sexta-feira, 17 de março de 2023

QUAL O FIM PRINCIPAL DO HOMEM? 19.03.2023

+ No comment yet


A resposta da primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster declara: "O fim principal do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre".

            O que significa a palavra “fim”? Certamente não quer dizer encerramento, mas sim, os objetivos, propósitos de obras que se deseja realizar. No decorrer da vida cotidiana, temos muitos fins. Trabalhamos para sustentar nossas famílias, comemos para desfrutar do alimento, que temos à disposição, e ter uma vida saudável. Outros praticam esportes para se divertir e, ocasionalmente, até aproveitar a emoção da vitória. Obedecemos às leis de trânsitos, mesmo em lugares onde elas não fazem sentido, para evitar multas e pontos restritivos na carteira.

            Mas alguns alvos são mais importantes do que outros. A pergunta é: “Qual é o principal fim do homem”? No tocante à expressão, certamente não queremos dizer o “fim” que o mundo escolhe como seu favorito. A maioria das pessoas não tem a glória de Deus como a motivação precípua em comparação com a busca de outros fins. Ao falar sobre o fim principal, referimo-nos àquele que é mais importante, aliás, está em primeiro lugar. É o único fim, que deve ser a bússola para dirigir a procura de todos os outros fins. Embora nós, como cristãos, busquemos vários dos nossos fins comuns e necessários para a vida diária, este único fim, a glória de Deus, deve guiar-nos na maneira de encaminhá-los. Qualquer que seja o zelo que tenhamos pelos fins que buscamos, o fim essencial – a glória de Deus, sempre deve ser o lema, que orienta o nosso empenho nesse ofício.

            Mas como glorificamos a Deus? Não tornamos Deus glorioso, pois Ele é glorioso em Si mesmo. Se não existíssemos, ainda assim, Ele seria glorioso. Antes que houvesse anjos, quaisquer seres criados, Deus já era glorioso. O que fazemos é afirmar Sua glória, reconhecendo-a e respondendo-lhe. Glorificamos a Deus de muitas maneiras. Por exemplo, fazemos isso quando cantamos sobre Sua grandeza e majestade. É por isso que nós da IPBN preferimos, na adoração, entoar hinos centrados em Deus. Honramos a Deus em nossos corações por meio de cada pensamento e atitude de nossas vidas, os quais apontem acima de tudo para Sua glória. Glorificamos a Deus todas as vezes que escolhemos obedecer-lhe e a maneira como respondemos às dificuldades da vida. Sempre que afirmamos: “Seja feita a tua vontade”, glorificamos a Deus. Mesmo quando Ele lida conosco de formas misteriosas, que não conseguimos entender imediatamente, mas resolvemos confiar independentemente do resultado.

            Como podemos desfrutar de Deus? Quando estamos em paz com Ele. Ser capaz de descansar em Sua pessoa. Ter a convicção de que nossos pecados são perdoados é a fonte, que leva a entender que todos os outros prazeres Deus devem fluir de Deus.

            Desfrutamos de Deus, porque Ele nos criou para ter zelo pela justiça, mas a justiça confiável e consistente que é encontrada somente Nele. Os juízes terrenos às vezes aceitam subornos, e muitas situações são conhecidas por alterarem a lei, a fim de acomodar os próprios interesses. Somente Deus é o único juiz que sempre faz o que é correto.

            Desfrutamos de Deus por causa de suas bênçãos. Deus é o esplendor do nascer do sol, que alegra nossas madrugadas até o céu azul, que encanta os nossos dias. Ele nos envolveu com belezas! Mesmo no pôr do sol, o Senhor parece deixar sua assinatura no céu ardente, como que para nos garantir  que a noite não durará para sempre. E embora venham dias nublados, escondendo por um tempo o esplendor de milhões de estrelas, até as nuvens são adornadas com uma beleza própria. O que dizer dos rios, riachos e montanhas, que encantam nossos corações! Desde as menores flores que dão as boas-vindas à primavera, até a mais alta girafa, que ergue a cabeça acima todas as outras criaturas em direção ao céu. A natureza reflete o próprio coração de Deus, Aquele que se deleita em nos abençoar.

            Desfrutamos de Deus por causa da maneira como Ele se revelou em Sua palavra. Enquanto os filósofos tropeçam na escuridão, o Senhor nos abençoa com a luz de Sua sabedoria. Os sábios deste mundo entopem as livrarias com sua sabedoria centrada no homem. Eles desencaminham milhões, por meio de suas canções, filmes e ensinamentos humanísticos, alienados de Deus. Enquanto isso, Deus deu até mesmo à pessoa mais comum o acesso a um tesouro tão rico de sabedoria e entendimento que o conduzirá, guiará em todas as estações desta vida e o levará em segurança para a morada celestial.

            Deleitamos em Deus, porque Ele se agradou em fazer Sua morada dentro de nós por meio do Espírito Santo, que nos ensina enquanto lemos as Sagradas Escrituras. Ele convence nossos corações, quando pecamos, e nos guia aos caminhos da justiça. Ele nos conforta, quando estamos tristes, e nos motiva a sermos compassivos com os outros. Foi a obra regeneradora do Espírito Santo que trouxe vida às nossas almas; é Sua obra preservadora que nos impede de naufragar na fé, bem como sua obra conselheira, que nos conduz por toda a vida até a eternidade.

            Que o Senhor nos ajude a cumprir o propósito para o qual Ele nos fez, certamente desfrutaremos da Sua gloriosa presença, que nos proporcionará paz, alegria e abundância de vida.

            Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/wFwyxb7J#yATEFDJjuY-dIZmcD8wUwqlkE62YcH2u7JerlnOvrDk


 

Postar um comentário