sexta-feira, 8 de março de 2024

TORNANDO-SE UMA IGREJA RELEVANTE 10.03.2024

+ No comment yet


I Ts 1.1-10

             A IPBN celebra, neste domingo, seu nono ano de Organização Eclesiástica. Tempo propício para olhar a jovem igreja de Tessalônica, que, apesar de novel e inexperiente, tornou-se relevante, apresentando-se como modelo para as comunidades da Macedônia e da província vizinha de Acaia. No texto supracitado, podemos verificar algumas ações dessa igreja, as quais nós da IPBN devemos praticar, a fim de que sejamos notáveis em nossa cidade.

            Dinamismo – Vv. 2-3 – Uma comunidade ativa na fé, amor e na esperança. João Calvino chama o versículo três de “uma breve definição do verdadeiro Cristianismo.” Os legítimos cristãos, numa igreja conceituada, são amorosos e esperançosos. A fé nos manda olhar para Deus, bem como para aquilo que Ele fez no passado pelos nossos pecados. O amor nos faz perceber os outros e aquilo que devemos realizar por eles. A esperança nos dar visão do futuro glorioso que nos aguarda. A fé, o amor e a esperança são produtivos: A fé produz obras de obediência, o amor o compromisso de amar os outros de forma prática, mesmo quando é difícil, e a esperança perseverança, porque sabemos que este mundo não é o que importa para nós, pois temos um futuro esplendoroso e eterno com Cristo. Sejamos uma igreja ativa na fé, no amor e na esperança.

            Eleita e amada – V.4 – Paulo afirma que aqueles crentes são escolhidos e amados por Deus. Que pensamento maravilhoso! Eles não são cristãos por acaso. Eles são especialmente selecionados. Por meio de estudo da doutrina da eleição na Bíblia, descobriremos que o povo de Deus nunca foi escolhido e amado por Ele, porque é melhor do que qualquer outro povo. Mas há uma razão dada para a escolha isso é tudo, veja Deuteronômio 7:8: “Foi porque o Senhor o ama.” E nos separou, porque decidiu amar-nos, embora não sejamos mais perfeitos que os outros.

Receptiva à Palavra – V.v 5-6 – “Com poder” é a forma como o evangelho chegou aos tessalonicenses. As palavras de Paulo tiveram um efeito poderoso na vida deles. “O Espírito Santo” é a pessoa de quem veio o poder para o evangelho ser pregado. “Convicção profunda” é uma total confiança e paixão. Quando Paulo ensinava com inteira confiança na sua pregação e no poder de Deus, a mensagem foi recebida com profunda convicção e inteira certeza, levando-os a viver o evangelho de forma prática.

Imita a Cristo e seus Apóstolos – Nos versículos seis e sete, Paulo os elogia por isso. Eles eram uma igreja que imitava a vida e a fé de Jesus e seus apóstolos. Observavam o modo como Paulo, Silas e Timóteo falavam, agiam, perdoavam, serviam. Como gentilmente eles os instruíram na verdade, com fé, esperança, amor e ousadia. Contemplavam o amor deles por Jesus, e adotaram a mesma maneira de viver. Certamente seguiram a instrução de Paulo em Efésios 5:1: “sejamos imitadores de Deus e de Cristo,” e de João, que nos ensinou a caminharmos como Jesus, como pessoas piedosas. (IJo 2:6). Mesmo diante das lutas e sofrimentos, não deixaram de imitar a Cristo com alegria.

            Comprometida com a pregação do Evangelho – No versículo oito, lemos:” Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia.” Em outras palavras, em todos os lugares pregavam a Palavra. Observe as duas maneiras pelas quais o evangelho se espalha: primeiro, por levarem a sério o anúncio da mensagem a todos a seu redor. Segundo, o testemunho deles era condizente com a pregação, a ponto das pessoas comentarem sobre a fé daquela igreja.

            As pessoas estão falando sobre nós assim? Elas falam sobre a boa recepção que tiveram em nosso meio? Comentam sobre a forma como vivemos a Palavra de Deus? Quando as pessoas se juntam a nós, elas pensam: “Bem, aqui está uma igreja que leva a sério a Bíblia, comprometida com as verdades do Evangelho?” Elas aquiescem, sou bem-vindo e amado aqui? Muitos naqueles dias falavam bem sobre as atitudes dos tessalonicenses no tocante ao evangelho.

Vidas transformadas – Vv 9-10 – “Pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperam do céu Seu Filho.” Aqui temos a imagem do que significa tornar-se cristão. Observe os verbos presentes: Voltar-se, servir e esperar. Eles deixaram as coisas erradas que praticavam, isso é fé; servem a Deus, isso é amor; aguardando com expectativa a volta de Cristo, isso é esperança. Cada vez mais devemos ter essa breve descrição da nossa vida cristã.

Sendo assim, que a IPBN, à semelhança da igreja de Tessalônica, seja sempre dinâmica, eleita e amada, receptiva à mensagem da cruz, imitadora de Cristo e dos apóstolos, propagadora do Evangelho, por meio de vidas transformadas, tornando-se referencial para Rondonópolis.

Rev. Liberato Pereira dos Santos



Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/sIxBgCBD#kGw6E74grPMjViUxGwNF5w38I8osrPKGSrAPrqSvFfE

Postar um comentário