sábado, 9 de janeiro de 2016

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE - 10.01.16

+ No comment yet

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE
2 Pedro 1:1-11
O crescimento é a ação ou o efeito de crescer, este verbo, por sua vez, faz referência a tomar aumento natural, produzir aumento por acrescentar uma nova matéria ou adquirir aumento de forma simbólica. O Ser humano deve crescer em todos os aspectos, não permanecer bebê, mas passa pelas diversas fases da vida, junto com o crescimento físico, vem o crescimento intelectual e a capacidade de discernir as coisas.
            O apóstolo Pedro, no texto supracitado, nos fala sobre o crescimento espiritual, mostrando-nos que o cristão precisa crescer, a fim de adquirir a maturidade espiritual. Ele nos ensina alguns aspectos interessantes sobre o crescimento espiritual:
I. Deus nos deu os meios para crescer espiritualmente (vv1-4) – Em João 16:5-15, a Palavra de Deus nos revela que recebemos o Espírito Santo, Aquele que nos convence do pecado, do juízo e da justiça. Ele aplica a obra redentora de Cristo em nós, guiando-nos em toda a verdade, e nos instruindo a como viver conforme a vontade do Pai. O Senhor nos deu a Sua Palavra (Bíblia). Paulo, em II Timóteo 3:16-17, mostra-nos que Ela é útil para nos ensinar, para nos repreender e corrigir quando erramos, a fim de que não desviemos nem para direita nem para esquerda, e sejamos equipados para fazer tudo aquilo que Deus nos chamou para realizar. Ele nos deu cristãos mais maduros para nos discipular (Mt 28:19-20), e sua igreja, onde crescemos juntos como seu povo, esperando com expectativa o dia em que estaremos com Ele pessoalmente. “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hb 10:25).
            II. Deus nos deu a motivação para o crescimento espiritual - (vv1-4) Por seu amor, Ele nos resgatou do pecado, livrando-nos da destruição eterna, recebemos uma nova natureza. Agora, temos interesse e desejo pelas coisas espirituais, pois o velho homem está morto. Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas nos tornemos participantes da natureza divina e fujamos da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Há uma recompensa gloriosa para aqueles que crescem no conhecimento e na graça do Senhor, pois cada dia nos tornamos mais parecidos com o nosso Mestre.
            III. Ele nos deu alvos para serem atingidos (vv5-7) – Todo crescimento exige esforço e dedicação. Pedro nos ensina: “... Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar...” v.5a. Não podemos acomodar-nos na vida espiritual, o Senhor tem alvos grandiosos para nossas vidas e devemos atingí-los. Ele deseja que cresçamos na virtude e fé (v. 5); no conhecimento das verdades bíblicas, a fim de que possamos responder a qualquer um que nos pedir razão da nossa fé e esperança (I Pd 3:15); no domínio próprio, para que demonstremos, através do nosso bom procedimento, a sabedoria que recebemos do alto, e glorifiquemos a Cristo através das nossas obras (Tg 3:13-18); na piedade e perseverança, não devemos envergonhar-nos por viver em santidade, quando o mundo viver na podridão do pecado, mas glorifiquemos a Deus por meio de uma vida piedosa, mesmo que tenhamos que sofrer perseguições (I Pd 4:12-19); no amor, aquele que não ama não conhece a Deus, nosso amor não pode ser apenas verbal, mas deve ser traduzido em ações. O parâmetro sempre será o amor abnegado do nosso Deus, sempre pronto para nos ajudar.
IV - Deus nos mostra os resultados do crescimento espiritual (vv8-11) – Produziremos muitos frutos para a glória de Deus (v.8), manifestaremos os frutos do Espírito Santo em nossas vidas (Gl 6:22-23); viveremos de maneira justa e piedosa (v.9); não tropeçaremos e seremos ricamente providos quando entrarmos no Reino eterno (vv 10-11), e muitas pessoas conhecerão e se renderão ao senhorio de Cristo através do nosso testemunho, pois estaremos semeando a divina semente que é poderosa para a salvação de todo aquele que crer (Mt 13:1-9).

Meus irmãos, procuremos com todo o empenho o nosso crescimento espiritual, pois esta é a vontade de Deus para todos os seus filhos.

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.   
Click no link abaixo e faça o download:


Postar um comentário