sexta-feira, 22 de julho de 2022

UM AMIGO PARA SER CHAMADO DE SEU 24.07.2022

+ No comment yet

 


Tiago 2:23

Dia vinte de julho, celebramos o Dia da Amizade, mas todos os dias devemos amar o amigo, especialmente aquele que nos amou primeiro. É surpreendente como as Sagradas Escrituras nos revelam que Deus nos ama e anela ser nosso amigo. Você pode até se sentir indigno da amizade de Deus, mas Ele o ama. Na Bíblia encontramos muitos personagens, que Deus chamou de amigos.

No texto supracitado, temos Abraão. As Escrituras afirmam que Ele é amigo de Deus para sempre, essa é a realidade de todos os amigos de Deus. Olhando para essa amizade, aprendemos que ela deve fundamentar-se na confiança. Tiago revela como a amizade de Deus e Abraão foi estabelecida. Acreditar é confiar. Se você confia em alguém, acredita nessa pessoa. Uma das características desse relacionamento é o fato de os amigos confiarem uns nos outros. Não há amizade em que não exista confiança. Você pode confiar em alguém, quando sabe que essa pessoa tem o melhor para você. Algumas amizades não duram porque a confiança foi quebrada. Ela baseia-se na verdade. Mentiras destroem, verdade constrói e aprimora as amizades, ela é a base sobre a qual os relacionamentos são construídos de forma duradora. Amizades não subsistem, quando as mentiras estão presentes. Um amigo é sempre verdadeiro. Lembre-se: uma meia verdade é uma mentira inteira. Um amigo autêntico sempre será franco, leal, mesmo quando aquilo que vai falar seja desconfortável. “​Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.” (Pv 27:6) É construída ao longo do tempo. Como a amizade é baseada em confiança, e esta se desenvolve ao longo do tempo, não é da noite para o dia que edificaremos afinidades sólidas. Alguns relacionamentos não perduram, porque não houve tempo suficiente para consolidá-los. Talvez a pessoa se tenha mudado, falecido, ou simplesmente não houve tempo necessário para o seu desenvolvimento. Precisamos investir tempo em nossas amizades.

Outra pessoa que as Escrituras afirmam que era amigo de Deus foi Lázaro. Jesus disse aos seus apóstolos: nosso amigo Lázaro morreu, e quando chegou a Betânia e o encontrou sepultado, chorou. O que isso nos diz sobre amigos? Que eles são compassivos e atenciosos. Um amigo se alegra com a vitória do outro e se entristece com seu sofrimento. Quando algo de bom acontece, celebram unidos, nos momentos de dor e tristeza, choram juntos.

Êxodo 33:11, nos revela: “​Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo...” Os amigos gostam de conversar uns com os outros, na verdade eles passam horas dialogando, e , ao chegar o momento de dizer adeus, ficam tristes.

            João 15:15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos…” Os apóstolos foram chamados de amigos de Deus, quem eles eram: companheiros de Jesus Cristo em sua jornada nesta terra. Amigos são companheiros que têm interesses semelhantes e gostam de fazer coisas juntos. Um pormenor interessante da amizade de Jesus com os doze incluía, como você sabe, Judas Iscariotes, que o traiu. No entanto o Mestre o chamou de amigo até o fim. Na verdade, esse discípulo foi o único que Jesus o chamou de forma direta e específica de amigo, no Getsêmani, no momento em que se aproximou para traí-lo com um beijo. (Mt 26:50). Ironicamente, beijo é um sinal de amor e afeição, mas naquele dia foi, de traição. Às vezes, aqueles que chamamos de amigos, em quem confiamos, acabam sendo os que mais nos machucam. Pode ser um cônjuge, pai, parente ou aquele a quem consideramos um companheiro. Davi afirmou: “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.”  Um amigo pode tornar-se um inimigo, deixando de ser alguém que lhe deseja o melhor, para procurar destruí-lo. Quando Jesus disse: “Ame seus inimigos! Ore por aqueles que os maltratam!" Mt 5:44, para alguns, essas pessoas eram os que considerariam amigos.

            Como afirmei, Deus deseja ser seu amigo, e você seja amigo d’Ele. É incrível como um Deus santo anela por ser íntimo de pessoas pecadoras. E Ele se torna. Se tivéssemos que ser perfeitos para nos aproximar de Deus, ou para ter amigos, nenhum de nós teria amigos e muito menos seria. Por quê? Porque somos imperfeitos. Olhe para seus amigos, nenhum deles é perfeito, como também aqueles que a Bíblia afirma que foram amigos de Deus. Isso nos dá esperança, não é? Nós também nos podemos tornar amigos de Deus e não necessitamos ser perfeitos para isso. Mateus onze nos diz que Jesus era amigo dos pecadores. Isso é maravilhoso! Somos todos pecadores, mas Deus quer ser nosso amigo. Ser imperfeito não nos desqualifica de ser seu amigo, na verdade nos potencializa, pois quem mais precisa da amizade de Deus é alguém que é imperfeito. Todos nós necessitamos de uma pessoa para nos ajudar, encorajar a sermos aquilo que o Senhor planejou para nossas vidas. Estabeleça um relacionamento profundo, amoroso e duradouro com Cristo. Ele é o melhor amigo que você pode ter. Certamente estará sempre com você, nunca o deixará, nem o abandonará, pois Ele o ama, independentemente de qualquer circunstância (Rm 8:35).

    Rev. Liberato Pereira dos Santos

 

 

ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/1ZAnGbpZ#NSXW0hGtrvzJWA-5HG7uGw1nFbySDHi7hkQTccXFo5I

 

Postar um comentário