sexta-feira, 24 de junho de 2022

SERÁ MESMO QUE PRECISO DE UMA IGREJA? 26.06.2022

+ No comment yet

 


Hebreus 10:25

            Tem crescido assustadoramente o número de pessoas que não querem mais congregar-se numa comunidade cristã. Para elas, a igreja não é mais importante e necessária para o seu crescimento espiritual. Afirmam equivocadamente que Jesus não instituiu a igreja, que é criação dos homens. Isso se dar por falta de conhecimento bíblico, ou por errada intepretação das Escrituras Sagradas. Creio que os muitos escândalos ocorridos nas igrejas nos últimos tempos têm contribuído bastante para o desinteresse de alguns na vida comunitária, lamentavelmente.

            Gostaria de compartilhar duas razões por que a igreja é necessária para os cristãos.

            I – A palavra de Deus enfatiza o hábito de reuniões. Os primeiros cristãos praticavam a vida comunitária, tanto no templo quanto nas casas. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração.” (At 2:46. O escritor da carta aos hebreus, no texto supracitado, nos encoraja a não abandonarmos a praxe de ajuntamentos, e fez a seguinte exortação: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”

            Ouvi certa vez, um pastor dizer: “Há aqueles que se esforçam para participar de todos os cultos possíveis… E há aqueles que não fazem nenhum esforço para comparecer mais de uma vez por semana. Essas pessoas encontrarão outras coisas para fazer, apenas para se manterem fora da igreja.”

            Você acha que a Bíblia não tem razão para nos orientar à prática de tal uso? Nas reuniões comunitárias nossas almas serão alimentadas pela Palavra de Deus, poderemos encontrar forças, no compartilhamento de uns com os outros nas nossas lutas. Paulo escrevendo aos coríntios, afirmou: “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (I Co 14:26) Na vida comunitária, podemos amar e ser amados, encontrando apoio, encorajamento e edificação.

            Não posso ser um cristão “eu e Jesus”? Biblicamente, não. Somos parte do corpo de cristo. É assustador ver uma parte do corpo separada, ainda se movendo! As Escrituras Sagradas afirmam: “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Rm 12:4-5

            À medida que crescemos, a igreja cresce – Paulo instruindo a igreja em Éfeso, ensinou: “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef 4:16).

            Um dos propósitos da igreja local é proporcionar uma atmosfera em que a Palavra de Deus possa ser aprendida e colocada em prática. Todos queremos o crescimento da igreja, não é verdade? Isso não pode ocorrer, se ainda somos imaturos espiritualmente. Na proporção em que crescemos espiritualmente, a igreja prosperará exponencialmente.

Veja como o Apóstolo chama atenção da igreja em Corinto: “Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.” (I Co 14:20) Ele já havia dito: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. ​Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” ( I Co 3:1-3) A imaturidade provoca muito estrago à comunidade, divisões, facções e enfraquecimento a fé de muitos. Temos que crescer continuamente, não apenas como cristãos individualmente, mas também como comunidade de fé. Temos de procurar incansavelmente o alvo de sermos melhores cristãos por meio do aumento do exercício da nossa fé. Se nascemos de novo, em Cristo Jesus, devemos crescer, este é um mandado, requisito e designação para todo cristão.

 Desta forma, finalizo com as palavras do apóstolo Paulo: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, ​para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” (Ef 4:13-14) Frequentar uma igreja (comunidade) e servir ativamente nela ajuda a nos aprimorar e aumentar nossa influência na vida de outras pessoas. Na comunidade, somos ensinados a aplicar princípios cristãos, aprendemos mutuamente uns com os outros. Somos fortalecidos na interação com pessoas que tem crenças semelhantes e, desse modo, poderemos alcançar a medida da estatura da plenitude de Cristo.

Liberato Pereira dos Santos

 

ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/4MgUTbgJ#0kv9VxhI7f3w-5wqpnv9ayvX1gLzCpeVk1yDQ8fOXcE

 

Postar um comentário