sexta-feira, 14 de abril de 2017

ALELUIA! CRISTO RESSUSCITOU 16.04.17

+ No comment yet

ALELUIA! CRISTO RESSUSCITOU
1 Coríntios 15:16-20
           
              A morte, o inimigo mais temível do homem, é impotente para reinar sobre o Senhor da vida. Esta verdade é imensamente significativa para nós. Se você é um cristão, pode alegrar-se com o fato de que Cristo ressuscitou dos mortos como o único vencedor, que vive e reina para sempre.
            Mas se não houver ressurreição? Se a ressurreição de Jesus Cristo é apenas um mito do século I, ignorado ou marginalizado como uma questão secundária? Se fossem negativas, essas indagações seriam devastadoras para o cristianismo. No texto supracitado, Paulo escrevendo aos Coríntios nos mostra que a ressurreição é o fundamento da nossa fé. Sem dúvida, se Jesus ainda estivesse na sepultura, Ele seria um derrotado e nunca um vencedor, então estaríamos irremediavelmente perdidos. Embora não seja esse o caso, quero concentrar-me no hipotético “se”, que Paulo assume, temporariamente, no texto em análise: “Se a ressurreição é um mito? Se Jesus Cristo ainda estivesse morto no túmulo? ”
            Em primeiro lugar, estaríamos em nossos pecados, sob a tirania da morte, junto com o homem mais vil e incrédulo. Se Jesus não ressuscitou dos mortos, então o pecado ganhou, e continua vitorioso sobre nossas vidas. Se Jesus permanece na sepultura, então quando morrermos, ficaremos também mortos. Além disso, como “o salário do pecado é a morte.” (Rm 6:23), se permaneceremos mortos, nosso futuro seria o castigo eterno.
            O propósito de confiar na ressurreição de Cristo é o perdão para os nossos pecados, porque é do pecado que necessitamos ser salvos. “Cristo morreu por nossos pecados” e “foi sepultado, ... e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” Se Cristo não ressuscitou, sua morte foi em vão, nossa fé nEle seria inútil, e nossos pecados ainda seriam contados contra nós, e estaríamos mortos espiritualmente e eternamente.
            Em segundo lugar, se não houve ressurreição, então “aqueles que dormiram em Cristo pereceram.” Isso significa que cada santo do AT, do NT, e cada santo desde que Paulo escreveu estaria sofrendo no tormento, neste exato momento. Isso incluiria o próprio Paulo, os apóstolos, Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley, e os demais santos (todos os salvos por Cristo) fiéis que conhecemos. Os crentes de todas as épocas estariam no inferno. Nossa fé seria debalde, nossos pecados não teriam sido perdoados, e nosso destino seria a condenação.
            À luz das outras consequências, a última é bastante óbvia. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." Sem a ressurreição de Cristo, e as bênçãos que ela traz, o cristianismo seria improfícuo e lamentável. Sem a ressurreição, não teríamos Salvador, perdão, o evangelho, uma fé significativa, nem vida, e ilusória a nossa esperança nessas bênçãos. Esperar por Cristo somente nesta vida seria ensinar, pregar, sofrer, sacrificar e trabalhar inteiramente por nada. Se Cristo ainda está morto, então, Ele não tem poder para nos salvar no futuro, e nem poderá nos ajudar no presente. Se Ele não estivesse vivo, onde estaria nossa fonte de paz, alegria ou satisfação agora? A vida cristã seria motivo de zombaria, chacota, uma piada trágica e cruel. Os cristãos que sofreram e sofrem até a morte pela fé seriam cegos e patéticos quanto aqueles “crentes” que seguiram Jim Jones e outros charlatães.
            Mas, Deus levantou "Jesus, nosso Senhor, dentre os mortos, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação" (Rm 4:24-25). Porque Cristo vive, nós também viveremos (Jo 14:19). "O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.  Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados." (At 5:30-31).
            Não devemos lamentar, pois Paulo imediatamente termina a terrível seção "E se", dizendo: "Mas agora Cristo ressuscitou dentre os mortos, as primícias dos que dormem" (1 Co 15:20). Assim Ele pode dizer no final de sua vida: "... porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." (2 Tm 1:12). Aqueles que não creem em Cristo para a salvação são os tolos de verdade; necessitam ouvir o testemunho sobre o triunfo da ressurreição de Cristo.

            Portanto, não esqueçamos da ressurreição, regozijemo-nos nela, porque Cristo, de fato derrotou a morte, está vivo, e voltará para nos buscar, e transformará os que estiverem vivos, e trará com ele já ressuscitados aqueles que morreram na fé, e juntos reinaremos com Ele. Aleluia, a Ele, pois, toda a glória.
                  Rev. Liberato Pereira dos Santos 



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário