Lucas 12:15-21
Jesus, na sua simplicidade, nos ensinou algo muito relevante a respeito do sucesso: “A vida não é medida pelo quanto você possui.” (v.15). Utilizarei algumas linhas, para considerar duas perguntas. Como medimos o sucesso? E qual a visão de Jesus sobre sucesso?
Geralmente, influenciados pela nossa cultura, tendemos a medir o sucesso por um dos três parâmetros:
O sucesso pelo poder – Reconhecemos como bem-sucedidas aquelas pessoas que conseguem alcançar status relevantes, seja religioso, político, social. Cargos, títulos e honrarias. Para obtê-lo, muitos estão dispostos a venderem as suas próprias vidas.
O sucesso pelo prazer – Somos influenciados por uma sociedade obcecada pelo prazer hedonista! Que procura ignorar a dor e o sofrimento, pautando sua existência na satisfação dos desejos carnais. A brevidade da vida acelera a busca pelo prazer, vamos deixar de lado esse negócio de morte e curtir a vida. As pessoas de sucesso são aquelas que conseguem desfrutar com mais intensidade dos prazeres desta vida.
O sucesso pelas posses – Esta é a verdade apresentada na declaração de Jesus, em nosso texto. Muitos investem seu tempo e trabalho para adquirir bens materiais. Abandonam sua família, amigos, vida espiritual para alcançar mais recursos financeiros e acumular fortunas.
Mas qual é a visão de sucesso para Jesus? O que Ele nos ensinou?
Jesus mede o sucesso pelo propósito de vida – O Pastor Rick Warren começa seu best-seller, “Uma vida com propósito” com as seguintes palavras: “Não é sobre você. O propósito de sua vida é muito maior do que sua própria realização pessoal, sua paz de espírito ou até mesmo sua felicidade. É muito maior do que sua família, sua carreira, ou até mesmo seus sonhos e ambições mais loucos. Se você quer saber por que foi colocado neste planeta, deve começar com Deus.”
Há um versículo bíblico que me chama bastante atenção, e considero descrever uma vida bem-sucedida: “Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.” (At 13:36) O ponto central desse verso é “conforme o desígnio (vontade) de Deus”. Davi entendeu que seu propósito de vida era servir a Deus. Sua vocação é o que você faz para viver. Seu propósito de vida é o que você faz para Deus. Isto é o que Jesus nos ensinou na oração do “Pai nosso”, quando disse: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade.” O sucesso na vida envolve fazer a vontade de Deus e cumprir o Seu propósito.
Jesus avalia o sucesso pela preparação para a eternidade – O propósito de vida e a preparação para a vida eterna andam de mãos dadas. Jesus fez a declaração: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (v.15) Ele estava procurando levar-nos a olhar além desta vida. Imediatamente depois de fazer essa declaração, Jesus contou uma história, veja: “As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: “Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! —disse para si mesmo. —Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.’” "Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? ” Jesus concluiu: —Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.” No exemplo, Jesus ilustrou a abordagem de algumas pessoas da nossa geração, cuja filosofia é ter bens materiais, comer, beber e desfrutar dos prazeres da vida. Ele nos ensinou que a vida não se resume a esse tempo curto e passageiro aqui na terra, mas devemos preparar-nos para a eternidade. Como bem disse Jeremy Taylor: “Deus deu ao homem um curto período de tempo aqui na terra, e desse momento depende a eternidade.” E ainda John Tillotson: “Aquele que provê para esta vida, mas não cuida da eternidade, é sábio por um momento, mas tolo para sempre.”
Você pode pensar, essas definições de sucesso são irreais, elas não se coadunam com a natureza humana. Sim, você está certo! Como humanos, não buscamos naturalmente a vontade de Deus, nem pensamos em nos preparar para a eternidade. Isso porque somos autocentrados e totalmente envolvidos com as coisas desta vida. Quando procedemos assim, estamos construindo nossa casa sobre uma base instável, como Jesus disse: “sob a areia”. Estamos realizando um mau investimento. Na passagem em apreço, Jesus procurou ajudar-nos com os nossos pensamentos e perspectivas. Ele deseja dar-nos um novo propósito, uma nova medida de sucesso.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
ATENÇÃO
Disponibilizamos o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/RAgRmKqR#fz2YX8jYz0drFuH51FGNotI8VqI_y2lDzfzPqPTScyk
Amém. Como sempre, muito valiosos são seus ensinamentos amado pastor.
ResponderExcluirA graça de Deus é maior que a vida. Que Ele alimente sempre as nossas vidas com Sua palavra. Deus te abençoe.
ExcluirParabéns Pastor Liberato, belas e sábias palavras. Conforme dito o maior sucesso é a eternidade divina. Abraços
ExcluirAs Palavras do nosso Deus são preciosas, luz para os nossos caminhos. Que Ele nos ajude a colocar em prática. Deus abençoe sua vida e família. Um grande abraço.
Excluir