sexta-feira, 31 de março de 2023

VOCÊ CONSTROI SUA VIDA EM MENTIRA? 02.04.2023

+ No comment yet


Salmos 19:14

            Só podemos falar duas coisas: a verdade ou a mentira. A Bíblia nos encoraja a sempre expressar a verdade, conf. 1 Pedro 1:15-16; Efésios 4:25.  O sábio Salomão nos adverte: “A morte e a vida estão no poder da língua”, isso implica que proferimos a morte ou exprimimos a vida. Seja a verdade ou a mentira, ambas carregam um poder significativo, uma para o bem e outra para o mal.

            Na década de 60, surgiu uma psicoterapia que se baseia na ideia de que a causa número um de disfunções na vida humana são as mentiras em que acreditamos. Chama-se Terapia Racional-Emotiva Comportamental – TREC – iniciada por Albert Ellis. Se você o procurasse para aconselhamento, ele começaria a fazer perguntas e procuraria descobrir em que mentira você está acreditando, ou onde suas crenças são irracionais. Então, ele confrontaria essas crenças irracionais e daria a você exercícios para fazer durante a semana, os quais mostrariam o quão infundadas são as suas convicções. TREC lida com mentiras, meias verdades e declarações falsas, que aceitamos e afetam os sentimentos, influenciando os comportamentos.

Veja o que as Escrituras dizem: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” (Jr 17:9) “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.” (Pv 14:12) Esses textos escritos em épocas e por escritores diferentes, descrevem a nossa situação. Eles nos mostram que o coração/mente humana está doente, e ninguém pode compreender o quão enfermo se encontra e tal enfermidade afeta nossas percepções em nível tão profundo que as coisas, que realmente nos levarão para a morte espiritual, nos podem causar a impressão de normais e inofensivas.

A mente humana está doente. Tão enferma que ninguém pode compreendê-la. Tão moribunda que muitas vezes nem consegue distinguir que aquilo que é do seu interesse a está destruindo.

Existem mentiras em que acreditamos que nos estão levando à morte. Algumas matam fisicamente e espiritualmente, outras sufocam o casamento, afundam financeiramente e estragam tantas outras áreas da vida. As mentiras nos impedem de ver a verdade sobre nós mesmos e os outros, elas nos obstaculizam de ouvir a voz de Deus, quando ela sussurra em nosso interior.

Mentiras se originam em nossas mentes. Ellis, embora não seja um cristão professo, expressa uma verdade espiritual muito importante. Nossos problemas começam com nossas mentes. Acreditamos em mentiras e meias verdades, portanto nossos sentimentos estão fora de sintonia, as ações que fazemos com base em nossos sentimentos são muitas vezes contraproducentes, e, quando as executamos, colhemos resultados desagradáveis, o que alimenta perfeitamente a volta ao círculo vicioso de falsas crenças, sentimentos imprecisos, comportamento inadequados, resultados terríveis, na realidade o psicólogo brilhante Ellis não estaria apresentando nada novo.

O Apóstolo Tiago nos mostra como a mentira começa em nossas mentes que foram desvirtuadas e profundamente afetadas pelo  pecado. “Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tg 1:14-16) E ele vai dizer: “Não se deixe enganar.” Por quê? Porque a mente humana é a mais enganosa de todas as coisas. O pecado começa com nossos próprios desejos maus, que se originam de quê? Das concupiscências e impulsos de nossos próprios corações/mentes.

Existe alguma esperança para nós? Para a mente humana? Perspectiva de que possamos pensar, sentir e nos comportar adequadamente, a fim de colhermos as recompensas de viver na verdade?

O primeiro passo é reconhecer a sua condição pecaminosa,  arrepender-se dos seus pecados e clamar para que o sangue de Cristo purifique a sua mente. (Hb 9:14)

Não copiar o comportamento e os costumes deste mundo, que vive na mentira, mas deixar Deus transformá-lo em uma nova pessoa, mudando sua maneira de pensar. Então você saberá o que Deus deseja para a sua vida, e experimentará a boa, agradável e perfeita vontade dEle (Rm 12:1-2).

O que acontecerá se você resistir a alteração da sua maneira de pensar? E isso é muito fácil! Não desfrutará da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Enquanto você continuar acreditando em mentiras, essa obstinação impedirá a transformação que o Senhor deseja operar em sua mente, em outras palavras, você nunca desfrutará da alegria e da liberdade de segui-Lo, servi-Lo, mas sempre viverá na mentira de que a vida com Deus é chata, opressiva, difícil, restritiva e desagradável.

Assim, você precisa tomar uma decisão: Continuar vivendo na mentira, que mata e destrói a sua vida ou permitir que Cristo transforme o coração/mente, dando-lhe a verdadeira percepção da sua existência neste mundo, possibilitando-lhe viver uma vida plena e abundante que O glorifique. 

Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download:https://mega.nz/file/RZAWhajK#8FoNWQVMvh5dAbX2fc5OEDu4CoU8_42xHmfRJDPbQzU

Postar um comentário