I Coríntios 11:23-28
Meu
próposito com este artigo não é ignorar a importância das ferramentas que a
internet nos oferece para a realização de diversas atividades na propagação do
Evangelho, mas mostrar que a Ceia do Senhor na perspectiva bíblica
neotestamentária é presencial. O mesmo príncipio serve para o Culto comunitário.
Aproprio-me do texto em
destaque, onde o apóstolo Paulo orienta à comunidade de Corinto sobre a Ceia do
Senhor. Importante lembrar que nos primórdios da igreja Cristã, esse sacramento
era celebrado não apenas uma vez por mês, como fazemos hoje, na maioria das
denominações. A recomendação paulina, que ele recebeu do Senhor, seria que os
cristãos deveriam comer do pão e beber do cálice em memória do sacrifício de
Cristo na cruz do Calvário. Assim, nosso Salvador nos deu uma maneira singular
de nos lembrarmos d’Ele, e, especialmente, recordarmos que Ele morreu na cruz
por nós. Cada vez que vamos ao culto público e participamos da Ceia do Senhor, é
necessário não nos esquecermos de Sua morte por nossos pecados.
Devemos
considerar que existem quatro nomes diferentes usados no Novo Testamento para
identificar esse Sacramento, se examinarmos atentamente cada um deles, veremos
que sua prática exige a presença física.
Ceia do
Senhor – ICo 11:20 - Não porque o
fazemos na hora da ceia, mas porque foi instituído durante a ceia (Mt 26:26). O
Senhor Jesus estava comendo a ceia pascal com Seus discípulos, o que era uma
festa muito especial para o povo de Deus. Ele enfrentaria a morte, e pretendeu
dar-lhes uma maneira simples e facilmente disponível, para lhes refrescar as memórias. O Mestre queria que
eles retivessem na mente o Seu sacrifício cada vez que se reunissem para comer
o Pão e beber o Vinho. Ele prometeu está presente espiritualmente nesse
ajuntamento para a celebração. Assim a cerimônia da Ceia do Senhor é
presencial. E cada um deve examinar a si mesmo, ou seja, é um momento de
reflexão sobre nossas próprias vidas, comparando-as aos ensinamentos de Jesus
Cristo.
Mesa do
Senhor – I Co 10:21 – “Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do
cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos
demônios.” Isso está relacionado com nosso comportamento. Deus nos está
dizendo que Ele não deseja que Seus filhos sirvam ao diabo e o mundo. Se formos
à Mesa do Senhor no domingo, devemos viver para Ele durante toda a semana. Se
vamos à Mesa do Senhor com pecado em nosso coração, é como chegar à mesa na
hora da refeição em sua casa com as mãos sujas. Se os nossos pais não aprovam,
muito mais o nosso Deus. Paulo disse que não podemos participar de maneira
indigna (ICo 11:27). Mesa fala de reunião presencial de todos, para a refeição.
Comunhão
– I Co 10:16 - “Não é verdade que
o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que
o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?” Aqui,
relacionona-se com a unidade da Igreja. Só somos igreja se estivermos no Corpo
de Cristo. Não há igreja na individualidade! A palavra “comunhão” significa compartilhamento,
união. É no envolvimento com o Corpo de Cristo, Sua Igreja, que vivenciamos os
mandamentos recíprocos de amar, perdoar, servir, instruir, repreender uns aos
outros. Igreja é o ajuntamento daqueles que foram remidos pelo Sangue de
Cristo, a família da fé. Uma família come junta na mesma mesa. Os cristãos
podem não ser capazes de estarem todos na mesma mesa ao mesmo tempo, mas
devemos estar com tantos quantos podemos, e pela fé participamos na comunhão
com todo o Corpo de Cristo.
Partir o
pão – At 2:42 – Esta era a maneira comum de como a Igreja primitiva falava
dessa prática. Em parte, pois eles frequentemente faziam uma refeição juntos
antes da ministração do sacramento, assim literalmente partiam o pão. Nos
primórdios do cristianismo, era um ajuntamento festivo. Em Atos 20:7 registra: “No
primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo.
Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.” Paulo
e seus companheiros estavam em uma viagem missionária, uma missão importante,
mesmo assim, permaneceu em Trôade, por sete dias, porque achava importante ter
comunhão com os cristãos daquela cidade. Podemos notar que a comunhão foi um
fator muito importante na vida da Igreja primitiva, e é uma parte não menos
relevante da vida da igreja em nossos dias. É por isso que temos nossas
reuniãos comunitárias presenciais.
Desta
forma, o Sacramento é chamado de “Ceia do Senhor”, porque o Senhor está sempre
conosco, quando nos reunimos para celebrá-lo.
“Mesa do Senhor”, porquanto é para a família de Deus, e espera-se que
cheguemos a ela em um estado de espírito puro. “Comunhão”, porque é um sinal da
unidade da Igreja e não podemos manter um relacionamento com Ele fora do Seu
corpo, e no NT, “partir o pão”, porque era tão importante para eles quanto suas
refeições diárias. Sabemos que neste tempo de pandemia devemos ter os cuidados essenciais
em face da aglomeração, a fim de evitarmos o contágio, por isso temos utilizado
os recursos tecnológicos para zelar pela igreja, todavia não há base bíblica
para a “ceia online”. Precisamos, ainda, entender que não podemos substituir
nossas reuniões presenciais pelas remotas, razão por que, assim que pudermos,
com os devidos cuidados, devemos anelar pela vida em comunidade.
Rev. Liberato
Pereira dos Santos
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