terça-feira, 19 de abril de 2016

SITUAÇÕES EM QUE NÃO EXISTEM DETERMINAÇÕES BÍBLICAS 17.04.16

+ No comment yet

SITUAÇÕES EM QUE NÃO EXISTEM DETERMINAÇÕES BÍBLICAS
Muitas vezes enfrentamos situações em que não encontramos na Bíblia orientações específicas sobre de que modo proceder, se é certo ou errado. Não há um mandamento proibindo ou uma determinação que ampare. Como agir? Creio que será útil fazer algumas perguntas, a partir da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios que nos ajudará na decisão. Se queremos glorificar a Deus por meio das nossas ações, será importante que nossas resoluções sejam sábias e baseadas nos princípios bíblicos. Com o propósito de ajudá-lo, sugiro que você faça as seguintes perguntas:
1. Serei beneficiado espiritualmente? I Coríntios 10:23 - Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." Há coisas, que em si, não são pecaminosas, mas não contribuem para o nosso crescimento espiritual, muitas vezes se tornam obstáculos. Não devemos atentar meramente para a vantagem da carne. Há algumas coisas que não são sensatas. Não edificam os homens na fé. É mais importante evitar essas questões do que afirmar os próprios direitos.
            2. Não me tornarei um escravo? I Coríntios 6:12 - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." Em qualquer prática questionável que pod e exercer um domínio sobre nós, não é sábio prosseguir. Não fomos libertos só para entrar em outro tipo de servidão! Como cristãos, devemos  perguntar-nos: "Isso irá escravizar-me? Essa atividade é, de fato, proveitosa para minha vida. Só porque temos certos desejos normais, dados por Deus na criação, isso não significa que nos devemos entregar a eles e satisfazê-los a todo tempo, por exemplo: sexo, trabalho, comida, bebida, lazer e outros. Nada poderá reger a nossa vida senão o Senhor.
            3. Contaminará o templo de Deus? I Coríntios 6:19-20 - "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." Jesus Cristo nos comprou por um preço; portanto, nosso corpo lhe pertence. Somos um espírito com o Senhor e devemos entregar-Lhe nosso corpo  como sacrifício vivo (Rm 12:1, 2). Se começamos cada dia entregando nosso corpo a Cristo, essa decisão terá grande influência sobre o que faremos com nosso corpo ao longo do dia. Não devemos fazer qualquer coisa com nossos corpos que desonra ao Senhor.
            4. Provocará tropeço para outros? I Coríntios 8:8-9 - "Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. ". Somos livres em Cristo, mas devemos ter cuidado para que nosso conhecimento espiritual seja moderado pelo amor e não tentemos os cristãos mais fracos a agir contra a consciência. Quando o conhecimento é contrabalançado pelo amor, os irmãos mais fortes exercem um ministério junto aos mais fracos, e os mais fracos crescem e se fortalecem.
            5. Cooperarei com a propagação do evangelho? I Coríntios 10:32-33 - "Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos." Devemos pensar no efeito que as nossas escolhas exerceram sobre o nosso testemunho para com os perdidos.
            6. Como ficará minha consciência?  I Coríntios 10:25-29, contém três referências a abster-se de certa prática "por causa da consciência." Em Romanos 14:23, o apóstolo Paulo diz: "Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado." Se não temos certeza de que uma ação é agradável a Deus, não devemos praticá-la. Dessa forma, nossa consciência permanecerá clara e nosso relacionamento com Deus não será prejudicado.
     7. Deus será glorificado? I Coríntios 10:31, resume todos estes princípios, dizendo: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus."
            

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/#!BFpCXTZJ

Postar um comentário