domingo, 8 de maio de 2016

DIGNA DE SER CHAMADA "MÃE" 08.05.16

+ No comment yet

DIGNA DE SER CHAMADA "MÃE"
Mateus 15:21-28
O texto supracitado relata o episódio de uma mãe Cananeia aflita em busca de  libertação para a sua filha. Ainda que no anonimato, sua atitude deixou um legado para todas as gerações.  Podemos aprender muito com esta mulher. Na verdade, foi digna de ser chamada de "mãe". Ela precisava de ajuda para a filha que era possuída por espíritos malignos, podemos dimensionar a angústia daquela mãe, vendo a situação de sua filha. Recusou  aceitar um "não" como resposta, e foi aprovada no teste de Jesus Cristo quanto a sua fé, recebendo sua bênção.
            Esta mãe foi até a pessoa certa. "Uma mulher Cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito". V.22 - Foi atraída para Jesus pelos grandes relatos que ouviu falar dEle, e impulsionada pela extensão de sua necessidade, a filha estava gravemente enferma. Jesus é o único que pode restaurar o homem de todas as suas mazelas físicas e espirituais. Aquela  mulher acreditou que o Cristo, Filho do Deus vivo, poderia resolver o seu problema. Quantas pessoas estão buscando soluções para suas necessidades em pessoas e lugares, em que não encontrarão a resposta certa.
            Não se deixou vencer pelos obstáculos. “Mas Jesus não lhe respondeu palavra.” V. 23a – O silêncio de Jesus não a desencorajou, mas persistiu em sua busca. Os discípulos de Jesus também colocaram barreira, "... Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós". V.23b - Porém continuou firme em seu propósito. Nem mesmo a dura doutrina de Jesus abateu-lhe a alma: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". V.24. Ela tinha tudo para desanimar e desistir, quantos que por muito pouco desistem dos seus objetivos. A perseverança é uma grande virtude! A Cananéia nos ensina que, quando temos a convicção de que estamos no lugar certo, diante da pessoa certa, devemos manter-nos firmes em nossos objetivos, a despeito de qualquer obstáculo que se possa levantar. 
            Perseverou da maneira correta. “A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me!" v.25 Humilhou-se diante daquele que tem todo poder e autoridade nos céus e na terra. Uma das orações mais poderosas que qualquer pessoa pode fazer é incorporada por essas três palavras: “Senhor, ajuda-me!” Assim, deixamos de lado toda a prepotência humana que nos leva a confiar em nossa própria força e recursos, para sermos capazes de chorar com toda profundidade da alma diante do Senhor. A grande verdade é que dependemos completamente daquele que nos criou e nos sustenta com o Seu infinito poder. Essa mulher mostra um alto grau de humildade, quando Jesus demonstra uma aparente indiferença: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos". V.26
            Não discutiu, mas aceitou a orientação de Jesus - "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". V.27 Existem pessoas que ficam discutindo e zangadas com o Senhor, quando não obtêm a resposta que gostariam de ouvir. Mas os sábios, certamente procuram honrá-Lo, e continuam a Lhe suplicar humildemente por misericórdia e compaixão. Ele é o Senhor!
            Jesus nos orientou a “pedir”, em Mateus 7:7 "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” No original, o tempo do verbo está no presente do imperativo, de ação contínua, portanto nos dá a ideia de permanecer pedindo até nos ser dado. Aquela mãe implacavelmente seguiu a orientação de Jesus, como podemos facilmente constatar que ela alcançou o resultado que desejava tão desesperadamente.
            Ela foi recompensada - "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.” V.28

            Que esta mãe, da região de Tiro e Sidom, inspire todas as mães da IPBN a interceder pela sua família diante daquele que é o Senhor todo poderoso, não se deixando desanimar pelos obstáculos, mas humildemente perseverar, adorando-O, e confiantes de que o Senhor tem o melhor para sua casa. Certamente Ele responderá as suas orações.
                                        Rev. Liberato Pereira dos Santos

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/#!ocZGRIbR

Postar um comentário