sábado, 2 de fevereiro de 2019

O QUE NOS FAZ UM HERÓI DA FÉ? 03.02.19

+ No comment yet


O QUE NOS FAZ UM HERÓI DA FÉ?

Hebreus 11:32;12:2
Hoje, na IPB, celebramos o Dia do Homem Presbiteriano. O desafio do homem cristão é ser um herói da fé. Mas o que realmente é um herói? O dicionário define como: homem mitológico e lendário, muitas vezes de ascendência divina, dotado de grande coragem e força, celebrado por suas façanhas ousadas e favorecido pelos deuses. Uma pessoa conhecida por façanhas de coragem ou nobreza de propósito, especialmente alguém que arriscou ou sacrificou sua vida: Uma pessoa notável por realizações especiais num campo particular (educação, esportes, medicina, e outros setores da vida).
Muitos têm pensamentos equivocados do que é ser um herói. Hebreus 11 fornece uma lista de alguns heróis da fé, do passado. Eram pessoas comuns que foram usadas por Deus. Hoje também, podemos tornar-nos heróis de Deus. Assim, quero compartilhar sobre aquilo de que precisamos para ser um verdadeiro herói cristão. Você observará que não é ser um super-homem, dotado de uma infinidade de habilidades e talentos, mas um indivíduo simples, aparentemente sem nenhuma capacidade, disposto a acreditar na Palavra de Deus, comprometer-se com a Sua vontade e dedicar-se à Sua obra.
            Crer na Palavra de Deus – Hoje, muitos consideram jogadores de futebol, estrelas de cinema, músicos como heróis. São considerados como tal porque fazem coisas que a maioria de nós não consegue realizar. Mas os heróis da Bíblia não eram apenas homens e mulheres de habilidades ou talentos extraordinários, mas homens e mulheres de fé extraordinária. Confira aquilo que o apóstolo Paulo, na primeira epístola aos Coríntios 1:26-30, fala sobre eles.
            Todo indivíduo listado em Hebreus 11 acreditava na Palavra de Deus. Em Romanos 4:18-20, Paulo fala que Abraão não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi forte em sua fé, dando glória a Deus. No versículo seis, de Hebreus 11, o escritor afirma: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”  E segundo Paulo, esta fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus ( Rm 10:17). Certamente Deus pode usar uma pessoa de grande intelecto, mas somente quando a sua fé for ainda maior. Os verdadeiros heróis cristãos não são aqueles que aparentam ser, mas aqueles que vivem firmados nas promessas de Deus.
            Compromisso com a vontade de Deus – O escritor de Hebreus declarou que os heróis da fé foram pessoas que morreram crentes, sem receber o que lhes tinha sido prometido, viram-no de longe, e assim a saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros nesta terra. (Hb 11:13-16) Foram pessoas comprometidas com o projeto de Deus, e se entregaram totalmente para que o Senhor as usassem segundo sua vontade. Li certa vez: “Um herói é alguém que é sincero e cumpre com o seu dever. Um homem que realmente se levanta, e é respeitado eticamente, moralmente e humanamente. O herói Josué em sua declaração demonstra esse caráter: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor" (Js 24:15). Não necessitamos de grandes homens para fazer grandes coisas, mas apenas de homens que se colocam nas mãos do Senhor. O Espírito Santo escolhe os ninguéns da igreja, e os torna alguém, quando eles estão comprometidos com a vontade de Deus em suas vidas. Devemos ser consagrados não somente à obra cristã, mas primeiramente à vontade de Deus, de ser e fazer aquilo que Ele requer.
            Dedicados ao trabalho de Deus – O apóstolo Tiago mostra que nossas obras acompanham a nossa fé. “Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.” (Tg 1:22) Assim, aquele que crer nas promessas de Deus dedica suas vidas completamente a fazer a Sua vontade. William Booth afirmou: “Fé e obras devem viajar lado a lado, passo a passo, como as pernas dos homens caminhando. Primeiro fé e depois a ação, então fé novamente, e ação em seguida, até que você não possa distinguir qual é uma e qual é a outra.”
            Há um provérbio norueguês que diz: “Um herói é aquele que sabe como se dedicar um minuto a mais.” No serviço de Cristo, os heróis são aqueles que trabalham até que Cristo diga que é hora de parar. O escritor de Hebreus orienta-nos que estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas, por isso devemos deixar tudo aquilo que nos atrapalha (pecados e inutilidades) e correr com paciência a carreira que está proposta diante de nós, olhando para o Autor e Consumador da fé. (Hb 12:1-2).
            Os verdadeiros heróis são aqueles que creem nas promessas de Deus, certos de que elas não falham. Procuram compreender o projeto de Deus para sua vida aqui na terra e executam com todo empenho a vontade do Senhor para todas as áreas de sua vida. Aliam sua fé à prática de obras, que aperfeiçoam e demonstram sua crença. Trabalhando sem cessar para a glória de Deus.
              Rev. Liberato Pereira dos Santos





ATENÇÃO!
Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  



               

Postar um comentário