sexta-feira, 7 de abril de 2017

HOSANA NAS ALTURAS! 09.04.17

+ No comment yet

HOSANA NAS ALTURAS!
Mateus 21: 1-10
Hoje é chamado de Domingo de Ramos! Será que realmente entendemos, porque os judeus colocaram os ramos de palmeira no chão, para que Jesus pudesse cavalgar sobre eles em Seu jumentinho, bem como os agitaram? Qual é o significado de tudo isso? Pretendo ajudá-lo a entender o evento. É também chamado de “Entrada Triunfante” de Jesus. Normalmente, Jesus não gostava de chamar muita atenção para Si, porque Sua hora ainda não havia chegado. Agora, era o momento de declarar corajosamente que Ele é o Messias. Jesus fez isso por duas razões: Para cumprir a profecia de Zacarias 9:9; e provocar os fariseus o suficiente, a fim de que eles completassem o plano para sua crucificação.
            Quando Jesus entra na cidade de Jerusalém, havia milhares de adoradores ali para a celebração da Páscoa. Os historiadores estimam a presença de dois milhões de pessoas. Este fato é um dos poucos registrados em todos os quatro Evangelhos.
            Examinemos a reação do povo à entrada de Jesus, o qual fez três coisas:
            I. Gritaram louvores – O que as pessoas gritaram? “Hosana ao Filho de Davi...” “...Hosana nas alturas.” Hosana é uma palavra hebraica que significa ““Salva-nos agora”. Podemos perguntar: “Salve-os de quê? A resposta que me vem à mente, daquele momento, é “Salve-nos dos romanos.” Outro comentarista diz que a frase significava “ajude-nos em nossa opressão”. Esta expressão mostra, de fato, que Jesus veio para nos salvar da condenação eterna, o seu sangue nos purifica de todo o pecado. “Bendito o que vem em nome do Senhor.” – Salmo 118:25,26. William Barclay diz em seu comentário que os cinco Salmos de 113 a 118 foram os primeiros que um menino judeu memorizava e cantava. Agora eles estavam dando estas maravilhosas palavras de louvor ao Filho de Deus, Jesus.  “Bendito o Rei de Israel” --- Esta expressão é relatada apenas pelo evangelista João. Observe que a palavra “Rei" é usada. Infelizmente, as pessoas ainda estavam pensando num "Rei como Davi". Eles erroneamente acreditavam que Jesus levantaria um exército poderoso e derrubaria os romanos, mas Jesus não era este tipo de Rei. Vem à minha mente quando Jesus alimentou as 5.000 pessoas, e elas quiseram forçá-lo a se tornar seu Rei, mas Jesus recusou. Agora Ele lhes permitiu expressar estas palavras louvores, revelando que Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.  “Bendito o Reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor!” Durante anos, os judeus mantiveram viva a promessa  de Deus em restaurar o Reino de Davi. Esperaram isso no  exílio e no cativeiro. Agora finalmente aquela geração estava vendo o cumprimento da promessa. É responsabilidade da nossa geração manter viva a promessa de que Jesus voltará. “Paz no céu e glória nas alturas!” Esta declaração nos faz pensar nas palavras dos anjos, quando Jesus nasceu: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” Lucas registra que os fariseus mandaram Jesus fazer a multidão parar de louvar, mas Ele disse que se o povo não louvasse as “pedras fariam”. Assim, aprendemos que devemos louvar a Jesus com alegria, voluntariamente.
            II – Acenaram com ramos de palmeiras – Há três ocasiões, nas Escrituras, que ramos de palmeiras foram acenados em louvor: Levítico 23:39, quando os judeus adoravam a Deus na festa do Tabernáculo. Eles marchavam e dançavam ao redor do altar agitando seus ramos e cantando Hosana; no texto que estamos examinando, a Entrada Triunfal de Jesus, e Apocalipse 7:9, um dia seremos alinhados pelas ruas douradas do céu e vamos louvar ao Senhor Jesus, quando Ele passar. Mais uma vez vamos acenar ramos de palmeira como expressão de louvor. Você aguarda por esse dia glorioso?
            III. Estenderam mantos pelo chão – Muitas ruas, naquela época, não eram pavimentadas, assim as pessoas colocavam seus mantos no chão para honrar um grande líder. Era uma forma de submissão e reconhecimento como chefe, guia. A história judaica nos mostra que isso era costume entre os judeus. Em 2 Reis 9:13, o povo fez isso para o Rei Jeú. O povo colocou seus mantos na estrada para Jesus passar sobre eles, isso demonstrava que Ele é digno de honra e submissão. Você já colocou sua vida aos pés de Jesus? Jesus não quer honras apenas no exterior, mas deseja que O amemos de todo o nosso coração.

            Ao examinar este episódio histórico, pergunto-lhe: Você já permitiu que Jesus fizesse uma entrada triunfante em seu coração? Reconhecendo-O como Aquele que pode salvar a sua alma da condenação eterna? Honrando-O como seu Rei e Senhor? Louvando ao Senhor de todo seu coração e vivendo na gloriosa esperança do Seu retorno.
                  Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário