sexta-feira, 31 de março de 2017

A VERDADE SOBRE A MENTIRA 02.04.2017

+ No comment yet

A VERDADE SOBRE A MENTIRA
            Dia 1° de abril é celebrado por muitos como o Dia da Mentira. Milhares de pessoas passam trotes em outras contando mentiras. Quero aqui falar a verdade sobre a mentira. Em primeiro lugar:
Por que mentimos?
É natural - Para algumas pessoas a mentira é como um instinto de sobrevivência, não podem viver sem contar uma lorota de vez em quando. Numa pesquisa com 25 mil estudantes de ensino médio, no EUA, descobriu-se que quase a metade concordava com a afirmação: “Um pessoa tem que mentir ou trapacear às vezes para ter sucesso.” No Brasil, creio que o índice seria bem maior. Mentir faz parte da velha natureza, que é controlada pelo pai da mentira, Satanás (Jo 8:44b). Para nos proteger - Mentimos para evitar problemas. Falamos aquilo que as pessoas querem ouvir para não ficarem chateadas, nem terem os sentimentos feridos, mentimos para evitar confrontos. Achamos que é mais fácil mentir sobre a questão e sair melhor de alguma situação desconfortável. Ganho egoísta – Quando queremos conquistar algo, mentimos para obter. Comprometemo-nos por causa dos nossos desejos materialistas, mas na realidade não estamos ganhando, e sim, perdendo. Conf. Pv 21:6. As pessoas fraudulentas, certamente, serão encontradas, cedo ou tarde,  nos seus crimes e condenadas. O sábio diz: “Melhor é ser pobre do que um mentiroso. ”
            Como mentimos? Existem diferentes maneiras de mentir. Enganando e provocando decepção nos outros – Sl 5:9 “Porque não há retidão na boca deles; o seu íntimo são verdadeiras maldades; a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.” Sendo desonesto, quando omitimos informações deliberadamente. Algumas de suas afirmações são verdade, mas está misturada com mentiras. Ao vender o carro, diz que está impecável, mas omite que está baixando o óleoLisonjeando achamos estar fazendo o bem a uma pessoa, elogiando seu trabalho, quando de fato não está bom. Geralmente fazemos isso quando queremos algo da pessoa. Veja Pv 26:28. Edmundo Burke disse: “A lisonja corrompe tanto o receptor e o doador. ” O lisonjeador diz mentiras.
            Qual é o dano causado pela mentira? O Efeito bola de neve – Quando você diz uma mentira, muitas vezes tem que contar outra ou várias, para manter a mentira anterior. Até que você não consegue mais mantê-las, e se torna um mentiroso patológico. Você já conheceu alguém que mentiu sobre coisas sem motivo? São aquelas pessoas que se tornaram mentirosas habituais. É tão normal mentir que faz parte do seu discurso natural. O resultado deste efeito bola de neve é você tornar-se um mentiroso contumaz sem boa reputação. Aumenta o problema – Se estou mentindo para encobrir algo errado, quando o erro é descoberto as consequências são ampliadas, porque não fui verdadeiro sobre ele. Pv.19:5 “A falsa testemunha não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará”. Diga a verdade, que se torna parte de seu passado, diga uma mentira e ela se tornará parte do seu futuro. Outros são afetados – Se eu roubar, posso devolver. Mas, quando minto sobre alguém ou algo, estou dando um falso testemunho, fofoca ou calúnia, não posso simplesmente retornar isso, os danos são irreparáveis. Se alguém acusa outro de algo que não fez, suas mentiras podem alcançá-lo, e as acusações falsas já causaram seu dano, arruinando o renome da pessoa. Deus leva isso muito a sério, conf. Dt 19:15:21.
            Como superar a mentira? Ter consciência das suas consequências Veja a história de Ananias e Safira (At 5:1-11) “Não mentimos aos homens, mas a Deus.” Quando mentimos, em tese, é a outras pessoas, mas, em essência, nossa mentira é a Deus. Ele  julgará o mentiroso, e o que lhe cabe, a saber, é a segunda morte. (Ap. 21:8). Odiar a mentira – Pv. 13:5 “Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça. ” Encarar a mentira como algo repugnante, nojento, abominável. Precisamos ter a mesma atitude de Deus para com a mentira, veja Pv. 12:22. Se estamos confortáveis com a mentira ou somos rápidos para justificar e racionalizar nossas mentiras, então não estamos vivendo na luz. Não existem mentiras “santas” ou boas. Se desejamos superar o pecado da mentira devemos odiá-lo como Deus odeia. Viver em honestidade – Devemos acreditar que viver e agir com honestidade é o melhor caminho, mesmo que isso signifique perder alguma coisa. Se temos fé em Deus, ser honesto é o mais importante para nós, isso é o que deve marcar a nossa existência. Se vamos parar de mentir, precisamos praticar a honestidade. Andaremos na luz e habitaremos com aquele que é a VERDADE.

            Meus irmãos, não brinquemos com a mentira, seus resultados são terríveis para o nosso relacionamento com Deus e o nosso próximo. Falemos a verdade, ainda que tenhamos que sofrer algum prejuízo, pois certamente seremos recompensados pelo nosso Pai Celestial.
             Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário