sábado, 8 de dezembro de 2018

OS SÁBIOS ENCONTRAM A VERDADE 09.12.18

+ No comment yet


OS SÁBIOS ENCONTRAM A VERDADE
Mateus 2:1-12

Nem todas as pessoas são sábias. O nosso texto apresenta três tipos de pessoas com diferentes reações no tocante ao nascimento de Jesus, demonstrando que nem todas tiveram sabedoria para discernir o  importante momento histórico.       
            Os políticos com fome de poder. O rei Herodes representa esse grupo. Na verdade,  Herodes estava com medo e irritado com a verdade de que havia um rei maior do que ele. Sabemos que o poder político significa prestígio, fama e riqueza, mantidos, muitas vezes, pelas propagandas, hipocrisia e mentiras. Para o cristianismo, os melhores políticos são aqueles que podem enfrentar a verdade sobre Jesus Cristo e viver confortavelmente com ela. São aqueles que acreditam que o poder supremo pertence a Deus e são apenas mordomos dEle. O rei Herodes, o Grande, não reconheceu as prerrogativas e a soberania de Deus. Ainda hoje há poucos políticos que reconhecem o senhorio de Jesus Cristo, embora celebrem o Natal, mas por outras razões!
            Os religiosos de “plantão” – Os principais sacerdotes e os escribas representam este segundo grupo. Eles são as autoridades que detinham o conhecimento religioso acerca de Deus, mas não fizeram uma intepretação correta da verdade de Deus com relação ao nascimento de Jesus Cristo. Essas pessoas foram pegas de surpresa pelo acontecimento, embora soubessem algo sobre ele. Isso mostra que a mera informação sobre Deus não é suficiente, mas deve ser acompanhada do compromisso e prática da verdade. Muitos lideres religiosos hoje deturpam a Palavra de Deus e não estão ensinando o verdadeiro caminho que conduz a Cristo.
            Os verdadeiros sábios – O terceiro grupo é representado pelos magos que vieram do oriente só para ver e adorar a Jesus, o Messias que nasceu. Eles disseram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". O que caracterizava a sabedoria desses homens:
1.  Acreditavam na existência da verdade absoluta. Eles ainda não sabiam tudo sobre Cristo, mas tinham grande fé em Deus. O secularismo dos nossos dias tem ensinado que não há verdade absoluta, mas toda verdade é relativa. Existem muitas razões para acreditar na existência Deus. Na verdade, na Ásia, a questão não era se existia Deus ou não, mas qual deus seria o verdadeiro! Provavelmente, eles ouviram falar da esperança de Israel por meio dos judeus, e poderiam ter-se convertido ao judaísmo, ou pelo menos simpatizaram com essa crença. Assim, a concepção que tiveram a respeito do Messias foi baseada em seus conhecimentos das Escrituras Sagradas.
2.  Procuram a verdade sobre Deus – Eles tinham um conhecimento muito vago sobre Cristo. Disseram: ”Vimos a sua estrela no Oriente”. Não sabiam onde de fato Jesus nascera, mas tinham profundo desejo de encontrá-Lo, por isso viajaram muito a fim de encontrar aqueles que deveriam saber, ou seja, os mestres em Jerusalém. Descobriram que Belém era o local do nascimento de Jesus! Esses homens sábios realmente buscaram avidamente a verdade, envidando, para isso,  todos os esforços, tempo e recursos.
3.  Ficaram convencidos da verdade, quando a encontraram - Duas coisas os convenceram: a) O testemunho das Escrituras – De fato, a Bíblia é a mais alta autoridade que temos se desejamos conhecer sobre Deus, e o seu relacionamento para conosco. Porque assim fora dito pelo profeta: "Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos." (Miqueias 5:2). b) O testemunho da estrela – A estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que parou exatamente sobre o local onde a criança estava. Deus também usa circunstâncias e milagres para revelar Sua vontade e planos para nossas vidas. Os homens sábios mostram suas convicções da verdade revelada, quando adoraram o Messias e lhe dedicaram suas ofertas. O que é adoração? Prostrar-se diante de alguém, reconhecendo-o ser maior ou mais poderoso do que você. Só Deus é digno que O adoremos, e devemos fazê-Lo em espirito (de todo coração) e verdade (de acordo com a Sua palavra. (cf. Jo 4:24).
            Homens sábios encontram a verdade sobre Jesus Cristo. Porque acreditam na verdade absoluta, e buscam-na com todo esforço, e quando a encontram, ficam totalmente convencidos pelo testemunho das Escrituras Sagradas e a ação do Espírito Santo em suas vidas.  Você também já O encontrou? Se sua resposta é sim, continue a adorá-Lo de todo o coração. Os magos prostraram-se e o adoraram, oferecendo-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Ofereça-Lhe sua vida, e O sirva com alegria, procurando crescer na Sua graça e conhecimento.
               Rev. Liberato Pereira dos Santos





ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  




Postar um comentário