sexta-feira, 28 de junho de 2019

UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO 30.06.19

+ No comment yet


UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO 

Mateus 4:12-17
            Qual a mensagem pregada pela igreja em nossos dias?  De arrependimento ou condenação? Será que acreditamos, de fato, no arrependimento e na regeneração das pessoas? Anelamos pelo arrependimento, ou nos alegramos com a condenação do pecador?        João Batista, o precursor do Messias, pregava: “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo.” (Mt 3:2) Em outras palavras, o resgate de Deus está chegando, esteja pronto! Ele foi jogado na prisão, porque seu pedido de mudança era inaceitável. Ele estava “politicamente incorreto”.
            No texto em epígrafe, Jesus continua a mensagem de João, com um toque pessoal maravilhoso! O anúncio dEle é este: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mt 4:12) Gosto da tradução da Bíblia Viva, que diz: "Deixem o pecado e voltem-se para Deus, porque o Reino do Céus está perto." Acredito que essa mensagem de Jesus se aplica em nossos dias: Ele diz ao nosso país: “Volte-se para Deus, porque é chegado o reino dos céus.”  À igreja: “Volte-se para Deus, porque é chegado o reino dos céus.” Às pessoas: Voltem-se para Deus, porque é chegado o reino dos céus.”
            Você pode  não concordar com minhas observações, mas espero que reflita.
Nosso País – As pessoas (israelitas) nos dias de Jesus esperavam um líder militar, um Messias, que expulsasse os romanos e resolvesse o problema de tanta opressão, corrupção e sofrimento. Esse, porém, não foi o caminho de Jesus. Ele disse: arrependei-vos, e se voltem para Deus, mudem seus caminhos. Parece-me que, como país, geralmente acreditou num “libertador”, que por meio do poder de um exército, conseguisse resolver todos os problemas. Na realidade, isso se revela mais cômodo do que se arrepender e voltar para Deus, mudar os seus caminhos. Como nação, tornamo-nos ridiculamente “politicamente corretos.” Não podemos fazer ou falar qualquer coisa que possa perturbar outra pessoa, porque, claro, elas são livres para realizar, pronunciar e se comportar como quiserem. Realmente vivemos numa sociedade “liberal” e “livre”. As pessoas não querem ouvir a verdade, preferem seguir a sua própria verdade.
            A Igreja – Fico triste com a situação da igreja em nosso país! Tantas divisões e segregações. Envolve-se com tantas coisas, com o social, a política, o dinheiro, a popularidade, e  esquece de viver e pregar a verdadeira mensagem do evangelho. A essência da vida cristã tem esfriado, o amor. Vejo um discurso de ódio e intolerância às pessoas, antes que me julguem, não estou falando do pecado das pessoas, esse sim, devemos combater. Como disse anteriormente, a igreja precisa entender que, como servos de Jesus, estamos neste mundo para anunciar a mensagem de salvação e arrependimento em vez de condenação.
            As pessoas –  Uma das razões por que o país está à beira do caos, e a igreja motivo de chacota, talvez seja porque muitos pensam: Estou tão feliz que nada disso recai sobre mim! Gosto de uma história que ouvi certa vez. Uma mulher, acompanhando o noticiário de sua cidade, ouviu que um carro estava trafegando pela estrada, em alta velocidade e na contramão. Preocupada com a segurança do seu marido, que transitava na mesma estrada, ligou para ele. Naquele tempo que em não era proibido usar o telefone celular dirigindo. “João - disse ela: Por favor, venha para casa por outra estrada, há um motorista maluco em sua estrada, viajando em alta velocidade e na contramão.” Ele respondeu: “Maria, não posso falar agora, você não sabe o real problema. Não há apenas um, mas centenas deles, e estão velozes e agressivos! Eles são todos loucos!”
            Não sei você, mas sou teimoso. Muitas vezes, sei o que necessita ser mudado, porém não quero fazer nada sobre isso, e todo mundo está errado! Quando esse é o caso, preciso de ajuda para superar minha teimosia e mudar. Jesus disse: arrependa-se e volte para Deus, mude os seus caminhos. Quando olhamos para dentro de nós mesmos, para os nossos pensamentos mais privados, aquele lugar mais oculto, ao qual não queremos que ninguém tenha acesso, o que encontramos? Eu não sei você, mas sei o que Deus quer mudar em mim. O que Ele deseja mudar em sua vida? Talvez o sentimento de intolerância, preconceito e ódio, os pensamentos maus em relação às outras pessoas. O foco principal da vida ser o dinheiro e coisas, em vez de pensar nas pessoas. A busca desenfreada pelos prazeres transitórios e sucesso a qualquer custo.

            Jesus convida cada um de nós ao arrependimento, à mudança de vida. Não tenho dúvida de que teremos um país melhor e igrejas abençoadas, quando as pessoas se voltarem para Deus. Abandonemos a maneira egoísta de viver e acolhamos no coração a mensagem redentora de Cristo expressa em sua Palavra – a Bíblia. Leia II Crônicas 7:14.
               Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  




Postar um comentário