quinta-feira, 7 de maio de 2020

UMA MÃE DE VERDADE 10.05.20

+ No comment yet



Provérbios 31: 10-31
A atriz Meryl Streep interpretou, em filmes, o papel de várias mães longe de serem perfeitas. Representou o papel Joanna Kramer, que deixou o marido e filho para ir à Califórnia encontrar seu verdadeiro eu. Em “Sophie's Choice”, foi a mãe que deu a filha às câmaras de gás de Auschwitz, para que o filho tivesse uma chance de vida. Em "Silkwood”, desempenhou o papel de funcionária de uma usina nuclear, a qual não possuía a custódia dos filhos. Mãe de dois filhos, Meryl Streep foi questionada, porque era escolhida para representar mães ruins. Ela respondeu: “Bem, é sobre elas que eles escrevem o enredo, eles não fazem filmes sobre mães comuns, fazem?
            A Bíblia nos dá várias imagens de feminilidade e maternidade. Uma dessas imagens encontramos no texto supracitado. Nele podemos notar o verdadeiro valor de uma mãe e sua devoção a Deus. A mãe que se dedica a Deus e às coisas de Deus é uma mulher de verdade. O sábio a identifica como:
            Uma mãe criativa – O escritor de Provérbios detectou um elemento de aventura nessa mulher. No v.13, o sábio observou sua disposição de trabalhar “com mãos dispostas”. Ela estava resolvida a levantar-se “enquanto ainda é noite” v.15, e garantir comida para sua casa. Atenta para as oportunidades de negócios, especialmente no setor imobiliário. Sabia o valor dos bens, que produzia. Trabalhava até altas horas da noite. Era uma mulher disposta a ousar, a qual se arriscava. Uma mulher de vanguarda, à frente do seu tempo. Ela via as necessidades de sua família e estava preparada para gastar a si mesma e suas energias em favor dos seus. Uma mulher que tem coragem de arriscar!
            Em nossa sociedade, uma mãe de verdade é retratada de maneira fascinante. Ela é a mulher, cujos armários estão cheios da moda mais atual e fina. Carrega três estojos coloridos de maquiagem para os olhos, uma cor diferente para cada ocasião. Mas isso não é necessariamente o que significa uma mulher de verdade. O conceito bíblico de feminilidade se concentra em algo mais profundo.
As Escrituras a descrevem como a mulher, cuja vida é dedicada a Deus e às coisas do Senhor. Exalta a mãe, cujo compromisso é com o Senhor. A Bíblia enfatiza o interior e não o exterior, o eterno e não o temporal. Uma mulher de verdade é linda por dentro. Sua devoção ao Senhor é óbvia em sua vontade de tentar as coisas. Ela possui uma alma pura, um impulso divino, que faz sua beleza brilhar, mesmo quando os anos lhe tiram a beleza da juventude.
            Uma mãe disposta para honrar a Deus em sua casa e comunidade – Uma linda história nos pode ajudar a ilustrar esta verdade: Alice Cowan é dona de uma creche, aposentada na Califórnia USA. Ela recorda como sua mãe era alguém, que honrou a Deus. Reunia a família aos domingos e cuidava para que todas as crianças se vestissem e todos a ia fossem à Escola Dominical e cultos dominicais juntos. A mãe de Alice dava a cada criança uma moeda, que havia ganhado durante a semana, costurando para os vizinhos. Aquelas moedas eram para o momento precioso da coleta. A mãe de Alice amava tanto a família e a sua igreja que se sacrificava por eles.
            A imagem de uma mãe honrando a Deus em seu lar e comunidade está presente em Provérbios 31. Nos 22 versículos, o escritor nos dá um poema acróstico em hebraico, que ensina sobre uma mulher modelo, uma mulher dedicada a honrar a Deus, onde passou a sua vida.
            Uma mãe de verdade é devota à sua casa e à sua comunidade. Se nós presbiterianos fôssemos canonizar as pessoas, precisaríamos começar pelas mães. São elas que oram e levantam recursos para missões nacionais e estrangeiras. Elas são aquelas que nos ensinam na Escola Dominical e as palavras: “Jesus me ama, isso eu sei.”
            Hoje, comemora-se o Dia da Mães, rogo a Deus que todas as nossas mães sejam “Mulheres de verdades! Criativas, para cuidarem das suas famílias, e dispostas a honrar a Deus, suas casas e a igreja. Louvamos a Deus pelo trabalho abnegado de cada uma, vocês são valorosas.
            Rev. Liberato Pereira dos Santos



ATENÇÃO!





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura.  


Postar um comentário