TODA GLÓRIA A DEUS
Romanos 11:36
O apóstolo Paulo fez
uma análise abrangente do evangelho nos primeiros onze capítulos de Romanos.
Como John Stott diz: "Passo a passo, ele mostrou como Deus revelou o
estado dos pecadores em relação a Si mesmo, como Cristo morreu por nossos
pecados e foi dado para a nossa justificação, como estamos unidos com Cristo na
sua morte e ressurreição, como a vida cristã não é vivida sob a lei, mas no
Espírito, e como Deus planeja incorporar a plenitude de Israel e dos gentios em
Sua nova comunidade.” Os horizontes de Paulo são vastos. Ele fala do tempo,
eternidade, história, escatologia, justificação, santificação e glorificação.
Agora, ele, quase sem fôlego, conclui sua doxologia com uma afirmação teológica
sobre Deus: "Pois dele, por ele e
para ele são todas as coisas..." v. 36ª Todas as coisas certamente se
referem à criação material. No entanto também pode referir-se à nova criação,
isto é, ao povo redimido, pessoas multiétnicas por causa do evangelho. Com isso
em mente, podemos fazer três perguntas:
De onde vem tudo? Paulo diz: “Dele”. Ou seja, tudo vem de
Deus. O universo inteiro surgiu por Deus. Ele planejou cada aspecto da criação.
Não há nada em toda a criação que não se tenha originado na mente e no Seu
plano. E, no que diz respeito à nova criação, Deus também planejou a salvação
que é capaz de salvar completamente os pecadores.
Como todas as coisas surgem? Paulo diz: “através
Dele”. Ou seja, todas as coisas vieram a existir pelo poder criativo de Deus.
Ele criou todas as coisas. Não existe nada que não tenha sido criado por Deus.
Deus simplesmente falou, e foi criado. E, no que diz respeito à nova criação,
Deus também é aquele que salva os pecadores por meio do seu Filho, Jesus
Cristo.
Por que todas as coisas surgem? Paulo
diz, "para Ele". Ou seja, todas as coisas existem para glorificar a
Deus. Nós pensamos que Deus criou este universo para nós, puro engano! Quando
Deus decidiu criá-lo, não o fez para que a humanidade fosse glorificada, mas
para que Ele fosse glorificado. O
comentarista Albert Barnes está certo em suas notas sobre o Novo Testamento,
quando diz: "O motivo ou o fim para o qual todas as coisas foram criadas...
é promover Sua honra e glória ... Não é para promover sua felicidade, pois Ele
estava eternamente feliz; não para acrescentar nada a Si mesmo, pois ele é
infinito; mas para que Ele possa agir como Deus e tenha a honra e o louvor que
Lhe é devido". E, no que diz respeito à nova criação, nossa salvação é
para a glória de Deus. Quando chegarmos ao céu, compreenderemos plenamente que
a nossa salvação não era primeiramente para a nossa felicidade, mas sim para a
glória de Deus. Se devêssemos perguntar: Por que alguns são escolhidos para
serem salvos enquanto outros não? Por que alguns são trazidos à fé em Cristo,
enquanto outros não confiam nele? Perceberemos que ambos os casos é para a
glória de Deus. Como bem afirmou James Montgomery Boice: "No caso dos
eleitos, o amor, a misericórdia e a graça de Deus são abundantemente exibidos. No
caso dos perdidos, a paciência, o poder e a ira de Deus são igualmente
demonstrados”.
O
teólogo John Murray acertadamente resume o versículo 36: "É a fonte de
todas as coisas na medida em que procederam dele; Ele é o
Criador. Ele é o agente através do qual todas as coisas subsistem e são
direcionadas para o fim adequado. E ele é o último fim a cuja glória todas
as coisas redundarão”.
Paulo
conclui sua doxologia: “A ele seja a
glória para sempre! Amém.” Vamos fazer duas perguntas que nos ajudarão
entender esta expressão.
Quem é glorificado? É Deus
quem deve ser glorificado. Pensamos muito em nós, mesmo no momento do culto de
adoração. João Calvino escreveu nas Institutas: “Nunca nos gloriamos
verdadeiramente em Deus até que descartamos nossa própria glória. Deve,
portanto, ser considerado, como uma preposição universal, aquele que glorifica
a si mesmo glorifica contra Deus... Os eleitos são justificados pelo Senhor,
para que se gloriem nele, e em nenhum outro.” O cristianismo moderno
simplesmente não está produzindo o tipo de cristão que pode apreciar ou
experimentar a vida no Espírito. As palavras "Aquietai-vos e sabeis
que eu sou Deus" significam quase nada para o adorador confiante e
entusiasmado deste século.
Por que Deus deve ser glorificado? “Porque dele, e por ele, e para ele, são
todas as coisas.” Ele deve ser glorificado por causa de sua criação
material, mas especialmente glorificado por causa da sua nova criação, isto é,
sua obra de salvação. Somos salvos por causa da graça de Deus, Ele nos escolheu
para Ele. Assim devemos glorificá-lo em tudo aquilo que somos e fazemos.
Portanto,
após esta análise da Soli Deo gloria, conforme Romanos 11:36, glorifiquemos a
Deus e desfrutemos do seu precioso amor.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
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