segunda-feira, 16 de maio de 2016

NÃO DESPREZE A SUA MOCIDADE 15.05.16

+ No comment yet

NÃO DESPREZE A SUA MOCIDADE
1Tm.4:12-16
No texto supracitado, Paulo orienta o jovem pastor Timóteo a não desprezar a sua juventude, mas tornar-se um exemplo. A essência da instrução de Paulo fica clara, Timóteo não deveria sentir-se intimidado por sua aparente juventude, mas compensá-la vivendo piedosamente, a fim de que se tornasse modelo para os outros cristãos. Por causa da mocidade, ele corria o risco de ser menosprezado, porém Paulo mostra que, independentemente da sua idade, Deus pode e vai usá-lo. Assim, o Apostolo vai orientar os jovens como não desprezar sua mocidade.
Conversar como Cristo - “..na Palavra...” v.12b – Suas palavras devem ser fundamentadas na mensagem do Mestre (Aquele que é o Verbo e se fez carne). A conversa diária deve expressar o caráter e conteúdo de uma pessoa que considera Cristo como seu salvador e Senhor.  Reconhecer que “que a morte e a vida estão no poder da língua...” Pv 18:21. Falar aquilo que edifica e constrói sua vida e a daqueles que estão à sua volta.
            Conduta semelhante a Cristo“... procedimento...” c.12c O jovem Timóteo deveria lembrar que estava sob o olhar impiedoso da criação e o atento do Criador, portanto, seu comportamento deveria estar em harmonia com a Bíblia, tanto na vida privada como pública. Como Paulo afirma: “Apenas deixe que a sua conduta seja digna do Evangelho de Cristo ..." Fp 1:27. Você é o retrato de Deus para a Sua criação, assim " ... como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento." 1Pd 1:15-16
Compassivo como Cristo - "... no amor..." v.12d. O amor na sua forma mais pura, que emana de Deus, manifestado em Cristo Jesus e comunicado pelo Espírito Santo. O amor de Jesus estende a mão e nos atrai. Quando você ama alguém incondicionalmente está disposto a servir livremente, com todo altruísmo. Devemos amar as pessoas como Deus nos amou, não apenas de palavras, mas com as nossas atitudes.
Confiante como Cristo - "... na fé..." v.12e. Deus deseja levantar jovens como exemplos de fé diante de um mundo incrédulo, e uma igreja vacilante. A fé apresentada aqui é uma confiança em Deus que nos leva à fidelidade. Numa época onde as pessoas são inconstantes e infiéis precisamos confiar em Deus e obedecer a Sua palavra! “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” Hb.11:6. Estabelecendo como principio o “Olhar para Jesus, o autor e consumador da nossa fé...” Hb 21:2a.
Puro como Cristo“... na pureza." v.12f. Isto não se limita apenas à pureza sexual do corpo e da mente, mas a pureza em sua totalidade (coração puro). Deve "Fugir dos desejos malignos da juventude e seguir a justiça... " (2 Tm.2:22). Os jovens devem viver de maneira pura diante dos homens, mas acima de qualquer suspeita diante de Deus. Vivemos numa cultura que suporta, patrocina, e sustenta princípios amorais e imorais, necessitamos de um exército de jovens que vai representar, revelar e manter o caráter de Deus por meio de uma vida santa.
Deliciar-se com a Palavra de Deus v.13 - "Palavra" e "conduta" têm a ver com a sua vida exterior, "espírito" e "fé" com a vida interior, o "amor" é a ponte que os une. Se você não deseja desprezar a sua mocidade, aplique-se ao estudo da Palavra. A Bíblia é a Palavra de Deus, e ninguém pode esperar conhecê-la a partir de uma leitura superficial. Para se familiarizar com a Bíblia, você deve examinar seus livros, estudar com atenção e dominar seus temas principais. Com o auxilio do Espírito Santo você aprenderá “...manejá-la corretamente...” (2 Tm 2:15). Sua vida será impactada pela Palavra de Deus.
Compartilhar a mensagem de Cristo v.13b - Paulo também orientou Timóteo a "dar atenção ... à exortação, ao ensino." Em outras palavras, é trabalho do jovem cristão incentivar os santos e ensinar as Escrituras. Não pode ser egoísta mantendo o conhecimento somente para si, mas transmitir a outros por meio de sua vida. Quantos jovens necessitam ouvir a mensagem do evangelho, como ouvirão se não há quem pregue?

Jovens da IPBN não desprezem a sua mocidade, procurem seguir as recomendações do Apóstolo Paulo, certamente vocês impactarão esta geração e glorificarão a Deus. 
                 Rev. Liberato Pereira dos Santos 

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/#!lJoDwIDK

Postar um comentário