sexta-feira, 23 de novembro de 2018

UM TESTEMUNHO DE AÇÃO DE GRAÇAS 25.12.18

+ 1 comment


UM TESTEMUNHO DE AÇÃO DE GRAÇAS
Jonas 2: 1-10.

              Há uma coisa que todos os cristãos devem ter em comum com o profeta Jonas - um testemunho de gratidão pela graça e misericórdia de Deus em salvá-los. O texto em epígrafe é um salmo de ação de graças, onde o profeta, em forma de poema, agradece a Deus por mostrar Sua misericórdia para com ele. Este depoimento de agradecimento de Jonas em relação à sua libertação tem quatro passos claros, que devemos considerar ao comemorarmos o Dia Mundial de Ação de Graças:
            Uma vida cheia de apreciação – v. 2 Ele se alegra porque Deus ouviu o seu clamor no momento de aflição. No v.6, afirma: “... mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus!”  Todo cristão verdadeiro deve ecoar um cântico de gratidão a Deus pela sua salvação. Mostrar sua admiração pelo incrível ato de bondade de Deus ao nos permitir um relacionamento com Ele, por meio do sacrifício vicário do Seu filho, Jesus Cristo. Muitas vezes, as feridas e problemas vêm não pelo que fazemos ou falamos, mas pelo que deixamos de realizar ou proclamar. Assim não deixemos de bendizer a Deus, neste dia, pelo que Ele fez em nossas vidas. A Ele, pois, toda honra e glória para sempre!
            Viver a vida mesmo nos pontos de extremidade – Vv 3-6 Há limites para as nossas vidas, quando nos encontramos em situações desagradáveis. Diante do luto, doença, solidão, depressão, abandono ou tragédias, o que fazer? Afundar na autopiedade? Ficar bravo e culpar Deus por nossa situação? Veja que Deus colocou Jonas em situação semelhante: “Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares...” v.3. Nós também podemos passar por pontos de extremidade, Deus frequentemente vai utilizá-los para nos atrair para mais perto dEle. O extremo, muitas vezes, torna-se oportunidade de crescimento, nela o verdadeiro caráter do filho de Deus amiúde se manifestará, em vez de ser destruído, sua confiança e entrega a Deus o farão vencedor. Foi o que ocorreu com o Profeta. Tenha certeza de que Deus nos encontrará também em nossos pontos extremos, quando nos voltamos para Ele clamando por salvação.
            Viver em consagração – Vv 8-9 Qual é o seu propósito de vida? O que realmente o motiva a continuar? Estas são perguntas que seu coração já sabe a resposta. Pode ser sua família, profissão, aquisição de bens, aposentadoria,  viagens, ou outras coisas. Muitas destas aspirações são legítimas, mas não devem estar no centro de nossas vidas, nada pode ocupar o primeiro lugar da nossa existência, senão Deus. Se elas são o alvo da nossa atenção, serão os nossos ídolos, a quem servimos. No versículo oito, o Profeta afirma que desprezamos a misericórdia de Deus, quando assim procedemos. O próprio interesse de Jonas por si mesmo e sua nação se tornou seu ídolo. Quando Deus o mandou à Nínive, não aceitou de boa vontade, pois era muito patriótico para isso. Não queria a salvação dos inimigos de Israel, quando esta era a vontade de Deus. Para que ele pudesse dizer: “Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor" v.9, foi necessário o Senhor levá-lo ao ventre do grande peixe.
Você tem algum ídolo que está tomando o lugar de Deus em sua vida? Não se engane, Ele deseja ocupar o primeiro lugar, e não ficar em segundo plano. Se for necessário, o Senhor o levará a um ponto de extremidade, a fim de trazê-lo à sua presença.
“A salvação vem do Senhor...” – V.9 Aqui está uma declaração ousada de gratidão e de profundo significado espiritual. Jonas havia experimentado essa realidade não apenas uma vez, mas duas: primeiramente o chamado de Deus como profeta, o Senhor foi a sua salvação, mas agora o braço do Senhor vem para salvá-lo da morte no ventre do grande peixe. Sua salvação dependeu totalmente da intervenção divina. Não podemos esquecer-nos desta preciosa verdade: a nossa salvação vem exclusivamente do grande amor do Senhor, não há mérito nenhum em nós. Como Jonas, devemos confiar somente em Deus para a nossa libertação, não olhar para as nossas obras e templos sagrados, mas somente para o Calvário, onde Jesus Cristo foi morto pelos nossos pecados, ressuscitando ao terceiro dia, a fim de que pudéssemos assentar-nos nos lugares celestiais com Ele. Simplesmente clamamos pela misericórdia, e Deus responde, pela graça somos salvos por meio da fé, e isto não vem de nós, por isso não há lugar algum para o orgulho humano.
Meus irmãos que o Senhor nos ajude a apreciarmos sempre a Sua grandeza. Quando passarmos pelos momentos difíceis da nossa existência, vivamos para fazer a vontade daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, dando-nos por sua infinita misericórdia tão grande salvação.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
            
         


ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



1 comentários:

  1. Grata! Sempre textos edificantes. Continuo precisando de oração pelo meu Lar. Tenho andado pensando demaaiiiiiis em ir fazer, no dia 4/12, um ano sem Juárez. Sei que o nosso Consolador tem nos sustentado e nos tira da Garganta de um Grande Peixe. Abraços,!Saudades mil.

    ResponderExcluir