sábado, 5 de maio de 2018

RAZÕES PARA A DEVOÇÃO FAMILIAR 06.05.18

+ No comment yet


RAZÕES PARA A DEVOÇÃO FAMILIAR
Salmo 119: 9-11
           
Gostaria de tratar de um assunto muito importante para a vida familiar, a “devoção”. Esta palavra antiga significa apego sincero e fervoroso a Deus por práticas regulares privadas. Acredito que ainda podemos encontrar uma maneira para resgatar o “altar da família” (momento de devoção), se reconhecemos o seu real valor. Assim, quero compartilhar algumas razões para esta magnifica prática:
            Proporciona comunicação com Deus. Ela é a melhor e mais fácil maneira para a sua família se reunir e conversar com Deus, conf. Salmo 25:4,5. Quando temos devoções familiares, estamos comunicando-nos com Deus.
A comunicação no mundo dos negócios hoje é tão importante que a maioria das empresas oferece treinamento para desenvolver a habilidade no local de trabalho. Os assinantes da revista Harvard Business Review classificaram a capacidade de se comunicar mais importante do que ambição, educação e o trabalho árduo. Nós ensinamos nossos filhos a se comunicarem com seus colegas e amigos, mas estamos ensinando-lhes a fazer a mesma coisa com Deus? (Sl 119:145-152).
            Sacia a sede espiritual. Estamos todos com sede de alguma coisa, conf. Sl 42:1,2. Blaise Pascal (1623-1662), filósofo francês do século XVII, escreveu que todos nós temos um vácuo do tamanho de Deus, o qual só Ele pode preencher. Isso é verdade, para nós, nossos filhos, netos e cônjuges. A devoção familiar permite a oportunidade de saciar nossa sede espiritual, veja Salmos 84:2.
            Promove o crescimento espiritual pessoal. Sei que podemos crescer com devoções particulares, mas orar com outros membros da família ajudará para o desenvolvimento de todos os seus membros, 1Pe 2:2; 2Pd 3:18. Um incentivará o outro. Se você está crescendo na Palavra de Deus, mas sua esposa não, isso contribui para que sejam um casal desequilibrado, o mesmo aplica-se aos filhos, assim sua família estará doente.
Fortalece a família. Sentando-se e falando sobre as coisas espirituais com nossas família, oferecemos proteção contra a carnalidade em nossos lares, 1 Coríntios 3:1-3. Se você quiser se proteger, bem como sua família, das praticas pecaminosas, a melhor maneira é se reunir todos os dias para discutir como aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas no dia a dia. É um valor que seus filhos conservarão mais tarde na vida.
            Trará visão para a vida diária. Por exemplo: Provérbios 10:4 "As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza."    É importante que nossos filhos saibam disso. O Livro de Provérbios dá inúmeros conselhos específicos, entre os quais como tratar um vizinho problemático, o que fazer quando sua esposa está zangada com você, como investir adequadamente, quando falar e quando calar. E isso é apenas um livro! Certamente as Escrituras ensinarão nossa família a ter uma visão real da vida em todas as suas dimensões, preparando-nos para lidar com elas de forma correta.
            Evita a fé esquizofrênica. Percebo que alguns cristãos que acreditam em Deus e vão às igrejas também creem em algumas coisas mais loucas e extravagantes, contrárias aos ensinos da Palavra de Deus. Eles misturam a verdade e o erro. Eles cantam cânticos de louvor na igreja, mas mantêm crenças que não se enquadram com as Escrituras. A devoção familiar nos ajuda evitar isso, pois aprenderemos juntos mais sobre a Palavra do Senhor e o que há de melhor para nossas vidas.
            Proporciona conforto e incentivo diário. Não sei o que faria ou seria se não houvesse a Bíblia! Em suas doces e sábias palavras, encontramos as promessas gloriosas que nos ajudam a enfrentar os desafios da vida, conf. Sl 119:81. Quando estudamos a Palavra de Deus, encontramos suas orientações inestimáveis para nossas decisões. (Dt 5:27;Sl 119:105). A vontade de Deus é revelada em Sua Palavra.
            Somos preparados para compartilhar nossa fé. Quanto mais meditamos na Palavra de Deus, mais nos familiarizamos com ela e nos tornamos aptos a compartilhá-la com aqueles que estão próximos de nós, 1 Pd.5.
            Conduz ao respeito pelo autor da Bíblia. O maior elogio para um escritor é dizer: "Eu li o seu livro". Pergunto: O que você dirá a Deus quando O encontrar face a face, e Ele lhe perguntar: "Você leu meu livro?"
            Como fazer o momento devocional familiar? Cada família pode desenvolver a sua maneira. Uma boa orientação é: ler um capítulo das Escrituras todas as noites e reservar um momento para extrair o seu ensino para a vida. Orar uns pelos outros e pelas necessidades da família. Que não seja um tempo longo, mas não permitir que nada atrapalhe esse momento. Não há nada mais vital para nossas vidas do que estar com Deus. Comece hoje mesmo em sua casa.
               Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



                 

Postar um comentário