sexta-feira, 25 de novembro de 2016

AÇÕES DE GRAÇAS - 27.12.16

+ No comment yet

AÇÕES DE GRAÇAS
Salmo 100
Em 1789, o presidente dos Estados Unidos George Washington fez o seguinte pronunciamento: “É dever de todas as nações reconhecer a providência de Deus, o Todo Poderoso, obedecer à Sua vontade, ser grato por todos seus benefícios, e humildemente implorar a Sua proteção. ”  Foi assim instituída a última quinta-feira de novembro para a comemoração do Dia Mundial de Ações de Graças.
No Antigo Testamento, encontramos uma canção de ação de graça, o Salmo 100. É um convite para reconhecer as grandes coisas que Deus fez. O salmista apresenta atitudes que descrevem a essência da Ação de Graça.
LOUVOR -  “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.” V.1 - O ato de louvar significa exaltar a Deus por tudo aquilo que ele nos dá e faz por nós. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor (Sl 150.6). Todos os seres humanos devem louvar ao Criador por seu sustento e bênçãos concedidas. Os cristãos em particular reconhecem que, em todo tempo e em todas as atividades, devem louvar ao Senhor: portanto quer comais quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. O louvor deve estar em tudo que fizermos.
ADORAÇÃO  - “Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.” v.2 O sentido básico na adoração é o serviço. A palavra grega traduzida por “servir” significa originalmente o trabalho dos escravos ou empregados que se inclinavam diante dos seus senhores, reconhecendo sua superioridade. A verdadeira adoração cristã nos leva a reconhecer a superioridade de Deus sobre todas as áreas de nossa vida; foi num culto e para cultuar que os cristãos receberam e aprenderam a expressão Jesus é Senhor (I Co 12.3). Adoração não é “shows gospel”, adoração é diferente de louvor, ainda que os termos, em algumas passagens bíblicas, sejam permutáveis, a Palavra de Deus apresenta definições específicas para cada uma. A adoração está ligada à nossa postura de humildade e submissão ao Senhor, como servos dEle, o louvor com as palavras de glorificação a Deus. Por isso, você pode louvar sem está verdadeiramente adorando a Deus.
DEPENDÊNCIA “Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.” v.3  Ele está acima de nós! Isso deveria ser o suficiente para Deus receber a nossa gratidão! Não devemos adorar o Senhor somente pelo que Ele fez, faz ou fará, mas pelo que Ele é: Deus! Soberano, absoluto e digno de glória! Ele é o nosso criador! Você não está neste mundo por acaso, não somos uma mera obra da natureza, como dizem os evolucionistas, somos filhos de Deus, criados por Ele. Deus nos fez com carinho, dedicação. E mais, escolheu-nos para sermos seu povo. O Senhor é o nosso pastor. Pastor é sinônimo de cuidado. Deus cuida de nós! Nada do que acontece na sua vida foge dos cuidados do Supremo Pastor. Ele não somente nos criou, mas também nos sustenta, preserva e fortalece. Seja sempre agradecido pelo cuidado de Deus na sua vida.
            GRATIDÃO“Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.” v.4 Toda criatura já deve ser agradecida a Deus simplesmente por Ele ser o Criador. Porém há uma razão maior para render-Lhe graças: depois do pecado, quando não havia mais opção a não ser a morte, Deus enviou Seu Filho do Céu, a fim de morrer na terra, para ser o nosso Salvador; oferecendo assim, por meio da fé nele, salvação a cada um dos habitantes deste mundo e a possibilidade de esperança de fazer parte de Seu reino eterno, no Céu! Devemos agradecer continuamente por tão grande salvação!
            RECONHECIMENTO “Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.” v.5. Três razões para ser grato: o Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua verdade não muda. Paulo reconhece essa premissa, e expressa: “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11:36)

            Coloquemos em prática estas atitudes, louvemos ao Senhor com alegria, adoremos com uma vida de reverência e serviço, vivamos em total dependência dEle, sejamos gratos pela nossa salvação e reconheçamos que sem Ele nada somos e nada podemos fazer.
             Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Postar um comentário