sábado, 4 de julho de 2020

DO MEDO À FÉ 05.07.20

+ No comment yet



2 Timóteo 1: 7

A Covid-19 trouxe turbulência e pânico em todo o mundo. É impressionante imaginar que um vírus microscópico tenha virado o mundo de cabeça para baixo. O corona vírus está  espalhando-se rapidamente e a sua gravidade ainda é incerta, a ciência ainda tem muitas interrogações a seu respeito. Certamente, houve outras pandemias e desastres naturais, que foram mais devastadores, mas esta parece ter resultado em efeito cascata, o que praticamente fechou o mundo inteiro.

Lembre-se de que uma “pandemia” é uma epidemia que se disseminou pelo mundo. Assim, a palavra pandemia é usada, porque o corona vírus se estendeu pelo mundo. Isso não significa necessariamente que o vírus seja mortal, embora algumas pessoas morreram e outras provavelmente continuaram a morrer pela contaminação.

Essas pandemias normalmente seguem seu curso em vários meses, até que se descubra uma vacina. No entanto em face da devastação do corona vírus, na economia mundial, esta levará muito mais tempo para a recuperação, e o custo será inestimável. Isso é apenas parte da morte e destruição sobre a qual a Bíblia nos adverte, quando diz a respeito do salário do pecado, que é a morte. Essa morte inclui muito mais do que apenas a morte física provocada pelo vírus, envolve perdas, que ocorrem de várias formas: financeiras, mental, emocional e outras. Jesus previu que esses eventos horríveis viriam ao mundo, “Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados. ” (Lc 21:26)

            A Covid 19 tem produzido nas pessoas medo e pânico. Muitos estão perdendo o controle, vivendo assustados e confusos. Muitas pessoas foram mais atingidas pelo pânico do que realmente pelo vírus. Mais e mais indivíduos em todo o mundo estão apavorados e como resultados muitos são incapazes de pensar claramente ou agir razoavelmente. De fato, um número crescente de pessoas está com muito medo de pensar e agir normalmente. Foram vencidos pelo horror, por conseguinte, o pensamento irracional, o comportamento errático e as ações bizarras estão aumentando. Isso é uma receita para o desastre.

            Infelizmente, os meios de comunicação como jornais, internet, mídias sociais e grupos de whatsapp têm contribuído para caos, despejando uma quantidade sem limites de informações, verdadeiras ou mentirosas, sobre a situação no país e no mundo. Os especialistas denominam esse fenômeno que estamos vivendo de Infodemia, que é nada mais do que uma “epidemia de informações”, uma soma enorme de notícias e artigos sobre um tema alarmante, no momento a Covid 19, o que causa ansiedade, angústia, medo e pavor nas pessoas, com isso torna ainda mais trágico o quadro dos nossos dias. O medo e o terror podem trazer grandes prejuízos às pessoas, como: ignorar as recomendações dadas por especialistas de saúde; tomar medidas prejudiciais, como tratamentos e “curas” sem qualquer embasamento científico; esgotar os recursos básicos de uma região, como mercados e farmácias, sem necessidades, e outros.

Tornar-se atingido pela desordem pode ser muito mais grave do que os efeitos reais do corona vírus. Em vez disso, podemos voltar-nos para o Senhor e lançar sobre Ele todos os nossos cuidados (I Pe 5:7). Quando o Senhor é o nosso Pastor, não precisamos temer o mal (Sl 23:4) Se as nossas vidas estão alicerçadas sobre a rocha sólida que é Jesus Cristo, seremos capazes de permanecermos firme e inabaláveis em meio a essas circunstâncias perturbadoras ( I Co 15:58). Jesus Cristo neutralizará o temor e o pânico com Sua perfeita paz e descanso. Ele substituirá o “espírito de medo” por Sua própria presença de poder, amor e uma mente sã ( II Tm 1:7) Ele fará que pensemos com clareza, capacitando-nos a fazer o certo, e nos motiva com o Seu amor incondicional. Além disso, Ele suprirá todas as nossas necessidades (Fp 4:19) e nos livrará desta calamidade terrível. Estaremos nas boas mãos do Senhor.
           
Nosso mundo está apavorado com a pandemia, mas agora, mais do que nunca, a mensagem do evangelho de JESUS ​​CRISTO deve ser divulgada e a ESPERANÇA ETERNA deve ser compartilhada com a população. Esse é o momento de proclamar ousadamente as BOAS NOTÍCIAS. Podemos ter esperança e confiança em CRISTO. Não conhecemos a hora e o dia, mas podemos ver que as profecias estão cumprindo-se e as suas promessas são verdadeiras, e Ele está chegando. Portanto, devemos permanecer firmes e estar prontos, declarando que Jesus é a resposta para a vida eterna.

Levando em consideração os pontos apresentados, não se deixe ser dominado pelo receio e insegurança provocados pela enxurrada de notícias negativas sobre a pandemia, mas procure lançar toda a sua preocupação diante do Senhor, pois Ele afirmou: “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois Eu estarei com você por onde você andar" (Jz 1:9) Procure tomar os cuidados que são devidos na prevenção, seguindo as orientações dos especialistas em saúde.


Rev. Liberato Pereira dos Santos








ATENÇÃO!





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Click no link abaixo e faça o download:
https://mega.nz/file/9cJCRKpL#L-wA2Iq92qkDo8CTI3qChzy6i9H4pyIBaFkslMnBgic

Postar um comentário