quinta-feira, 30 de maio de 2019

COMO VOCÊ É RECONHECIDO? 02.06.19

+ 1 comment


COMO VOCÊ É RECONHECIDO?


2 Coríntios 3: 2
            Em nossa geração, as pessoas não se preocupam mais com a reputação, como outrora. Infelizmente no Corpo de Cristo, a igreja, ocorre a mesma displicência quanto ao estilo de vida. No texto acima, o apóstolo Paulo faz a seguinte declaração aos cristãos da igreja de Corinto: “Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.” Todos, sem exceção, nos tornamos conhecidos por aquilo que fazemos. As pessoas ao nosso redor estão lendo nossas motivações e ações como boas ou ruins.
            É um fato inescapável que todos nós somos reconhecidos de uma forma ou de outra. Daí cabe uma boa reflexão: Como você é visto pela maioria das pessoas que vive e trabalha ao seu redor? Eles o veem como uma pessoa comprometida com Deus, ou ímpia? Como um pacificador ou encrenqueiro? Íntegro ou trambiqueiro? Buscando em primeiro lugar as coisas espirituais ou materiais?
            Vamos considerar seis homens, cujas histórias são registradas nas Sagradas Escrituras, a fim de verificarmos como são reconhecidos:
            SALOMÃO -  Conhecido como sábio por alguns, e mundano por outros. Realmente foi um homem sábio em muitos aspectos, porém se mostrou um homem amante dos prazeres da carne. Ele teve setecentas esposas e trezentas concubinas. O resultado de possuir tantas mulheres foi que elas afastaram o seu coração do Senhor ( I Rs 11:1-5). Era consciente do poder, posses e prazer, e falhou. Quando colocamos qualquer coisa no lugar de Deus em nossas vidas, certamente colheremos problemas e misérias. (cf I Rs 11:6-10)
ABRAÃO – Reconhecido como homem de fé por alguns, e por mentiroso para outros ( Gn 12:11-15;16-20), Abraão mentiu a Faraó, quando disse que Sara seria sua irmã. Até pessoas boas estão sujeitas a mentir quando estão sob pressão. Mas a Palavra de Deus nos orienta que não devemos mentir uns aos outros, visto que fomos despojados do velho homem com as suas obras (Cl 3:9). Devemos falar a verdade em qualquer situação, pois Deus sempre abençoará os retos.
            DAVI – Identificado como o “homem segundo o coração de Deus” para alguns, e para outros como assassino e adúltero. Tornou-se um herói nacional magnífico, tendo vencido o gigante filisteu, Golias. Muitos se lembram dele como o doce salmista de Israel e um grande rei. Infelizmente, comprometeu e manchou seu testemunho, com adultério e assassinato (cf II Sm 12:7-9).
            JONAS – Conhecido por sua dedicação por alguns, mas pela desobediência por outros. Ele demonstrou ser tão leal e dedicado ao povo de Israel, e de coração duro em aceitar a conversão dos inimigos da sua nação. A maioria das pessoas lembra mais de Jonas pela maneira como ele fugiu da sua responsabilidade espiritual (Jn 1:3). Sua desobediência foi mais desastrosa do que ele imaginara.
           PEDRO – Reconhecido por sua devoção por alguns, e para outros por sua negação. Alguns se lembram de Pedro arrependido, pregando ousadamente no dia de Pentecostes. Enquanto outros trazem à memória sua negação descarada do Senhor Jesus. (Mt 26:74-75).
            JUDAS – Era conhecido por sua zelosa administração do dinheiro por alguns, mas por trair Jesus Cristo para outros. Ele era o leal tesoureiro do colégio apostólico, mas entregou a Cristo aos Seus cruéis inimigos, traindo-O por um preço de barganha ( Mt 26:14-16). Em toda igreja há sempre um Judas. Se levarmos em consideração a matemática bíblica, um em cada doze é um falso discípulo! ( Jo 6:70-71) Não podemos abrir mão da nossa fé e fidelidade a Jesus por fama e fortuna, senão seremos sempre como Judas, o grande perdedor no negócio de Satanás.
            Impressiono-me, quando percebo que as Sagradas Escrituras não encobrem os erros e falhas dos servos de Deus em seus relatos. Creio que um dos objetivos é para nos mostrar que somos pecadores e precisamos ter muito cuidado com a nossa vida, pois somos passíveis de cometer falhas, e sofremos consequências sérias desse procedimento.
            Amados, há uma grande diferença entre reputação e caráter. Reputação é o que as pessoas veem e pensam acerca de você. Caráter é o que Deus vê e pensa sobre você. Reputação é a opinião alheia, caráter é o que de fato somos! Nossa reputação e caráter não podem ser divorciados um do outro, pois, senão, estaremos vivendo uma farsa, hipocrisia! Procuremos viver de forma correta, a fim de não sermos reconhecidos por hipócritas. Lembre-se, quando cometer erros e falhas, a semelhança de muitos servos de Deus na Bíblia, de procurar reconhecê-las com profundo arrependimento, a fim de que possa receber o perdão de Deus, e manter o caráter na Sua presença. Que Deus nos ajude a sermos considerados como aqueles que vivem para Sua glória.
           Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



           

1 comentários:

  1. Rev.Caio Fábio! Tenho acompanhado seus comentários,e achei muito interessante.

    ResponderExcluir