sábado, 28 de setembro de 2019

PERMANECENDO NO JARDIM DE DEUS 29.09.19

+ No comment yet


João 15: 1-8
            Estamos na primavera, tomei conhecimento de que uma videira deixada sozinha se apega a outras coisas, cresce incontrolavelmente e se tornará apenas um grande emaranhado, portanto é necessário que o seu dono corte os galhos sem vida e improdutivos e pode os produtivos e vivos. Em algum momento, todos os galhos precisam ser podados! Isso significa que uma grande poda é necessária a cada estação, para que a planta consiga desenvolver-se ao máximo, com flores e frutos. De qualquer forma, vinhedos e jardins são investimentos em longo prazo e exigem muito trabalho.
            Com isso em mente, no texto supracitado, vemos que Jesus compara Deus a um jardineiro ou agricultor, Jesus é a videira e nós somos os ramos. Dentro da tradição judaica, a videira era um símbolo de Israel, segundo o Salmo 80, Deus trouxe uma videira do Egito e a plantou na terra prometida. Agora, Jesus está dizendo que Ele é a “videira verdadeira”, assim podemos deduzir que Jesus é o verdadeiro Israel. Ele é Aquele em quem se realizam os propósitos de Deus. Cristo é o caminho para Pai, e aqueles que O seguem são membros do verdadeiro povo de Deus.
            A ilustração da “videira” não é apenas uma lição de jardinagem inteligente, mostra quem Jesus é, quem somos, e o que ocorre conosco como resultado da união com Ele. Numa videira, as melhores uvas são as que crescem mais próximas do caule, pois é onde os nutrientes estão mais concentrados, assim os galhos não podem crescer para todo o lugar, eles são podados e mantidos curtos. Deus, o Pai, “remove todos os ramos que não produzem frutos, e apara os que produzem, para que produzam ainda mais.” Pode ser difícil para nós ouvir que os galhos que produzem frutos não escapam da poda. Na passagem em epígrafe, Jesus reuniu seus discípulos ao seu redor, a fim de prepará-los para sua provação e crucificação. Ele tinha convicção do julgamento que sofreria nos próximos dias, assim pede aos discípulos que “permaneçam” nEle. Jesus sabia que essa é a única maneira de sobreviverem e terem paz nas ocasiões de lutas e perseguições. Em vez de evidenciar desespero, Ele fala palavras de esperança e confiança para suas almas.
            Nossa fé, mensagem e frutos sempre aumentarão, quando permanecemos perto de Cristo, e seremos capazes de enfrentar as maiores tempestades e adversidades desta vida. Jesus afirmou: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.” Eugene Peterson usa as seguintes palavras para traduzir esse versículo: “Viva em mim, faça sua casa em mim, assim como eu faço em você.” Jesus habita no coração daqueles que O recebem como  Salvador, ao fazê-lo, estabelecemos nosso lar em Cristo também. Essa decisão nos trará a paz de Deus, que transcende todo o entendimento. Quanto mais permanecemos em Cristo em tempos difíceis, mais empáticos seremos com outras pessoas que enfrentam dificuldades, e seremos capazes de amá-las e ajudá-las.
            Os ramos que não produzem frutos serão cortados e lançados fora. Obviamente, numa videira existem ramos que não produzem frutos. Esses ramos não conseguem viver no amor, e só se preocupam consigo mesmos. Podem até professar a fé, ser membro de uma igreja e cumprir todas as suas obrigações, mas não se envolvem em atos de amor, não seguem os exemplos deixados pelo Mestre. Você está dando frutos para o Reino de Deus?
            Quando Paulo escreveu a carta aos filipenses, da “prisão domiciliar” em Roma, afirmou: “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.” (Fl 1:12-13) Em outras palavras, Paulo foi capaz de ver suas dificuldades sob uma perspectiva positiva, ali aproveitou a oportunidade para testemunhar àqueles que o mantinham preso. Ele produziu mais frutos ainda na adversidade. Devemos ter a mesma confiança no poder de Deus, permanecendo sempre em Cristo, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Assim, poderemos  alegrar-nos mesmo durante os momentos de lutas e sofrimentos, a poda. As Escrituras deixam claro: permanecendo ou não em Cristo, todos serão podados.
            Jesus oferece muito, muito mais do que apenas “permanecer na videira”. Ele afirmou: “eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” ( Jo 10:10). Viver, permanecer e encontrar nosso lar em Cristo, a Videira, e Deus o cultivador, é ter vida em abundância, plena. “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” Isso não é mágica, um pé de coelho sortudo ou máquina de venda automática. É apenas um fato. Quando permanecemos em Cristo, sintonizados com Ele, somos transformados dia após dia. Contaremos com sua presença e proteção em todo o tempo e assim conseguiremos  produzir frutos, pois seremos como a árvore plantada junto ao ribeiro, a qual dá seu fruto na estação devida.

              Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  




Postar um comentário