sábado, 2 de janeiro de 2016

BOAS RESOLUÇÕES PARA O NOVO ANO

+ No comment yet

Provérbios 3
Quando se inicia um novo ano, sempre pensamos nas resoluções que tomaremos, geralmente se dividem em três áreas: a. Atitudes que desenvolveremos para viver mais tempo; b. Aquilo que faremos para obter mais bens; c. Como viver bem com os outros. Defino isso como: longevidade, prosperidade e paz. 
            A Palavra de Deus nos orienta em todas as questões, o que Ela fala sobre quais as boas resoluções que podemos tomar num Novo Ano? O homem mais sábio que viveu sobre a terra nos ajuda nesta tarefa. Ele afirmou: “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz... Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.”  
            No capítulo três de Provérbios, Salomão nos apresenta algumas resoluções que devemos tomar para alcançarmos longevidade, prosperidade e paz, em 2016:
1.  Jamais abandone o amor e a fidelidade – vv 3-4 – Deixe essas duas virtudes serem a luz orientadora de sua vida em tudo aquilo que realizar. O amor é o bem maior, aquele que não ama não conhece a Deus. Esse é o amor ágape, aquele que não exige nada em troca, o amor verdadeiro. A fidelidade é a capacidade de manter-se constante, um forte senso de dever e responsabilidade.
2.  Confiar no Senhor de todo o seu coração – vv. 5-6 – Confiar é manter firme sua crença no Deus vivo, certo de que Ele está no controle de todas as coisas. Assim manteremos sempre acesa a chama da esperança, confiantes de que o nosso futuro está nas mãos do Todo Poderoso.
3.  Não seja sábio aos seus próprios olhos – vv 7-8 – Saiba que você não tem as respostas para todas as coisas, reconheça sua limitação. Busque no Senhor a sabedoria, e procure observar os seus ensinos, pois o princípio da sabedoria é o temor do Senhor.
4.  Honre ao Senhor com os teus bens – vv 9-10 – Tenha o coração desprendido e saiba que tudo o que você tem vem do Senhor. Seja fiel em seus dízimos e ofertas, pois Ele fará prosperar os seus caminhos. O mundo não compreende esta verdade, mas o cristão verdadeiro, iluminado pelo Espírito Santo, tem a capacidade de entender.
5.  Não despreze a disciplina do Senhor – vv. 11-12 – A disciplina do Senhor é que nos mantém nos caminhos retos. Quando o Senhor nos mostrar os nossos erros, devemos reconhecê-los, confessá-los e abandoná-los. Como Pai amoroso, Ele sempre nos corrige.
6.  Seja diligente para buscar a Sabedoria – vv.13-24 – Esta sabedoria não é apenas o acumulo de informações, mas também a habilidade de usá-las, adquirida pela experiência. O sábio Salomão fala sobre as características da sabedoria que lidam com o conhecimento, aprendizado, informações, inteligência, dados, fatos e intelecto nos vv.13-20, e nos vv.21-24 expõe as características da sabedoria que lidam com a percepção, discernimento, julgamento, razão, prudência, discrição e o senso comum.
7.  Não tenha medo – vv 25-26 – Saiba que sua vida está nas mãos do Senhor, Ele está no controle de tudo que ocorre no mundo, nada poderá destruí-lo.
8.  Não deixe de fazer o bem àquele que necessita – vv 27-28 – Seja generoso e misericordioso assim como o Senhor tem sido com você. O egoísmo destrói o coração do homem e o isola dos outros.
9.  Não planeja o mal contra o seu próximo – vv 29-30 – Proceda com as pessoas da mesma maneira que você deseja que elas procedam com você. Semeia o bem, assim colherás a paz.
10.   Não sinta inveja do homem violento e nem escolhas nenhum de seus caminhos – vv 31-32 – Seus caminhos são de morte e destruição, ainda que prosperem aqui na terra, um dia não prevalecerão diante do tribunal do nosso Deus.

            Amados se seguirmos estas resoluções, o sábio Salomão afirma que há uma promessa maravilhosa - vv 33-34: “A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.” Se desejamos um 2016 abençoado, sigamos as orientações da Sua bendita Palavra.
Rev. Liberato Pereira dos Santos

Postar um comentário