terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ONDE VOCÊ ESTÁ INVESTINDO? 22.01.17

+ No comment yet

ONDE VOCÊ ESTÁ INVESTINDO?
Hebreus 11:1-11
Um pastor foi convidado para pregar em várias cidades do seu país, contudo necessitava de comprar ternos para a jornada. Foi a um Brechó e se dirigiu ao vendedor: “Gostaria de comprar ternos. ” O homem sorriu, levou-o a uma vitrine, e disse: “Bom, temos vários, mas você precisa saber que eles vieram do necrotério local, todos estão limpos e bem passados, mas foram usados por mortos, não há nada de errado com eles. O pastor disse: “Tudo bem. ” Experimentou alguns ternos e finalmente comprou dois deles. Quando chegou a sua casa, vestiu um para a reunião daquela noite. Procurou colocar as mãos nos bolsos, mas não conseguiu. Ambos os lados eram costurados! Ele pensou nisso por um segundo. “Claro! Os mortos não carregam coisas com eles quando morrem.”  Do quê necessitamos, quando morremos? Não precisaremos de dinheiro, cartões de crédito ou débito, ou de qualquer outro bem! Quanto mais penso sobre isso, vejo que não carecemos de ser escravos dessas coisas, enquanto vivemos aqui neste mundo. Não precisamos ceder ao apelo desta sociedade, que nos provoca de todas as maneiras a comprar compulsivamente, e viver em razão das suas ofertas.
Somos forasteiros, peregrinos nesta terra, nossa pátria não é aqui, portanto tudo o que somos e temos devemos investir em Deus e em Seu Reino, que é eterno, e o nosso destino final. O impressionante é que Deus nos diz sobre isso em sua Palavra. Devemos aprender a lidar com essa realidade como nossos irmãos fizeram no passado.
O escritor de Hebreus, no texto supracitado, apresenta quatro homens que viveram focados na eternidade, entenderam que eram apenas forasteiros nesta terra, investiram em seu verdadeiro lar. Observemos:
Abel – As Escrituras nos diz que Deus pediu um sacrifício, “Caim (irmão de Abel) trouxe alguns dos frutos da terra como oferta ao Senhor” (Gn 4:3), mas em contraste, Abel “trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho” (Gn 4:4). Você se lembra do que aconteceu? Isso mesmo, Deus rejeitou a oferta de Caim, e aceitou a de Abel. Agora veja o que Hebreus 11:4 diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.” O que isso significa? Abel investiu em Deus quando ofereceu o seu sacrifício. Foi oferecido pela fé, porque ele acreditava que “Deus existia e que era galardoador daqueles que diligentemente o buscam.” (Hb 11:6). Em contraste, Caim estava apenas sendo religioso, não estava investindo em Deus, como sabemos disso? Você se lembra de como Caim reagiu quando Deus rejeitou seu sacrifício? Ficou com raiva, amargo e irado. Se você observar, ele nem sequer se preocupou em perguntar a Deus por que Ele não gostou do sacrifício. Ele não se importava com isso, não estava interessado em investir em Deus, estava focado em si mesmo. Abel investiu em Deus e no Seu reino.
Enoque -  Não sabemos muito sobre ele, exceto que Gênesis 5:24 diz: "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado." O que aconteceu? Ele investiu sua vida em Deus, andou com Deus. O Senhor não levou ninguém com Ele, porque aparentemente ninguém desejava passar esse tipo de tempo com Deus, mas Enoque o fez. Ele investiu sua vida em Deus, porque “acreditava que Deus é galardoador daqueles que diligentemente o buscam.”
            Noé – Investiu não somente sua vida, mas seu tempo e trabalho em Deus. Ele construiu a Arca. Passou a maior parte da sua vida trabalhando num projeto que sabia que agradaria a Deus. Investiu tempo, recursos e toda a sua família. Deus não selecionou outras pessoas para trabalhar neste projeto, porque não elas estavam interessadas em investir tempo nas coisas de Deus, mas Noé estava disposto, porque acreditava que Deus é galardoador daqueles que O buscam. ”
            Abraão – De todos os homens listados no texto, o investimento de Abração foi o mais difícil. Não apenas investiu em Deus, oferecendo-lhe seu filho, conforme ordenado, andando com Ele, construindo sua agenda em torno de Deus. Ele foi muito além disso. Ele desistiu de tudo para cumprir o chamado de Deus. Deixou sua casa, família, afastou-se de tudo que amava para obedecer a Deus. Literalmente se tornou um peregrino, forasteiro, um nômade vagando pela terra. “
            Esses homens são exemplos para nós de como devemos viver neste mundo. Foram sustentados pela fé de que suas moradas definitivas não eram aqui. Assim desenvolveram o hábito de investir suas vidas, famílias, tempo, dinheiro e trabalho em Deus, porque sabiam que Ele é galardoador daqueles que O buscam diligentemente. Para nos tornamos como eles, devemos aprender a pensar como eles. Que o Senhor nos ajude a investir naquilo que é eterno, buscá-Lo em primeiro lugar.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  





Postar um comentário