sábado, 21 de março de 2020

O CORONA VÍRUS, COMO ENFRENTÁ-LO? 22.03.20

+ No comment yet



I João 5:13-20
Vivemos tempos muito incertos. Em todos os lugares a notícia é uma só, o corona vírus. O medo está aumentando em todo o mundo. Pessoas, que nunca se sentiram ansiosas antes, estão subitamente sobrecarregadas de preocupação e incerteza sobre o porvir. As escolas estão fechadas, as viagens proibidas, os eventos cancelados, até os templos religiosos estão fechando as portas. As pessoas estão armazenando álcool gel, mascaras, luvas e outros gêneros.  Nestes tempos de incerteza, a Bíblia nos garante que existem algumas verdades que podemos conhecer. A igreja primitiva não era imune a pragas, epidemias, guerras, fome e histerias em massa. Eles experimentaram suas lutas de incertezas e até pânico. Em I João 5, o apóstolo  chama a atenção dos cristãos para cinco coisas, de que podemos ter certeza, em momento como este, que estamos vivendo. Verdades que não podem ser negadas e nunca mudarão.
            Nossa promessa – v.13 – Como crentes em Jesus Cristo, podemos ter a convicção da vida eterna. Deus registrou em Sua palavra a oferta de vida eterna a todos os que creem em Cristo. Não tememos a morte. Confira em sua Bíblia alguns versículos que nos asseguram essa preciosa verdade: João 3:36; 5:24; 6:47; Romanos 6:23.  A vida é cheia de decepções e promessas vazias, mas a vida eterna com Jesus é gloriosa. Como sabemos disso? Ele venceu a morte, Pedro afirmou: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” (1 Pd 1:3-5).  Em tempos de turbulência, medo, incerteza podemos ter confiança de que Deus nos prometeu a vida eterna.
            Nossas orações – Vv 14-15 -  Deus ouve e responde nossas orações. Agora, mais do que nunca, os cristãos devem responder não ao pânico, e sim à oração. Temos muito que orar! Orar pelos médicos, enfermeiros, e as autoridades constituídas para tomarem decisões acertadas no combate à epidemia. Orar pelas pessoas que estão infectadas recebendo o tratamento nos hospitais, e em casa. Orar por aqueles que fazem parte do grupo de risco e são mais vulneráveis. Em tempo de incerteza, é essencial que os cristãos escolham a oração em vez do pânico. Quando oramos, podemos ter a certeza que Deus está ouvindo. Lembre-se de que a oração não é fazer minha vontade no céu, mas a vontade de Deus na terra. Deus sempre diz sim, quando nossos pedidos estão alinhados com Seus desejos. Para orar efetivamente, precisamos então pedir que a vontade de Deus seja feita, e Ele revela sua vontade nas páginas das Sagradas Escrituras. Neste tempo de temor e incerteza, dobre os joelhos e ore ao Pai Celestial.
            Nosso protetor – V.18 – O apóstolo João não está sugerindo que Cristo sempre nos protege de danos físicos, doenças, crise financeira ou problemas relacionais, mas Ele nos protege do dano espiritual do “maligno”.  A Bíblia nos diz que temos um inimigo, um adversário chamado Satanás, diabo ou maligno. Ele é retratado como uma serpente mortal. Aquele que veio para matar e destruir. Lá no Éden, fez nossos primeiros pais pecarem e, como consequência, todos nós sofremos. Mas João nos está  assegurando que Jesus Cristo é maior e mais forte que Satanás. Quando depositamos nossa fé em Cristo, Ele leva todos os nossos pecados – passado, presente e futuro. Estamos salvos de tudo o que Satanás joga contra nós. Não importa quais tentações, lutas, adversidades, podemos ter certeza de que Cristo está de olho em nós, protegendo-nos dos ataques do inimigo.
            Uma posição – V. 19 -  O cristão ocupa uma posição preciosa, um lugar inestimável, na família eterna de Deus. Isso é incrível! Deus tem uma família, e Ele criou você para fazer parte dela! Quando depositamos nossa fé em Jesus Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os cristãos se tornam nossos irmãos e irmãs. A igreja se torna nossa família espiritual. Somos chamados não apenas para acreditar, mas também para pertencer. Neste momento, em que temos de nos isolarmos socialmente evitando nossas reuniões comunitárias, é fácil sentir-se sozinho e isolado dos outros, mas quando você pertence à família de Deus, nunca estará sozinho.  Nossas famílias na terra são maravilhosos presentes de Deus, mas são temporárias e frágeis, muitas vezes quebradas pelo desentendimento, divórcio, distância, envelhecimento e, inevitavelmente, pela morte. Por outro lado, em nossa família espiritual, nossos relacionamentos continuarão por toda eternidade. Não estamos sozinhos neste momento, mas unidos pela mesma fé e esperança.
            Nosso Deus verdadeiro – V. 20 -  A palavra traduzida por “Verdadeiro”, significa: “original em oposição a uma cópia”  e “autêntico em oposição a uma imitação” (Wierbse). Jesus é a verdadeira luz, o verdadeiro pão, a verdadeira videira e a própria verdade. Ele é o original, o resto é cópia. Ele é autêntico, todo o resto é apenas uma imitação. Em suma, Jesus é real, isso é tudo que realmente importa. Isaías chama Jesus de “o Príncipe da Paz” (Is 9:6). Quando você O conhece e sabe que Ele o ama, pode experimentar uma paz que ultrapassa todo o entendimento, mesmo em meio a essa pandemia global, e encontrar refúgio para sua alma.
            Assim, caso sentir-se aflito, sobrecarregado, preocupado e com medo, lembre-se dessas cinco verdades. Refugie-se nelas. Você pode ter a convicção da vida eterna, de que suas orações são ouvidas por Deus, de que seu protetor o guardará de todo o mal, de que é filho de Deus e pertence à Sua família, tem o Deus Verdadeiro, Jesus Cristo com seu Senhor e Salvador.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO!





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Postar um comentário