pessoas que realmente destruíram suas vidas e as dos outros com suas más escolhas e egoísmo estão condenadas a colher o que plantaram.

            Concluo afirmando que os mais velhos, que falam honestamente, francamente e possuem valores e princípios fundamentados na Palavra de Deus,  devem ser alvo do respeito, pois certamente nos guiará por meio da sabedoria bíblica. Ame, respeite e cuide daqueles que já estão com suas forças esvaindo-se, pois um dia você também poderá necessitar de tal cuidado.

               Rev. Liberato Pereira dos Santos

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário