sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

POR QUE FAÇO O QUE NÃO QUERO FAZER? 11.02.18

+ No comment yet

POR QUE FAÇO O QUE NÃO QUERO FAZER?
Romanos 7:14-25
Você só precisa ser cristão por cinco segundos, para perceber que, embora Jesus o tenha livrado da pena e do poder do seu pecado, ainda terá que se esforçar para viver corretamente. Por quê? Porque mesmo que tenha entregado sua vida a Cristo, você continua fazendo o que não deseja fazer. Paulo, provavelmente um dos maiores apóstolos, afirma no texto em epígrafe, que luta para não fazer aquilo que não gostaria de fazer. Esta é uma batalha que todo cristão enfrenta. Há uma série de razões por que isso ocorre:
Por não reconhecer o poder de Jesus para nos ajudar – Para muitas pessoas, Romanos 7 é a sua própria historia de vida. Luta, luta, luta com seus próprios recursos. Tenta o processo dos 12 passos... Falha num! Não funciona... Procura ouvir essa ou aquela pessoa, que considera modelo, certamente eles sabem – Não funciona. Mas Jesus disse: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:36. Não temos poder para vencer o pecado com nossas próprias forças. Somente Jesus tem esse poder para superar tudo o que é mundano que sobrevém às nossas vidas. Certo disso Paulo afirmou: “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.” Fp 1:6. Você realmente entrega sua luta contra o pecado a Jesus?
            Ficar livre do pecado é um processo – Alguns cristãos sofrem com o fato de que continuam a pecar, porque não entenderam que a salvação é um processo de três estágios: Quando entregamos a Cristo nossa vida, somos salvos da PENALIDADE do pecado; agora, somos salvos do PODER do pecado; mais tarde, quando entramos na eternidade, seremos salvo da PRESENÇA do pecado. A razão pela qual ainda sofremos tensões em nossas vidas é porque agora estamos vivendo o segundo estágio. Há um conflito dentro de nós entre a velha natureza pecaminosa, com a qual nascemos, e a nova natureza, que recebemos, quando entregamos nossa vida a Cristo. É por isso, que Paulo diz: “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gl 5:17. “Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” I Co 15:57. Quando você tenta lutar esta batalha com sua própria força, terá três resultados: Confusão“Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.” Um minuto você é um maravilhoso cristão que deseja amar ao Senhor, e colocar Deus em tudo o que faz, mas de repente o velho homem, que está dentro de você, se manifesta. Frustração “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...” Lutar contra o pecado é frustrante. Você deseja mudar, mas simplesmente não pode. Tem a motivação, mas não tem a determinação. Tem o desejo de fazer o que é certo, mas por algum motivo não pode fazê-lo. “porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.” Rm 3:20. Mas não devemos ficar apenas na confusão e frustração, é necessária uma terceira coisa, Desespero – Você precisa desesperar-se, se quiser ter vitória sobre o pecado. No versículo 24, Paulo chegou ao lugar em sua vida, onde simplesmente não podia mais aguentar, e gritou: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Tudo se resume a isso: Você está disposto a parar de tentar resolver tudo por sua própria conta?
            Se você estiver disposto, e pronto a fazer isso, será um esforço cooperativo entre você e Cristo. A parte de Jesus será: Perdão “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I Jo 1:9 Revestimento de poder – Continue a desenvolver sua salvação com tremor e temor, pois é Deus quem trabalha em você de acordo com o seu bom propósito (Fp 2:1-13). Sua parte será: Entregar-se – Você está cansado de lutar com isso? Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” Mt 11: 28-30. Guardar o seu coração e mente – “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.” Sl 51:10. “não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:1-2. Você será saciado com aquilo que come! “Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.” Sl 119:103. “Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.” Jr 15:16. Medite na Palavra e ore. “As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido.” Jó 4:4

            O que você vai fazer diferente para finalmente vencer o pecado? Que o Senhor nos ajude.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos

ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



Postar um comentário