quinta-feira, 29 de março de 2018

E AGORA! A MENTIRA OU A VERDADE? 01.04.18

+ No comment yet

E AGORA! A MENTIRA OU A VERDADE?
Hoje, em nosso calendário, somos desafiados: “Dia da Mentira” ou “Domingo de Pascoa”.  O que vamos celebrar? Cristo, o Cordeiro Pascal, que afirmou ser: “o caminho, a VERDDE e a vida.” (Jo 14:6) ou a mentira cujo pai é Satanás (Jo 8:44)
Só podemos falar duas coisas: a verdade ou a mentira. Óbvio que a Bíblia nos ensina sempre praticar a verdade. I Pedro 1:15-16 nos mostra que Deus é santo e devemos viver em santidade em todo o nosso proceder. Paulo ensinou aos irmãos de Éfeso que deveriam deixar a mentira e falar a verdade cada um com o seu próximo. (Ef 4:25) Precisamos ser criteriosos com as nossas palavras, o sábio Salomão afirmou: “A morte e a vida estão no poder da língua.” Aquilo que falamos, se é a verdade ou a mentira, ambos possuem importância significativa, uma para o bem outro para o mal.
O que é a “mentira”? Existem diferentes definições, tais como: falsidade, enganar, iludir, não cumprir com o prometido.  Para entender melhor o significado, olhemos para as palavras de Jesus: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.” (Jo 17:17). Jesus estava orando ao Pai, e expõe algo profundo em relação à verdade.  Primeiro, a palavra “santificar” significa purificar, libertar-se da culpa do pecado, separar e consagrar. Segundo, a palavra verdade é o oposto de mentira. Assim, Jesus nos está dizendo que a verdade irá  purificar, separar, consagrar e libertar-nos da culpa do pecado. Em João 8:32, ele confirma isso: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Se a verdade liberta, uma mentira o colocará em servidão, e o fará escravo do pecado. Satanás habilita as palavras de uma mentira para contaminar, prender e escravizá-lo. Percebe como suas palavras tem força? A morte e a vida estão em nossas palavras, são para o bem ou para o mal. Uma mentira é simplesmente abrir as portas para o mal. Pessoas são presas, decapitadas, perseguidas, e até mesmo matam e morrem, tudo por causa de uma mentira dita. Ela é um poderoso conjunto de palavras que as pessoas usam para deixar o mal entrar e residir em suas vidas. Por isso Jesus nos advertiu: “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” Mt 12:36-37. Deus habilita a Palavra da Verdade para purificar, separar, consagrar e libertar-nos da culpa do pecado, e a mentira fará exatamente o contrário.
Agora que definimos o que é a mentira, examinemos a palavra “verdade”. Ela aparece 223 vezes na Bíblia. Os atributos de Deus, como a misericórdia, a graça, longanimidade são todos fundamentados sobre a sua bondade e verdade. Deus declarou isso a Moisés: “... Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.” (Ex 34:5-6). Visto que os atributos de Deus são fundamentados na verdade, nossas atitudes, conversas e vidas devem ser fundamentadas sobre a verdade, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança. Pilatos fez a seguinte pergunta a Jesus: “Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.” (Jo 18:38). A definição da palavra “verdade” é a conformidade da ideia com o objeto, do discurso com a realidade, manifestação ou expressão do que se pensa ou sente, expressão fiel da natureza. As palavras sinônimas de verdade são fato, precisão, realidade, genuína, sinceridade. A verdade é mais do que uma exata declaração de palavras. É um estado de ser que inclui tudo em nossa caminhada com o Senhor. Deus deseja a verdade: em nossa vida (I Tm 3:15); na adoração (Jo 4:24); no serviço (I Sm 12:24); no discurso (Sl 51:5; Pv 12:19); em nossas relações interpessoais (Sl 85:10-12). A verdade de Deus é imutável e eterna: “Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.”. Sl 100:5
Segundo as Escrituras ser sincero e indulgente traz benefícios. Verdade e perdão, conforme o sábio Salomão, proporciona quatro benefícios: Favor de Deus; favor dos homens; bom entendimento com Deus e bom entendimento com os homens. “Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens.” Pv 3:3-4. Assim, ser verdadeiro nos beneficia espiritualmente, fisicamente, emocionalmente e financeiramente. Simplesmente, praticar a verdade com os outros e com nós mesmos nos coloca numa posição favorável diante de Deus e dos homens.
Que neste domingo de páscoa, quando celebramos a vitória da vida sobre a morte, da verdade sobre a mentira possamos renovar o nosso compromisso de viver na VERDADE, repudiando toda e qualquer mentira.
Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  









Postar um comentário