sábado, 30 de setembro de 2017

ORIENTAÇÕES SOBRE O JEJUM E ORAÇÃO - 10.09.17

+ No comment yet

ORIENTAÇÕES SOBRE JEJUM E ORAÇÃO
Mateus 6:16-18
           
Iniciamos a nossa Campanha de 40 dias de Oração e Jejum, cujo tema é: “Por um Brasil transformado”. Desejo nesta edição apresentar algumas orientações sobre jejum e oração. O jejum é uma disciplina espiritual para aprofundar sua comunhão com o Senhor, levando-o a uma profunda contrição pelo pecado. Você abstém-se de alimentos para demonstrar sua sinceridade a Deus. Andrew Murray escreveu uma coleção clássica de livros sobre a oração, incluindo: "Com Cristo na Escola de Oração". Ele disse: "O jejum ajuda a expressar, aprofundar, confirmar a resolução de que estamos prontos para sacrificar qualquer coisa, até nós mesmos para alcançar o que desejamos no reino de Deus".
            No Velho testamento, encontramos duas ordenanças para o jejum: 1 - Levítico 16:29 e 23:26-29. Dependendo da tradução, você encontrará os seguintes termos: O povo de Israel deveria afligir-se, humilhar-se ou negar a si mesmo no Dia da Expiação, cuja ideia central é de jejum. O coração desse dia era de arrependimento e busca do perdão. O jejum sem humildade e arrependimento será apenas uma dieta ou passar fome, não tem valor espiritual. Por esta razão, Deus condenou décadas de jejum insincero e legalista do seu povo, em Isaías 58. 2 – Joel 1:14 Deus ordena que seu povo se apresente em resposta a uma tragédia. O povo e as autoridades são convocados para clamarem pela intervenção do Senhor. Aquilo que realizaremos nestes 40 dias, clamaremos ao Senhor para que mude a história do nosso país. Além das duas determinações no VT, encontramos exemplos de indivíduos e nações que se humilharam diante do Senhor em jejum e orações, muitas vezes acompanhados por tristeza e quebrantamento, aos quais Deus respondeu, como o de Nínive.
.No Novo Testamento, Em Mateus 6:17, Jesus afirma: "Quando jejuarem", e não: "Se jejuarem". Ele sabia que todos os seus seguidores não jejuariam, mas tinha conhecimento de que alguns deles praticariam. Quando jejuarem, deve ser para Deus e não como um show para os homens. No N.T, a oração e o jejum estão interligados. Veja: Lc 2:37; 5:33; At 14:23. Jesus jejuou antes de começar seu ministério, e a igreja em muitas ocasiões jejuou antes de tomar importantes decisões ministeriais (At 13:2; 14:23). Há casos em que o jejum sem oração não é suficiente: "Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum" (Mt 17:21).
            Alguns aspectos negativos para o jejum. “Quando jejuarem, não...” Mt 6:17.  Não apenas abster-se de comer, mas buscar um relacionamento íntimo com o Senhor. Não se trata apenas de retirar alimentos ou coisas, mas buscar conhecer o coração de Deus. Não é show para os outros, nem para se considerar mais espiritual. Não é apenas negar o prazer, mas encontrá-lo em Deus. Não é meritório, mas de bom grado. Não se trata de usar roupas de pano de saco, ou gestos lúgubres como desfigurar o rosto e cobrir a cabeça de cinzas, mas se apresentar de forma natural. Não é um mero ritual religioso.
            Alguns aspectos positivos para o jejum. Estabelecer um relacionamento honesto com Deus. Buscar respostas para suas orações (Is 58:6,9). Eliminar barreiras entre você e Deus: "Quando eles... e jejuaram e disseram: “Temos pecado contra o Senhor "(1Sm 7:6). Quebrar vícios e maus hábitos: “O jejum que desejo não é este... soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo...” (Is 58:6) Interceder pelos outros: “Eles se reuniram... jejuaram... Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus...”  (1 Sm 7:6,8). Obter visão espiritual:  “O jejum que desejo não é este... Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada...” (Is 58:6,8). Receber proteção espiritual: “O jejum que desejo não é este... e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.” (Is 58: 6,8). Resistência para a guerra espiritual: “Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei... Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias.” (Dn 10:3,13). Poder e despertamento para missões: “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado" (At 13:3).
Para que o seu jejum seja eficaz. Coloque Jesus em primeiro lugar na sua agenda. Tenha sede e fome de justiça (Mt 5:6). Mantenha firme o propósito da Campanha, escreva outros motivos que deseja apresentar ao Senhor. Determine o horário e local para seu momento devocional. Lembre-se da humildade – “Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.” (Mt 11:11).

Que o Senhor o abençoe, e mantenha o seu firme propósito neste tempo de jejum e oração.

Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário