sábado, 14 de julho de 2018

VOCÊ ESTÁ PREPARADO? 15.07.17

+ No comment yet

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Mateus 24:42-25:13
           

             Nos textos supracitados, encontramos parte do Sermão Profético do Senhor Jesus, no qual Ele fala acerca de sua segunda vinda. O ponto central é a vigilância: observar, esperar e trabalhar. Você se encontra preparado para esse importante evento da história?
            O propósito da vigilância – v.42 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.” Ele pode retornar a qualquer momento, por isso devemos estar preparados.
            A proteção da vigilância – v. 43“Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.” Ou seja, para manter sua casa protegida, você deve estar atento. O Senhor usa a figura do ladrão aqui para demostrar que sua vida precisa estar sempre pronta para o seu retorno. Quando estamos preparados, sentimo-nos mais seguro para enfrentar aquilo que temos pela frente.
            A preparação da vigilância – v. 44 “Assim, também vocês precisam estar preparados...” Prepare-se pessoalmente, imediatamente e completamente, pois o teste está chegando. Prepare-se com segurança, cuide-se para que você tenha feito tudo o que o Senhor planejou para sua vida aqui na terra.
            A percepção de vigilância – v. 46 – O servo foi elogiado por sua atenção, atitudes e ações. "Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?” Você está procedendo assim? Vive com a percepção de que um dia terá que prestar conta de tudo aquilo que o Senhor colocou em suas mãos para cuidar?
            A recompensa da vigilância – v.47“Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.” Seu serviço será reconhecido, recompensado e recomendado.
            Os perigos da falta de vigilância – v.48“Mas suponham que esse servo...” Aqui somos advertidos da desatenção com a nossa vida espiritual. A causa desta desatenção – “‘Meu senhor se demora”. Ela é gerada no coração e se manifesta no exterior, mas é fruto de uma vida que deixou de crer nas verdades bíblicas. A demora gera em seu coração uma sensação de que não há perigo algum. Passa proceder de forma perigosa – v.49  Uma conduta insensível “...então comece a bater em seus conservos.” Uma vida egoísta e egocêntrica, que não se importa com o próximo. A vida das pessoas é apenas meio para satisfazer seus instintos maus.  Conduta descuidada - “comer e a beber com os beberrões.” Os prazeres da carne sobrepõem-se aos valores éticos e morais, não há limites para sua satisfação.  Conduta calamitosa vv 50,51 – O Senhor virá em um dia e hora, que aquele servo não espera e fará a separação entre os fieis e infiéis. Certamente aqueles que foram desatentos com suas vidas espirituais sofrerão as consequências dos seus atos, a morte eterna. Aqui o Senhor Jesus revela o destino daqueles que vivem descuidadamente, o inferno. Ninguém falou mais sobre este assunto do que Jesus Cristo. O inferno é uma realidade, sem questionamento, dúvida ou negação. Sua existência é para Satanás e os seus anjos, bem como os seus seguidores. O caminho que conduz a tal lugar de perdição é o caminho da rebelião exterior e da procrastinação interior (coração). Jesus o descreve como: “... onde haverá choro e ranger de dentes". Onde não haverá mais possibilidade de libertação.
            A prioridade da vigilância - 25:1-13 – Jesus ilustra com as dez virgens. Ambas são semelhantes, no convite e na expectativa, porém dividiram-se em dois grupos: quanto ao caráter – sábias e tolas; quanto à conduta – com e sem óleo/ santidade e impureza; quanto à consequência – as que entraram e as que ficaram de fora. As tolas/imprudentes interpretaram de maneira errônea a longanimidade de Deus, a demora as conduziu para o comodismo, o sono espiritual. Passaram a viver como se não fosse ocorrer o grande dia! O Grito v.6 – “à meia-noite” – Foi inesperado, inconveniente, mas o tempo pré-ordenado, o momento de encontrar-se com Cristo pessoalmente. O tempo de despertar, de explicar (nossas lâmpadas – Se andamos e fomos luz para o mundo), de revelar (quem vai celebrar a festa com o noivo e quem vai ficar de fora). A convocação – v.10 – O noivo chegou, quem estava preparado entrou para o banquete nupcial, as portas foram fechadas. Aquelas que desperdiçaram seus talentos e não estavam preparadas ficaram de fora. Não haverá mais oportunidade, o noivo afirmou para aquelas que ficaram de fora: “A verdade é que não as conheço!”
            Você está preparado? Cuidado! Jesus nos advertiu: "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!" Que o Senhor nos ajude a viver diligentemente a nossa vida cristã, prontos para o nosso encontro com Ele.

           Rev. Liberato Pereira dos Santos




ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



Postar um comentário