sábado, 26 de maio de 2018

UM INVESTIMENTO SEM RISCO 27.05.18

+ No comment yet

UM INVESTIMENTO SEM RISCO
Lucas 5:1-11
O texto supracitado apresenta a história de uma pesca, o fracasso e o sucesso na captura de peixes. O foco de Jesus é lançar a rede, não para pegar um cardume de peixes, mas atrair a multidão de pessoas que estava reunida às margens do lago de Genesaré. Seu maior desejo é trazê-las para o Seu reino Celestial.
É difícil escolher um rosto familiar na multidão, quando há tantas pessoas. Isso pode acontecer facilmente no saguão de desembarque do aeroporto, no estádio de futebol, ou em qualquer lugar onde haja uma multidão de pessoas. É possível se perder na multidão e se sentir perdido também. Pode-se perder a identidade, e um pedido de socorro passar despercebido, mesmo com pessoas pressionando-o ao seu redor. É a natureza da "multidão sem face".
            Jesus cuida da multidão como faz com cada indivíduo. Embora você possa sentir-se como qualquer outro peixe preso na rede, Jesus sabe que você está lá. Porque Jesus é Deus, Ele conhece seu nome e suas necessidades, e pode cuidar de você ali mesmo. Esta característica de Deus é mais uma vez demonstrada quando Jesus se desvia da multidão para lidar com Pedro, o pescador e seus problemas. Ele disse a Simão: “faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” Com este pedido, Jesus atinge o ponto nevrálgico de Pedro.  Que respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.”  Imagino que Pedro se sentia frustrado pela falta de resultados por meio de seu duro trabalho. Ele é um pescador experiente, algo que fazia todos os dias por toda a sua vida. Conhecia bem o lago e os melhores locais de pesca. Seu barco e rede eram mantidos em ordem para vencer quaisquer circunstâncias no lago, mas, com toda a experiência e conhecimento, nada conseguira pescar e se sentia malogrado e desanimado.
            Não somos todos pescadores, mas podemos facilmente nos identificar com Pedro, porque também experimentamos frustrações e falhas ao longo da vida. Você pode se sentir desalentado, por causa da pesada carga de trabalho, a vida em casa está mais difícil, a doença ou a velhice minando suas forças, Deus parece calado. Tudo isso pode deixar-nos desgastados, e sentir que perdemos o controle da vida. Há tantas frustrações na vida quantas pessoas na multidão.
            Enquanto Pedro parece ser um pescador "especialista", o pedido de Jesus parece ser de um "benfeitor". Pedro pode ter pensado: “O que Ele sabe sobre a pesca? É filho de um carpinteiro.” No entanto confiou em Jesus, e sob sua palavra, lançou a rede nas águas profundas. Pedro atendeu a Jesus e assumiu o risco. O arrojo foi maravilhoso! Ele permitiu que Jesus se encarregasse de seu barco e rede, bem como de toda a operação de pesca. Pedro acabara de colocar todo o seu negócio nas mãos de uma pessoa que acreditava ser inexperiente para o ofício. Ele corria um grande risco de que todo o seu negócio de pesca pudesse acabar nas rochas e deixá-lo ainda mais sem esperança. O que Pedro fez foi entregar toda a sua vida a Jesus, de certo modo, deixou tudo e seguiu Jesus. Sabemos o que ocorreu a seguir, houve mais peixe do que as redes pudessem suportar.
            Quando Pedro contemplou o poder de Jesus, prostrou-se de joelhos, dizendo: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” (V8) Uma coisa importante aconteceu aqui, mais do que a captura de peixes, que encheram o barco, Jesus revelou sua santidade. Isso significa que ele viu e reconheceu que Jesus é Deus, que Jesus é um pescador muito melhor do que ele. Pedro experimentou o mesmo poder, quando Jesus assumiu o controle de sua vida, tirando a frustração e dando-lhe a vitória. Não é de admirar que Ele tenha caído de joelhos na presença de Jesus, reconhecendo sua tolice ao tentar lutar pela vida por conta própria, pois, com Jesus no controle, bênçãos vêm sobre a vida.
            Pedro entregou a vida a Jesus. Investiu na fé em Cristo e se tornou vitorioso. Para muitos de nós, é difícil, por uma razão ou outra, “render-se completamente a Jesus.” Mas como alguém pode entregar sua vida a Deus?  A resposta vem do nosso texto, que revela como devemos ouvir a Palavra de Deus e obedecer-lhe. Foi mediante a obediência à palavra de Jesus que Pedro teve sua vida transformada. Pegue a Bíblia, a Palavra de Deus em suas mãos, e leia-a. Gaste mais tempo meditando na Palavra infalível e inerrante do Senhor. Quando você abre e lê a Bíblia, permite que Jesus entre em sua vida. E todos nós sabemos o que aconteceu quando Jesus entrou na vida atribulada de Pedro.

Não tenha medo de investir, entregue sua vida a Jesus. Ele sabe o seu nome, conhece todas as suas necessidades. Jesus tomará o controle e revelará sua santidade a você. A vida afetada por Jesus é uma vida de louvor e glória a Deus.
Rev Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



Postar um comentário