sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

UMA DEFESA FANTÁSTICA, UMA TRAGÉDIA – COMO ENTENDER? 04/12/2016

+ No comment yet

UMA DEFESA FANTÁSTICA, UMA TRAGÉDIA – COMO ENTENDER?
Segunda-feira, 28/11, acordamos com uma notícia trágica, que abalou não somente o mundo futebolístico, mas todas as pessoas, a queda do avião da LAMIA, que conduzia a equipe da Associação Chapecoense e os jornalistas à Medelim-COL, onde participariam do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Como entender uma tragédia dessa? Onde estaria Deus? Tantas famílias foram privadas da companhia dos seus entes queridos.
No jogo da semifinal contra a equipe do San Lorenzo da Argentina, o goleiro Danilo, da Chapecoense, fez uma defesa milagrosa nos acréscimos da partida, que trouxe uma explosão de alegria aos torcedores e à equipe, credenciando-a à final do torneio. Podemos afirmar que, se ele não tivesse praticado a defesa, seu time perderia o jogo, e consequentemente, não estaria na final. Assim a tragédia teria sido evitada, pois não ocorreria a viagem. Parece simples, não é? Mas a vida é cheia de complexidade, somos limitados e não podemos compreender todas as coisas que acontecem, porém os sábios conseguem extrair lições de cada circunstância, olhando para a vida não apenas na perspectiva humana, mas sob a ótica do Criador.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos, no capítulo oito versículo vinte e oito, afirma: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” Todos nós passamos por coisas que não parecem fazer sentido. É fácil ficar desanimado, desapontado, e as interrogações surgirem: " Por que isso aconteceu?" “Por que acontecem tantas coisas ruins? ” Devemos entender que a vida nem sempre é justa, mas Deus é justo. Ele promete que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam. A Bíblia nos mostra que não estamos isentos das adversidades e tragédias na vida. “Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse.” (I Pe 4:12)
São nos momentos de sofrimentos que Romanos 8:28 nos traz a gloriosa esperança! Devemos confiar que Deus está trabalhando, mesmo em meio as nossas provações, para nos revelar a Sua vontade. Há uma abundância de exemplos bíblicos que nos inspiram a crer nesta preciosa verdade. A história de José, no Antigo Testamento, é um dos exemplos mais claros. Quantas tragédias em sua vida, porém Deus estava no controle de tudo, e realizou o Seu propósito na vida de José.
Em seu comentário sobre Romanos, John MacArthur, explica que Deus está trabalhando para o nosso bem durante a vida presente, bem como, em última instância, para a vida futura. Não importa o que acontece em nossas vidas como seus filhos, pela Sua providência Ele usará para o nosso benefício aqui na terra, bem como para a nossa eternidade, às vezes, salvando-nos de tragédias, e em outras oportunidades permitindo que elas sobrevenham para nos aproximar mais dEle.
O homem sábio procura viver sob a direção de Deus. Nos momentos das grandes defesas e vitórias não se deixa ensoberbecer, vangloriar-se, mas glorifica ao Senhor. Nas adversidades e tragédias encontra paz em sua alma, na certeza de que Deus está trabalhando para o seu bem. Ele compreende que o “bem” aqui não se limita às coisas materiais, transitórias, mas a eternidade que Deus tem para todos aqueles que nEle confiam. Assim quer, na alegria ou na tristeza, sua vida não perde o verdadeiro sentido, que é viver para a glória de Deus.
Em Sua providência, Deus soberanamente orquestra todos os eventos de acordo com a sua vontade, para a Sua glória e o nosso bem. Às vezes, Ele nos livrará de tragédias; outras vezes é o nosso sofrimento que traz Seu resultado desejado. A nossa perspectiva sobre a Sua bondade soberana não pode fundamentar-se nas circunstâncias. Uma tragédia como a queda do avião não torna a bondade de Deus menor. Ele está no controle e tem um propósito em todas as coisas, mesmo que não compreendamos agora.
O que está garantido em Romanos 8:28 é, independentemente do que temos de suportar nesta vida, para aqueles que confiam no Senhor, a eternidade é intocável. Nada pode obstacular o caminho dos Seus planos para a nossa futura glorificação.

Viva na completa dependência de Deus, e saiba que sua vida está em suas poderosas mãos. Ele trabalha dia e noite para o seu bem. Não se desespere quando os dias maus chegarem.
Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  

Postar um comentário