sábado, 1 de setembro de 2018

VOCÊ ESTÁ PREPARADO? - 02.09.18

+ No comment yet


VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Lucas 12:35-40

            Muito provavelmente, você já ouviu expressões como: Prepare-se para o mercado de trabalho; É melhor você está pronto para o seu exame; Apronte-se para ir à escola, e outras semelhantes. Ouvimos com frequência tais instruções, assim sabemos que devemos estar atentos.
            No texto supracitado, Jesus nos diz: “Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam" Uma mensagem clara, direta, e muito importante! Percebo que poucas pessoas estão realmente prontas para servir a Cristo, a maioria se encontra ocupada demais com as coisas materiais e seus afazeres. Mas o Senhor nos adverte nessa passagem de que devemos estar preparados. Fica evidente que Cristo faz referência à Sua segunda vinda. Seu primeiro advento foi uma missão da graça, mas, de acordo com as Escrituras, o segundo será uma missão de julgamento. Tempo de separar o joio do trigo (Mt 13:40), provar nossas obras no fogo (I Co 3:13-15). E para isso devemos nos preparar.
            No início desse capítulo, Jesus contou a parábola sobre um homem que armazenou riquezas para si e pôs sua confiança nelas. O Senhor o denominou de tolo e, naquele mesmo dia, chamá-lo-ia para a eternidade, e então quem possuiria tudo que conquistara? Experimentamos um tipo de vinda de Cristo quando morremos. A questão então permanece: Você está pronto para se encontrar com o Senhor? Se Cristo vier agora, você está satisfeito com a maneira de como vive para Ele? Ou se arrependeria por dispensar a maior parte dos seus esforços com assuntos sem importância?
            No processo de preparo, o Mestre manda-nos “cingir os lombos e acender a nossa candeia.” Essa ordenança deixa claro que a vida cristã não é de indiferença, passiva e complacente com o estilo de vida do mundo decaído. No cristianismo, a ação é fundamental. Num mundo de escuridão, somos chamados a ser faróis, fazendo brilhar o amor e a justiça dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Ação não apenas para se assentar no banco de um templo, religiosamente, mas em todos os momentos do nosso viver. A vida é um dom de Deus para ser usada sabiamente para a Sua glória. Por que devemos priorizar o trabalho e os valores do Reino? A resposta é simples, porque nos traz a verdadeira alegria e a recompensa duradoura.
            Jesus compara aquele que “cingiu os lombos”/“vestiu-se de ação” com um escravo esperando pelo retorno do seu senhor para o banquete de casamento, a fim de lhe abrir a porta, ao escutar a batida. Abençoado é aquele que o Mestre o encontrar em alerta, no Seu retorno, pois será servido por Ele! (vv.36-38) Não há trabalho mais gratificante do que servir a Cristo! Alguns pensam que necessitam abandonar suas atividades profissionais e se tornarem um missionário, pois só assim servirão a Cristo. Porém esta não é a única forma de servi-Lo. O desafio que está diante de nós é transformar nossas profissões como oportunidade para manifestar a glória de Deus aos homens. Nesta sociedade afundada no “politicamente correto”, onde impera o hedonismo, trabalharmos para servir ao próximo, manifestando o amor de Deus e os valores do Seu reino.
Cristo está voltando, nosso trabalho será testado, somente aquilo que fizermos para a Sua glória sobreviverá ao fogo do refinamento.  Transformar nossas atividades cotidianas e comuns no trabalho para o Reino é o que glorifica a Deus. Quando o Senhor é glorificado, nossa alegria é completa. Jesus mostra isso na parábola: “Bem-aventurados aqueles servos, que o senhor, quando vier, achar vigiando!” No original, a expressão “bem-aventurado” significa “mais do que feliz”, “super feliz”. Feliz é aquele que está pronto para trabalhar pelo Reino de Deus. Veja que o servo ganha mais que a felicidade, recebe mais do que apenas um sentimento caloroso ao saber que se saiu bem. Ele é recompensado. Quando Cristo retornar, aquele que estiver preparado será servido por Ele. O mestre servir ao servo? Não encontramos esse precedente na Palestina do primeiro século, na melhor das hipóteses, os servos seriam recompensados ao serem convidados a se assentar e comer com seu mestre. No entanto Jesus promete ao cristão, que está “vestido de ação”, que o servirá, isso é verdadeiramente excepcional!
            Você pode pensar: Será que tenho tempo, força ou capacidade para servir a Cristo? Lembre-se: Não servimos a Cristo, nem fazemos o trabalho do reino com nossas próprias forças, mas na força e no poder do próprio Senhor (I Pe 4:11). Ele já colocou Seu Espírito em nossos corações para nos ajudar nessa gloriosa tarefa.
            Prepare-se diligentemente, pois Ele virá como um ladrão. Não sabemos o momento exato, mas sua vinda é certa. Também é verdade que há muito trabalho a ser feito aqui na terra pelo Reino de Deus, assim estejamos “vestidos de ação” e fazendo brilhar a nossa luz para que os homens conheçam a Cristo e glorifiquem a Deus.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  







           

Postar um comentário