sexta-feira, 10 de março de 2023

IPBN, UMA HISTÓRIA PARA SER CONTADA 12.03.2023

+ No comment yet


Deus na sua infinita sabedoria pode corrigir e fazer coisas novas, mesmo com as nossas limitações e fraquezas.

Em meados do ano de 2009, um grupo de irmãos da Igreja Presbiteriana Central de Rondonópolis decidiu apoiar o Rev. Jackson Lombardo Garcez e rompeu com a IPCR. O pastor Jackson transferiu-se, imediatamente, para a Primeira Igreja Presbiteriana de Eunápolis-BA, em face disso alguns ficaram dispersos frequentando diversas igrejas evangélicas da cidade, enquanto um grupo optou por frequentar reuniões de oração, que eram realizadas nas residências dos seus integrantes, a maioria delas ocorria na moradia do casal Gildemar Lira Nazário e Lúcia Miranda.  No mês de agosto daquele ano, o grupo contratou a locação do salão na Av. Tiradentes, no centro da cidade. Assumiu a direção das atividades litúrgicas da Congregação o Pb. Cezário José Gomes, que contava, para determinadas atividades, com o apoio do Pb. Luiz Carlos Feltrin.

           Como era anseio da congregação filiar-se a um Presbitério da igreja Presbiteriana, a liderança decidiu sobre as providências do Pb. Cezário manter entendimentos com o Presbitério Serrano do Distrito Federal, presidido pelo Rev. Ivan Alves Leão. No dia 13 de fevereiro de 2011, a Congregação tornou-se agregada da Igreja Presbiteriana Ebenézer, de Sobradinho-DF, Presbitério Serrano do Distrito Federal. O Conselho da IPE enviou o Pr. Raimundo Alfredo Rocha para conduzir os trabalhos.  Em maio 2012, o Pr. Raimundo Rocha retornou às suas funções na igreja-mãe, na Capital Federal, naquela oportunidade. O Rev. Ivan Leão, pastor efetivo, convidou o irmão José Antônio Carvalhal para assumir a condução das atividades da  Congregação até a chegada do novo pastor. Em outubro de 2012, assume os trabalhos da CPBN o Rev. Sandro Augusto da Mata Santana, oriundo da Igreja Presbiteriana de Paracatu/MG, o qual teve um pastorado curto devido ao comprometimento da sua saúde. Com isso, houve uma grande evasão.  

            Em fevereiro de 2014, assume o pastorado da Congregação o Rev. Liberato Pereira dos Santos, procedente da Igreja Presbiteriana de Natal, e dirigiu sua primeira escola dominical com a presença de seis irmãos.

            Ao longo dos seus quatorze anos de existência, entre congregação e igreja organizada, a IPBN enfrentou várias dificuldades, mas foi sustentada pelo Senhor da Igreja, Jesus Cristo. Com a graça do Senhor desenvolveu inúmeras e diversificadas atividades, que proporcionaram o seu crescimento. Uma grande conquista foi a aquisição dos terrenos localizados no Residencial Sunflower, nesta cidade, com área total aproximada de 900 m2 (novecentos metros quadrados), destinada à construção do templo.

A trajetória da Congregação alcança seu pleno êxito com a decisão do Presbitério Serrano do Distrito Federal, em reunião realizada aos 13 de dezembro de 2014, de organizá-la em Igreja, estabelecendo os dias sete e oito de março de 2015, para o ato. A IPBN foi organizada com sessenta e cinco membros comungantes e onze não comungantes, no  total de setenta e seis membros. O primeiro conselho da IPBN foi constituído pelos irmãos: Presidente: Rev. Liberato Pereira dos Santos, Vice-Presidente: Pb. Guilherme Damasceno Filho; Secretário: Pb. Antônio Cleber Zequetto e Tesoureiro: Pb. Gildemar Lira Nazário. A primeira Junta Diaconal foi constituída:  Presidente: Osmar Ferreira Pinto, Vice-Presidente: Roney Konanz de Lima; Secretário: Tiago Nascimento e Tesoureiro: Edelson de Oliveira Lemos.

Em 22 de março de 2015, a IPBN adquiriu mais um lote ao lado dos dois que já possuia, no Bairro Sunflower. No dia 22 novembro do mesmo ano, realizou o Culto de Lançamento da Pedra Fundamental do Templo, com a presença dos seguintes pastores: Rev. Ivan Alves Leão, Rev. Moisés de Souza Tavares, do Presbitério Serrano do Distrito Federal.

Em abril de 2016, o Conselho contratou a Gamarra Construtora para executar o projeto do templo com a implantação dos pilares e telhado de estrutura metálica. Em janeiro de 2017, com um grupo abnegado de irmãos, sob a condução do mestre de obra, José Gonsalves Gonsalo e o irmão Diácono Osmar Ferreira Pinto, iniciou-se a construção das paredes do templo. Foram inúmeros mutirões aos sábados, contando com o apoio de seus membros na doação de material e mão de obra. O Conselho decidiu tomar um empréstimo do irmão João Marcos, da Igreja Quadrangular, para avançar na obra, a fim de sair do ônus do aluguel, e em janeiro de 2018, com o prédio, ainda inacabado, realizou-se a mudança. Destaca-se o empenho dos irmãos na contribuição e ofertas para o nosso propósito.

Na ação soberana do Senhor,  com muita sabedoria e graça, a IPBN coroa a sua trajetória, com a filiação  ao Presbitério de Rondonópolis, em sua XVII Reunião Ordinária nos dias 26 e 27 de janeiro de 2018.

Hoje, comemoramos nosso oitavo ano de organização, manifestando louvor e gratidão a Deus por nos ter concedido um templo lindo e já quase concluído, sob a bênção de ter quitado o nosso compromisso financeiro empenhado. Continuemos firmes na proclamação da palavra de Deus, certos de que Aquele, que começou a boa obra, haverá de completá-la. Sem dúvida, podemos exclamar com plena alegria: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 

Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/0NQTWKYS#y6FgM52XcHpNHp8dP72MCc-iSY-CHzBPLVPZSZ8d_QM



Postar um comentário