Filipenses 4:4
Muitos cristãos se esquecem de onde vem a verdadeira alegria. Em nossa sociedade materialista e egocêntrica, é fácil pensar que a alegria se origina dos bens materiais, prazeres pessoais ou de coisas semelhantes. Considerando o texto supracitado, gostaria de apresentar algumas orientações úteis para obedecer ao mandamento, nele expresso: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”.
Autodisciplina – Mesmo quando não temos vontade de nos alegrar, necessitamos exercitar a disciplina de deixar que a verdade nos guie, em vez de nossas emoções. Assim escreveu Paulo ao jovem Timóteo: “Não desperdice o tempo discutindo ideias tolas nem mitos e lendas absurdas. Gaste seu tempo e sua energia na prática de se conservar espiritualmente apto. O exercício corporal é bom, porém o exercício espiritual é muito mais importante, e é um revigorante para tudo o que você faz. Portanto, exercite-se espiritualmente e empenhe-se em ser um cristão cada vez melhor, porque isso o ajudará, não só agora, nesta vida, mas também na vida futura.” (I Tim. 4: 7-8)
Louve e cante – Louve ao Senhor porque Ele é alegre e bom o tempo todo. Davi escreveu: “Alegrem-se por causa do Senhor! Cantem de prazer e felicidade, todos vocês, justos. Sim, vibrem de alegria todos os que procuram sinceramente agradar ao Senhor!” (Sl 32:11). Alegre-se no Senhor, coloque sua vida na perspectiva adequada. Louve a Deus por Seu amor, alegria, paz, paciência, bondade, mansidão e fidelidade. Louve-O por Seu poder, propósito e cuidado. Louve a Deus pelo encorajamento que você tem em Cristo, a consolação do amor, a comunhão do Espírito e Seu afeto e compaixão.
Devocionais matutinas – Há algo especial em começar cada dia com adoração, oração e estudo da Palavra de Deus. O Salmista afirmou: “Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome.” (Sl 100:4) Quando entrarmos na presença do Senhor, comecemos com uma canção de agradecimento por quem Ele é, pelo que Ele faz e por tudo que fará por nosso intermédio ao longo do dia. Davi ainda expressa: “Mostra-me o teu amor fiel já pela manhã, porque confio em Ti. Mostra-me o caminho por onde devo andar porque a minha oração é sincera.” (Sl 143:8) Saiba que a alegria do Senhor, logo pela manhã, será necessária para obter as orientações de Deus para a direção do nosso dia.
Use as dificuldades como ocasiões – Tiago nos orienta: “Queridos irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes, porque quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer.” (Tg 1:2-3). Peça ao Senhor que o ajude a transformar suas dificuldades em tempos de aprendizado e crescimento espiritual, e não em momentos de murmuração. Há muitas maneiras de obtermos maior intimidade com o Senhor Jesus por meio de nossos sofrimentos. Deixe que as adversidades se transformem em ocasiões de alegria ao considerar o que elas podem produzir em sua vida.
Alegre-se na vitória de Cristo – Louve a Deus pelo fato de você ter vitória sobre o mundo, a carne, o pecado, a morte, o inferno e do julgamento, por causa do que Cristo fez por você. João nos lembra: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.” (I Jo 5:4-5). Muitos cristãos vivem vidas derrotadas, porque não se apropriam de fato da vitória de Cristo. Agradeça a Deus e anuncie aos outros sobre como Cristo o libertou das correntes do pecado, dos desejos carnais e dos sentimentos de desesperanças. Somos mais do que vencedores por meio daquele que nos ama. (Rm 8:37).
Regozije-se por meio do serviço obediente – O nosso mestre Jesus Cristo declarou: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (Jo 15:10-11) Só podemos ser abençoados, ter paz e alegria completa, quando entregamos nossos corpos e espíritos ao Seu serviço.
Explore os recursos disponíveis – Aproprie-se de todos os recursos abundantes que temos na Palavra de Deus. Paulo nos lembra: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8:31-32) Faça um inventário de seus recursos e conte suas bênçãos, nomeie-as uma por uma e certamente se surpreenderá com aquilo que o Senhor já fez, está fazendo e fará por meio dos Seus recursos ilimitados.
Podemos optar por nos alegrar no Senhor ou começar a murmurar, reclamar e criticar os outros por nossa situação. Pessoas que falham em se alegrar no Senhor tornam-se indivíduos cínicos que têm pouca fé na providência de Deus. Tornam-se mal-humoradas, porque tendem a olhar somente para os aspectos negativos, em vez das oportunidades positivas concedidas por Deus. Assim, podemos escolher em ser alegres ou amargos e murmuradores. Que Deus nos ajude a nos regozijarmos sempre nEle, contemplando os Seus benefícios, que nos são oferecidos gratuitamente todos os dias.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
Postar um comentário