sexta-feira, 19 de abril de 2024

PECORRENDO UM CAMINHO DIFERENTE 21.04.2024

+ No comment yet

 


Mateus 7:1-14

Precisamos compreender que o Reino de Deus não é apenas um lugar futuro para passar a eternidade, mas já está entre nós. As palavras de Jesus àqueles que o ouviam foram: "O Reino de Deus não vem com aparência  exterior; dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o Reino de Deus está entre vós." (Lc 17:20-21). Os ensinamentos, em Mateus, os quais muitos chamam de Sermão da Montanha, é sobre a vida no Reino de Deus, e, por meio deles, descobrimos que ela é bem diferente da realidade neste mundo.

            Não tenho dúvida de que uma das maneiras que experimentamos o Reino de Deus aqui na terra é por meio da igreja, que, por mais terrena que seja, recebeu os dons do Espírito Santo, o amor, o perdão, a graça, a esperança e a fé, que nos permitem ser a presença de Deus no mundo, portanto uma das dádivas de Deus para nós é a comunidade dos remidos, à qual pertencemos. Viver em grupo não é uma tarefa fácil. Alguém afirmou: “Viver com os santos no Céu – oh, que glória! Mas viver com os santos na Terra – essa é outra história!”

No texto supracitado, Jesus nos mostra a respeito de como devemos viver juntos e significarmos a Sua presença no mundo. No versículo doze, Ele nos dá uma regra de ouro: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas" Para vivermos de acordo com essa norma, em nosso dia a dia, é fundamental que adotemos uma perspectiva diferente da sociedade comum. Somos tribais por natureza e naturalmente vemos as pessoas como membros de nossa tribo, aquelas que pensam como nós, não pertencentes a grupos que pensam diferente. Assim, concentramo-nos nas diferenças, e não nas nossas semelhanças.

            Para tratarmos os outros como gostaríamos de ser tratados, necessitamos ver-nos neles. A compaixão, um dos elementos do amor, precisa ser uma de nossas características. Ser compassivo é tornar-se consciente e solidário com a angústia alheia, desejando eliminá-la. A empatia vai além da compaixão, é a ação de consciência na compreensão do sofrimento do outro, ser sensível e entender vicariamente os sentimentos, pensamentos e experiencia dele. O arcebispo Desmond Tutu declarou que um elemento chave para as pessoas que foram terrivelmente injustiçadas, perdoarem durante a Comissão de Verdade e Reconciliação na África do Sul, foi a capacidade de ver a humanidade comum dos perpetradores.

            Somos uma família de fé muito diversa! É tentador focar na nossa diversidade. Quando o fazemos, é difícil ver nossas semelhanças e tratar uns aos outros de maneira inadequada. Pequenas coisas ficam sob nossa pele e começam a criar separação entre nós. É somente, quando reconhecemos nossa diversidade e ainda celebramos nossas semelhanças, que somos capazes de amar, conforme Deus deseja que amemos e vivamos na realidade do Seu reino.

            Nos ensinamentos aos seus seguidores, Jesus faz uma exortação para que não julguem levianamente. Tal orientação parece bem confusa. Na vida é preciso julgar, necessitamos ser capazes de discernir o que é certo e o errado. Um pouco antes, no Sermão da Montanha, Mateus registra Jesus afirmando: "Da mesma forma, toda árvore boa dá bom fruto, mas uma árvore má dá mau fruto. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Assim, pelos seus frutos os reconhecereis" (Mateus 7:16–20). Precisamos ser capazes de distinguir os bons frutos dos maus.

            Uma melhor tradução para “não julgar/avaliar” seria “não condenar.” Não devemos declarar que alguém está além da graça e do amor de Deus e, portanto, destinado ao inferno. Isso é mais simples falar do que praticar! A igreja historicamente tem condenado qualquer pessoa fora da fé, mas necessitamos entender que não fomos chamados para condenar, mas para manifestar a graça de Deus. Assim a chave é ver nossa humanidade, nossas semelhanças em vez das nossas diferenças, e reconhecer a vasta extensão do amor e da graça de Deus

Seremos capazes de viver amavelmente e compassivamente no Reino de Deus, porque nosso Deus é um Deus compassivo e longânimo. Ele nos encoraja a pedir, buscar e bater. Temos a certeza de que os nossos esforços não ficarão sem resposta. Ele se tornou um de nós para compartilhar nossa humanidade. Ele é um Deus de amor, que como todo bom pai dá boas dádivas aos seus filhos. Ele não só fornece o pão de cada dia, mas também nos capacita com o Espírito Santo, concedendo-nos fé e continuamente nos oferece o perdão dos pecados, vida e a salvação.

            Alguém afirmou que o mundo em que vivemos é uma selva, onde “cada um vive para si e Deus para todos,” “Pode mais que chora menos.” É um mundo que valoriza o poder, sucesso e as posses. Num sentido muito real, o cidadão do Reino de Deus se torna um alienígena neste mundo. 

            Portanto, como filhos de Deus, que desejam viver na realidade do Seu Reino, devemos trazer a sua cultura para esta terra estrangeira. Vivendo em amor e compaixão, vidas que não condenam, mas procuram tratar os outros como gostariam de ser tratados.

            Rev. Liberato Pereira dos Santos





Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/IFAR1B7Q#wHz0RUb8Zp4UQFM9j-zKrHyIzXBcTStwMfRNeKfWSz0

Postar um comentário