quinta-feira, 5 de maio de 2022

MÃE, UM SER ESPECIAL! 08.05.2022

+ No comment yet

 


Gênesis 2:22-3:20

            As mães são parte integrantes de nossas vidas, tanto no presente quanto no futuro. Para a maioria de nós, ela é o ser incomparável!

            A Bíblia menciona muitas mães e os seus muitos atributos. Existem genitoras boas, bem como aquelas que não foram tão exemplares, porém a Palavra de Deus nos apresenta várias características de mães. Nesta oportunidade vamos examinar três delas, e depois apresentarei algumas ferramentas de que toda mãe necessita.

            Criadas por Deus - Gn 2:18-24 e 3:20 – Eva. De todas as boas ideias que Deus já executou e utiliza, sem sombra de dúvida, a “Mãe” tem que encabeçar a lista. Ele colocou Adão em sono profundo e de sua costela lhe trouxe uma “auxiliadora”, que significa “alguém adequado exatamente às suas necessidades.”

Uma provocação: no versículo vinte e quatro, Adão diz: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.” Como ele sabia o que era um pai e uma mãe, se nem ele nem a mulher tinham pais? A propósito, neste momento (Gn 2), ela não tem o nome EVA, que na verdade significa a “mãe de todas os homens.” Creio que isso se deu, porque Deus já havia projetado Eva para algo especial. Ela era de fato a mãe de toda a raça humana.

            Uma das verdades com as quais temos que lidar é essa: as pessoas mais promissoras são as que enfrentam os maiores testes. Quando Satanás quer derrubar uma igreja e o evangelho, ele mira no pastor, presbíteros e líderes, por isso seu alvo foi a mulher para produzir a queda. Assim é necessário mamãe que você seja sempre vigilante e dependente do Pai celestial.

            Compelidas por Deus - Êxodo 1:22-2:3, Êxodo 6:20, Núm. 20:59 – Joquebede – Quando falamos do projeto de Deus para o homem e a mulher, a maioria pensa que é um “rebaixamento” o fato de ela ser chamada auxiliadora, mas na verdade isso não a faz inferior. As mães têm um instinto, uma força interior que lhes foram dados pelo próprio Deus, o que nenhum homem pode conhecer ou compreender. Podemos notar tais virtudes na mãe de Moisés. Ele nasceu numa época em que não era popular conceber um menino. Sem a proteção de sua mãe, ele seria morto. Os textos supracitados mostram o coração de uma mãe compelida por Deus. Ela viu que seu filho era “bonito” e se recusou a obedecer às leis do Egito, literalmente arriscar sua vida, e até o colocou em um local sob risco de vida e orou por ele. O instinto materno é o mais alto chamado de Deus. Mãe é um presente especial de Deus às famílias e possuidora de um sexto sentido de proteção. Este instinto maternal é concedido desde o nascimento, por meio da criação, às fêmeas de todas as espécies.

            Amadas por Deus - Lucas 1:26-35 registra a história daquela que é sem dúvida a mãe mais abençoada de todos os tempos. Seu nome é Maria e seu filho Jesus. A mensagem do anjo Gabriel foi “você não é apenas bem-vista, mas altamente favorecida”. Isso quase poderia ser interpretado como “uma mulher dos sonhos de Deus”. Alguém a quem Deus pudesse confiar Seu único Filho. Ao ler as Escrituras, vemos que: Maria era uma jovem pura, casta, com qualidades como inocência, humildade obediência, temor do Senhor, e coisas do gênero. Por causa dessas características, Deus escolheu abençoá-la. Jesus veio para morrer, a fim de salvar também a Sua mãe, tão somente por amor. Ela mesmo afirmou: “Minha alma se alegra em Deus, meu salvador.” Porque Deus ama as mães, Ele as fez especiais e enviou Seu filho para redimi-las.

            Finalizando, apresento-lhes algumas ferramentas de que todas necessitam para ajudá-las a se tornarem uma excelente mãe (pai), segundo o plano divino:

            Fé salvadora – Uma fé em Jesus Cristo, pois apenas ser mãe não vai levar ninguém para céu. Mães transmitam à sua família que não é somente frequentar a igreja que a conduz ao céu, mas é preciso crer no sacrifício remidor de Cristo para a nossa salvação. Entregar completamente nossas vidas a Ele. Vida de Oração – Um autor sacro afirmou: “Se eu pudesse ouvir minha mãe orar novamente.” Mães, seus filhos já ouviram você orar? Muitas são os filhos que testemunham: “eu estava com problemas e me lembrei das orações da minha mamãe”, e foram encorajados. Na história da igreja encontramos o relato de que Mônica, mãe de Agostinho de Hipona, orou trinta anos, sem desanimar pela conversão do filho, e ele se tornou um grande servo de Deus. Coração de serva – Quando consideramos todas as mães destacadas na Bíblia, as nossas próprias mães, bem como as dos nossos amigos, parece que todas têm dentro de si atitude de serva. Mas é necessário aprendermos a servir com humildade e excelência, para isso Cristo nos deu o exemplo: “assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mt 20:28). Serva não é aquela que pretende mostrar um bom serviço para humilhar os outros ou para exaltar-se, mas sobretudo a fim de glorificar a Deus. Que você mamãe seja excelente no serviço, que presta ao Senhor, ao Reino, sua família e ao próximo. E que Deus abençoe sua preciosa vida. 

                                                                                              Rev. Liberato Pereira dos Santos

 

ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/R9hVEZZS#wIA5O2gtScfYVeC-VHgZi6A7SmPERJ0VU2w3SMyzIjk

 

Postar um comentário