domingo, 7 de maio de 2017

VOCÊ TEM ESPERANÇA? 07.05.17

+ No comment yet

VOCÊ TEM ESPERANÇA?
1 Pedro 1:3-5
Todos nós temos esperanças, mas serão infrutíferas, quando se baseiam em nossa capacidade de cumpri-las. Segundo o dicionário Priberan, esperança é: disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder, esperar com desejo, expectativa de obtenção, confiança. As Escrituras, no entanto, nos dizem que, do ponto de vista cristão, a esperança é uma promessa. No texto supracitado, o apóstolo Pedro reconhece que Deus é o autor da salvação e a fonte de uma nova esperança.
Uma esperança misericordiosa e viva – v.3 - A frase “em Sua grande misericórdia” refere-se ao favor imerecido de Deus para conosco como pecadores em condição desesperadora. Este favor nos possibilitou um novo nascimento, cujas implicações são surpreendentes, podemos literalmente começar de novo, corrigindo nossas ações do passado. Pedro nos diz que é uma esperança viva manifestada pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. “Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.” v.21. Como podemos ter a certeza de que é uma esperança viva? A certeza do cristão em Cristo é tão real quanto ao fato de que Cristo está vivo! Pedro vai dizer por seis vezes ao longo desta epístola, por meio do contraste de Cristo e o mundo, como vivos versus mortos (1:23; 2:4-5; 4:5-6) “Viver” nestes versículos significa que a esperança do crente é adequada e real em oposição à esperança enganosa, vazia e falsa que o mundo oferece.
            A esperança que Deus nos oferece é uma herança futura e imperecível. v.4 A palavra herança foi usada na Septuaginta para se referir à posse de Israel da terra prometida. Era sua posse, concedida como um dom de Deus. Assim, as forças hostis não podem destruir a nossa esperança, que não se estragará como fruto amadurecido, ou não desbotará com o tempo. No grego, Pedro usou três palavras, cada uma começando com a mesma letra e terminando com a mesma sílaba para descrever cumulativamente a permanência de nossa herança. A herança é tão indestrutível quanto à Palavra de Deus. Nossa herança da vida eterna é mantida no céu, vigiada por Deus para que nossa posse dela seja assegurada. As adversidades e lutas que enfrentamos nesta vida não poderão destruir a nossa esperança de que um dia “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".(Apoc 21:4)
            É uma esperança blindada – v.5 “que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo”. Não somente Deus guarda nossa herança, mas também estamos protegidos por Seu infinito poder. Que maior esperança poderíamos ter na perseguição ou lutas, do que o conhecimento de que o Poder de Deus nos protege, fortalecendo-nos interiormente para perseverar na herança da nossa salvação, que um dia será completamente revelada a nós na Sua gloriosa presença?
            Fundamentada na herança da adoção – Assim como recebemos uma herança, na maioria dos casos, por ser membro de uma família, a qual é automática. Nossa herança natural, o resultado de nascer no pecado, é a morte, que é a separação permanente de Deus. (Rm 6:23). Quando aceitamos Cristo, como Senhor e Salvador, somos adotados na família de Deus. Isso significa que recebemos todos os direitos e benefícios de ser um membro da Sua família, o que inclui nossa parte numa herança. (Conf. Gl 4:4-5). Isto não vem por meio de obras ou feitos especiais da nossa parte, apenas por acreditar na obra redentora de Deus e pedir-Lhe que faça parte integrante de nossa vida. (Rm 10:9)
            Nossa esperança é bondosa e viva, estamos ancorados na graça e misericórdia do Cristo vivo. É uma herança que não perece, estabelecida no céu onde está protegida por Deus até o dia em que tomaremos posse dela. Não murcha, não estraga, nem desaparece e nada poderá invalidá-la, nem mesmo Satanás e suas hostis infernais. É blindada, podemos  refugiar-nos no centro dela protegidos pelo amor, o poder e misericórdia do nosso Deus. Recebemos esta gloriosa esperança pela adoção, quando nos rendemos completamente à Cristo.

            Você está disposto a desistir de seu estilo de vida, deixando de construir sua esperança em coisas transitórias e passageiras, e olhar para as gloriosas promessas de Deus àqueles que se rendem completamente ao Senhorio de Cristo? Que Deus o abençoe.
                  Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário