sábado, 9 de abril de 2022

A ADORAÇÃO QUE DEUS REQUER 10.04.2022

+ No comment yet


Miquéias 6:1-8

            Deus escolheu abençoar Israel e, por seu intermédio, o mundo. Eles foram separados para adorar ao Senhor e ser suas testemunhas para as nações, mas infelizmente se desviaram. No texto supracitado, Deus estava pleiteando a sua prioridade, chamando as montanhas e colinas para serem suas testemunhas. Ele afirmou que foi fiel, não decepcionou o Seu povo e cumpriu a promessa que fez a Abraão, de que seus descendentes seriam abençoados. Mas o povo afastou-se da sua presença, buscando os seus próprios interesses e adorando a falsos deuses.

            Semelhantemente, vivemos vidas ocupadas e desordenadas. Perdemos o sentido de Sua presença e Suas prioridades. Necessitamos priorizar Deus, separando tempo para meditar em Sua Palavra e buscá-Lo em oração. Você tem sido leal ao seu Deus fiel?

            A verdadeira adoração é um relacionamento. Comunhão e intimidade com Deus. Israel O deixou. O que o povo tinha agora era apenas religião, não um relacionamento. Tinha aparência, mas nenhuma essência. Você tem aparência de um cristão, mas seu coração não está com Ele. Isso é assustador! Se ocorreu com Israel e os fariseus no tempo de Jesus, precisamos estar atentos, pois pode acontecer conosco. Onde está o seu coração hoje? Onde está Deus em sua vida?

            Miqueias pinta um quadro triste nos versículos seis e sete. O povo estava apresentando-se diante de Deus, oferecendo os melhores bezerros e cereais, em qualidade e quantidade, porém seus corações estavam longe. Aquilo que o Senhor falou por meio de Isaías 29:13: “Este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim...” Eles tinham todas as formas externas, mas seus corações estavam afastados de Deus. Estavam vivendo em pecado, apenas religiosamente.

            Então, o que Deus realmente deseja? O que Ele espera dos seus servos? O Senhor está procurando a vida correta, não os rituais, o coração puro, não as formas. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” V.8 Algo semelhante Jesus disse aos fariseus, em Mateus 23:23, confira. Eles não estavam sem a Palavra de Deus, não eram ignorantes dos Seus caminhos. Sabiam claramente de tudo, mas não colocavam em prática. Isso nos soa familiar, não?

            A verdadeira adoração obedece. Deus fala por meio do profeta que a melhor adoração que o povo poderia dar não eram as ofertas dos excelentes bezerros, carneiros, cerais, mas fazer aquilo que Ele lhe ordenou. A melhor adoração que podemos oferecer a Deus é viver em obediência à Sua Palavra. Adoramos ao Senhor, quando fazemos sua vontade e honramos o Seu santo nome. O Profeta Samuel disse ao rei Saul: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” (I Sm 15:22). Na verdadeira adoração nos assemelhamos e comportamos como aquele que O adoramos. Não é apenas um ato, como trazer sacrifícios ou ir ao templo, mas uma vida de completa obediência.

            Temos a tendência de compartimentar nossa vida em diferentes áreas: vida da igreja, pessoal, familiar, corporativa, social… E quando vamos ao templo, isso é adoração, um evento em que nos vestimos e nos comportamos melhor, nas outras áreas Deus não há espaço. Mas adoração é mais do que isso. O Senhor disse à mulher samaritana, junto ao poço, que não tem nada a ver com o Lugar, mas com a pessoa de Deus. Se a adoração é um encontro com Cristo, então deve ocorrer todos os dias em todos os lugares. Cada vez que escolho obedecer a Deus, fazer Sua vontade e honrar o Seu nome por minhas palavras e comportamento, estou adorando-O.

            Os impactos da verdadeira adoração. A fé cristã não é individualista. Não é somente sobre mim e Deus, e nada mais. Israel foi abençoado para se tornar uma bênção para as nações. A bênção de Deus não é um fim em si mesmo, é um testemunho para um mundo perdido. Isso transforma vidas. A grande questão: “O que o Senhor exige de você?” Deus esperava que a fé de Israel transformasse a sua sociedade. É interessante conferir o que Deus disse ao profeta Ezequiel sobre o povo de Sodoma. (Ezequiel 19:49-50). Aquela cidade seria destruída por causa da sua iniquidade, porque não amparou o pobre e o necessitado. A verdadeira adoração nos leva a nos preocuparmos com aqueles que vivem ao nosso redor, especialmente os necessitados e excluídos. A verdadeira adoração abençoa a todos os povos.

            Como podemos viver a verdadeira adoração? Permanecendo na luz, conectado a Jesus. Adoração é relacionamento e não religião. Obedecendo a Deus, lembrando que as formas externas não significam nada se nossos corações não estiverem bem com o Senhor. Por fim, Miquéias diz: “… que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Que o Espírito do Senhor nos ajude a sermos verdadeiros adoradores.

            Rev. Liberato Pereira dos Santos

 

ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/pYYxFS7b#3NZA15LKMnc2YjbBzPRWlqa_5VHLibkN3qkPksydD1M

 

Postar um comentário