Apocalipse 19:11-15
A Segunda Vinda de Cristo é a esperança de todos os verdadeiros cristãos. Deus é fiel no cumprimento de todas as profecias contidas em Sua santa Palavra. Em Sua primeira vinda, Jesus revelou-se como um bebê na manjedoura em Belém. Com o Seu nascimento, vida, ministério, morte, sepultamento e ressurreição, muitas das predições do AT, a respeito do advento do Salvador ao mundo foram cumpridas. No entanto há profecias que ainda precisam realizar-se, cujo efetivação ocorrerá na volta de Cristo. Na primeira vinda, Ele apresentou-se como um “Servo Sofredor”, na segunda, Ele procederá como um “Rei Vencedor”. Em Sua primeira vinda, Ele chegou nas circunstâncias mais humildes e comuns. No retorno, Ele se manifestará em esplendor magnífico, seguido dos exércitos angelicais ao Seu lado.
Então o ponto central é este: qual é a sua perspectiva sobre o retorno de Cristo. Você é pré milenista, pós-milenista, amilenista, dispensacionalista, ou simplesmente “confuso diante de tantos posicionamentos?” Creio que se formos honestos, muitos se encontram nessa última categoria. Todas essas perspectivas e outras são simplesmente a tentativa do homem de entender a revelação de Deus, todas têm pontos importantes e possuem aspectos questionáveis. A boa notícia, em tudo isso, é o fato de que, como e quando se dará o grande acontecimento não é uma questão relevante para a salvação. Ele vai ocorrer inevitavelmente, e somos livres para concordar ou discordar sobre os detalhes.
O ponto comum para todos os cristãos é: Jesus está voltando! Mais de vinte vezes em Seus ensinamentos, Ele declarou enfaticamente que retornaria. Também temos o testemunho daqueles que foram inspirados para escrever o Novo testamento, trezentas vezes em duzentos e sessenta capítulos a segunda vinda é mencionada.
Considere as palavras dos “homens de branco” aos discípulos na ascensão de Jesus: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” (At 1:11) Essas palavras são de conforto e encorajamento para os discípulos, revelação para eles e nós de que a atual separação entre eles e Jesus não vai durar muito…
O fato de que Ele retornará é uma coisa, mas o tempo é outra. Jesus afirmou que todos O verão no seu retorno, mas ocorrerá sem aviso prévio (Mt 24:27). Apesar de as Escrituras Sagradas afirmarem claramente que não saberemos o tempo do retorno de Cristo, muitos ao longo da história cometeram o erro de marcar a data e hora para isso. Isaac Newton disse que não seria antes de 2060, Shakespeare estabeleceu a data em 1972, William Miller fixou a data em 1843, depois em 1844, e então parou de estabelecer nova agenda. Um dos mais recentes foi Harold Camping que marcou o dia 21 de maio de 2011. Jesus afirmou: “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.” (Mc 13:32)
Jesus, contudo, nos avisou que como foi nos dias de Noé, assim será no seu retorno. (Mt 24:37-39). Noé foi designado por Deus para realizar uma tarefa que não parecia fazer nenhum sentido para o mundo ao seu redor. No entanto ele obedeceu fielmente ao Senhor. Tenho certeza de que colheu bastante zombaria das pessoas, a ponto de provavelmente ser visto como um lunático. Quando Deus o chamou para dentro da arca e fechou a porta, as pessoas possivelmente ainda estariam rindo e caçoando dele, mas, ao cair das primeiras gotas d’água na terra, viram que já era tarde demais para aqueles que estavam do lado de fora da arca. Eles eram perversos e maus, só pensavam em comer, beber, casar-se e se envolver em coisas que Deus desaprovava.
As pessoas foram avisadas por gerações que o dilúvio estava chegando, e ainda assim elas desconsideraram o fato de que a desgraça estava no horizonte, assim será com muitos quando Cristo retornar. Não há nada de errado cuidarmos dos nossos afazeres neste mundo, o problema é que muitas vezes isso é tudo em que nos concentramos, devemos prestar mais atenção ao aviso: “Esteja pronto.” Como nos dias de Noé, vemos as mesmas coisas ocorrendo hoje, as pessoas só pensam nos prazeres deste mundo. Estamos vivendo em tempos perigosos. O inimigo, Satanás, está atacando a própria essência de nossas vidas e futuro. Ele está sutilmente conduzindo a população em geral para o mal, fazendo com que as pessoas não se preocupem com a sua eternidade.
Você pode fazer com entusiasmo e expectativa a última oração que encontramos na Bíblia? “Vem, Senhor Jesus!” ( Apc 22:20). Vimos que, embora haja e sempre haverá divergência sobre como os eventos que cercam o retorno de Cristo ocorrerão, há um chamado que vai além das diversas interpretações, um aviso que todos anunciam: “Estejamos prontos!” Então a pergunta pertinente neste momento é: “Você está pronto?” Se não, por que não se preparar agora mesmo! Lembre-se hoje é o dia oportuno, amanhã poderá ser muito tarde.
Rev. Liberato Pereira dos Santos
ATENÇÃO
Disponibilizamos o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/UBpWSZrb#WKIc01E65rup_wVu2JIv_JY36QwdosfGleMxFtMMu24
Postar um comentário