sexta-feira, 20 de maio de 2022

A FAMÍLIA UM ALVO INTENCIONAL 22.05.2022

+ No comment yet

 


Salmo 11

            Nosso Deus é perfeito e criou todas as coisas de maneira intensa e com propósito, quando alteramos ou violamos esses projetos, os efeitos geralmente se tornam catastróficos. No salmo acima, Davi faz uma pergunta que muitos de nós fazemos, diante das situações horríveis que enfrentamos em nossa sociedade neste século. “O que podemos fazer quando vemos a desintegração da nossa coletividade? A Palavra hebraica para “fundamentos”, no texto, significa base, apoio político ou moral: propósito.

            Houve uma tentativa intencional e sistemática de minar os alicerces de nossa sociedade. Sempre ocorreu a batalha entre o certo e o errado. Muitas vezes, a luta se materializa em conflitos físicos, políticos e filosóficos. Sabemos que por trás de tudo isso há uma guerra espiritual que se desenrola invisivelmente. (Ef. 6:10-18) Estamos contemplando, em nossos dias, os resultados de um “plano de batalha” cuidadosamente planejado, generosamente financiado e meticulosamente executado em nossa sociedade para destruir a família.

            Paulo nos lembra que Cristo “criou” tudo, e literalmente, “por Ele todas as coisas subsistem.” (Cl 1:16-17) A fundação do mundo físico é a estrutura atômica do material. Núcleo de prótons e nêutrons cercados por elétrons. Para destruir um átomo, o “fundamento” final do mundo material, o homem precisa bombardear o núcleo com partículas, na tentativa de romper os campos de energias e as forças que o protegem. A introdução de nêutrons “não naturais” no núcleo desencadeia na seguinte sequência: O átomo torna-se instável; uma vez inconstante ele procura liberar a energia extra na forma de radiação nociva; se ele não conseguir atingir a estabilidade novamente, literalmente explodirá, produzindo pelo menos dois átomos completamente diferentes (isótopos) e liberando partículas radioativas mais nocivas; elas por sua vez infiltram-se em outros núcleos, criando uma reação em cadeia, que pode levar a uma explosão atômica.

O mesmo processo está ocorrendo em nossa sociedade. A família é o “fundamento”, podemos dizer: o átomo da sociedade com o casamento é o seu núcleo. As crianças são como elétrons que orbitam ao redor do núcleo. Aquilo, que chamamos de família nuclear, defendida como um homem e sua esposa, criando seus próprios filhos, está sob ataque.

“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” (Cl 2:8) As famílias tornam-se instáveis com a introdução de filosofias, vãs sutilezas e tradições dos homens. A tensão resultante é descarregada por meio dos conflitos, acusações, culpas, falta de perdão, traições e tantas outras mazelas. Muitas famílias, aproximadamente a metade, simplesmente se separam, liberando partículas “radioativas”, pessoas que foram feridas, envenenadas e muitas vezes mal resolvidas, acabam envolvendo-se em outros relacionamentos, produzindo instabilidade e efetivamente uma reação em cadeia.

            ​“Porque eis aí os ímpios, armam o arco, dispõem a sua flecha na corda, para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração.” v.2 Na realidade, temos três frentes de ataques contra a família, duas são “estrangeiras”: Satanás (Jo 10:10) e o Mundo (I Jo 2:15); e a terceira é “interna” a carne (Rm 7).

            Devemos reconhecer que estamos sob ataque, assim atentemos para o que diz o escritor de Hebreus: “​Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” (Hb 2:1) Satanás intensificará o ataque contra nós para nos neutralizar e depois, estragar nossa casa. Primeiramente nossas famílias, e posteriormente nossas igrejas). É importante que lutemos pelos valores cristãos da família, conforme as Sagradas Escrituras nos ensinam, cobrindo os nossos líderes políticos e sociais com orações, mantendo-os informados dos constantes assaltos do inimigo.

            Resistir às influências do mundo em nossas vidas. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2) Cuidado para que ninguém o estrague…(Cl 2:8). Lembre-se, a radiação nociva pode ser “atenuada”, quando tomamos as devidas providências, assim como trancarmos as portas ou colocarmos alarmes, a fim de proteger nossos lares do ladrão, precisamos desenvolver alguns escudos para atenuar a “radiação” humanista destrutiva que nos bombardeia. Nossos filhos estão crescendo, alimentando-se dos pratos poluídos das filosofias do mundo, precisamos ajudá-los, dando-lhes o verdadeiro alimento. “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jr 2:13)

            Concluo com as palavras de Apocalipses 3:2: “Sê vigilante e fortalece o que resta...”  Assim como Deus criou certos vínculos naturais e nucleares para manter átomos e elementos juntos, Ele nos deu recursos, para nos ajudar a manter nossas famílias unidas e, consequentemente, a sociedade. Lutemos com todas as nossas forças para que possamos dizer como Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24:15).

            Rev. Liberato Pereira dos Santos

 

 

 ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/RYxBzBBa#e7WWGmXSnaFRzvBsyrvLIkCWPWI62WpdKIau8n61u6U

 

Postar um comentário