sexta-feira, 3 de março de 2023

NÃO SEJAMOS BEBÊS! 05.03.23

+ No comment yet


I Coríntios 3:1-9

Você poderia imaginar nossa igreja recebendo uma carta dessas? “Ei bebês, vocês são tão infantis que só podem beber leite. Estou farto de suas brigas! Vão crescer!"

Não sabemos exatamente como a igreja de Corinto reagiu ao ler essa carta ou ouvir a sua leitura. Talvez com alguma indignação. “Como ele ousa chamar-nos de bebês!” Paulo não se preocupava em ser diplomático, e sua frustração aparece em muitos lugares na epístola aos coríntios. Ele está indignado com algumas das coisas que ouviu sobre essa comunidade. O apóstolo se preocupa com eles, porque foi quem originalmente  lhes apresentou o evangelho de Jesus Cristo. Paulo chega a Corinto por volta do ano 50 D.C. e alcança os cidadãos daquela movimentada e promiscua cidade. A sua mensagem é urgente, para lhes falar de Jesus, o Messias, e levar as boas novas. Ele atinge pessoas da comunidade judaica, como também os gentios. Tornando-se um grupo diversificado.

No capítulo primeiro, Paulo declara: “Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1 Co 1:18) Durante a visita anterior a Corinto, ele reuniu uma comunidade de crentes que incluía os mais ricos da cidade e os mais pobres. Nesse ponto, residem algumas das lutas entre os cristãos de coríntios, uma vez que apenas pessoas ricas tinham casas e funcionários suficientes para hospedar a igreja e prover a celebração da ceia do Senhor. Esta é uma das coisas que o Apóstolo aborda na carta. Outro fato que está ocorrendo é a existência de muitas brigas imaturas e animosidades entre os membros da igreja. É claro que nunca faríamos isso na IPBN! Mas, aparentemente, esses primeiros cristãos tinham os lideres favoritos: Apolo, para alguns, era o grande líder!”. Enquanto outros são fiéis à Paulo. Outros são seguidores de Pedro/Cefas. É uma grande meninice, que está ameaçando a unidade da igreja. Por isso, Paulo, no capítulo 3, rotula-os de bebês. O pastor e professor Scott Hoezee falando sobre isso, afirma: “Eles estão brigando por causa de coisas tolas, mas é a incapacidade deles de reconhecer que apenas Deus e sua obra importam, isso os está impedindo de crescer”.

            A boa notícia para aquela igreja e talvez para nós também, é que, embora os qualifique de bebês, Paulo ainda os nomeia como “crianças em Cristo”. Agora, isso faz uma grande diferença, não é? Pois se estamos em Cristo, somos novas criaturas; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co 5:17). Não significa que não haja muito o que crescer ainda. Sempre há algo mais para aprendermos. Mas há algo belo, importante e valioso em saber que tudo começa com a certeza da graça encontrada nessas duas palavras: “em Cristo”. Em Gálatas, Paulo escreve a outra igreja falando sobre isso: “Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”  (Gl 3:26-28) Recebemos uma nova identidade, quando somos “batizados em Cristo.” Às vezes, ouvimos esse tipo de expressão “igreja”, “em Cristo” e “nova criação”, e as descartamos como algo totalmente comum, sem importância, sem poder e sem significado para nós, hoje. Mas são bênçãos espirituais às quais nos devemos apegar.

            Muitas vezes gostamos de ler as passagens das escrituras, que nos apresentam promessas maravilhosas, todavia não podemos desconsiderar exortações como as de Paulo aos Coríntios, são para nós também. A advertência de não permanecer como “bebês” na fé é real, assim como ser “nova criatura”. Essa compreensão de que somos algo muito mais do que imaginamos é importante, porém não podemos deixar de perceber que a desunião entre os cristãos é algo crítico, que revela nossa meninice, imaturidade espiritual.

            Então, gostaria apresentar dois pontos que nos encorajem, olhando para a igreja primitiva, considerarmos como ela nos pode ajudar: Primeiro, desde aquela época, já era uma luta constante manter a unidade entre os cristãos. É importante sermos lembrados de que a unidade é nosso objetivo, e podemos ser encorajados quando cometemos erros. Devemos ajudar uns aos outros a melhorar nessa área, iluminando-a, fazendo um esforço consciente para incluir todos sem fazer acepção. Todos estamos “em Cristo” como crentes, embora possamos ser diversos de muitas outras maneiras.

Segundo, devemos compreender que é admirável para nós crescer na fé e ousadamente permitir que Deus nos ajude no amadurecimento, mantendo-nos sensíveis naqueles momentos que nos sentimos fortemente atraídos pelo Espírito de Deus, buscando nutrir a fé em nós e na vida dos nossos irmãos.

Paulo encerra o capítulo três de 1 Coríntios de uma maneira muito mais animadora do que começa, ressaltando aos coríntios que, por causa de Cristo, tudo é diferente: o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro. Por causa de Cristo, pertencemos a Ele, a Deus e isso é realmente uma notícia extraordinária. Assim, busquemos incessantemente a nossa maturidade espiritual.

Rev. Liberato Pereira dos Santos


ATENÇÃO

Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/VIZSnQjC#bm0LOYx5jZIMQqSUqr3qSZzZUXgJVhNtoyHv3k5eXpg

Postar um comentário