segunda-feira, 24 de abril de 2023

COMO ENCONTRAR SENTIDO PARA A VIDA 23.04.2023

+ No comment yet


Eclesiastes 1:2;2:26

Qual o sentido da vida? Quem a compreende? Essas são perguntas que as pessoas querem muito ver respondidas, mas ninguém parece saber como obtê-las. Vivemos num mundo que busca desesperadamente definir a existência humana e tem sérias incompreensões sobre o valor da vida.

            No capítulo primeiro de Eclesiastes, Salomão estava procurando respostas a essas indagações. Ele olhava ao redor do mundo e perguntava: “Qual é o significado de tudo isso?” A resposta que Deus o levou a encontrar foi um pouco perturbadora, mas verdadeira. Enquanto examinava, aqui e acolá, todas as atividades desta vida, o Sábio aprendeu a seguinte verdade: não tem sentido, “vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” Isso soa bastante desanimador! Podemos ser tentados a pensar que Salomão estava “num daqueles dias”, quando escreveu essas palavras. No entanto, quando examinamos atentamente seus pensamentos, vemos que ele foi bastante preciso e verdadeiro.

“Vaidade”, a ideia original por trás dessa palavra é “respiração”. O sentido fica muito claro em um dia frio, quando observamos nosso hálito quente, apenas para vê-lo dissipar-se. Essa é uma imagem precisa da vida na terra. Atrás de toda a agitação, brilho e glamour há uma existência vazia e fugaz. Essa condição é difícil de aceitar, porque queremos um pedaço do eterno agora. No íntimo de todos nós existe o desejo de obter o paraíso na terra. Então, tentamos agarrar o ar na esperança de pegar algo que dure.

Assim corremos em busca de mais. Compramos, armazenamos e acumulamos todo tipo de coisas. E por quê? No fundo, estamos tentando convencer-nos de que nossas vidas têm significado. Salomão entendeu essa frustração. Se você ler todo o capítulo dois, descobrirá que ele tinha uma grande coleção de coisas e pessoas. Tudo isso foi feito para dar sentido à sua vida, mas só lhe rendeu frustração no final.

            O que é ainda mais frustrante, o Sábio vai dizer: “Aborreci todas as coisas pelas quais trabalhei debaixo do sol, porque devo deixá-las para aquele que vem depois de mim. E quem sabe se ele será um sábio ou um tolo?” Que injustiça! Trabalhamos tanto! Lutamos e suamos a vida toda, apenas para ir para o túmulo sem nenhuma garantia de que o que deixamos para trás será apreciado. Quando olhamos para a vida deste ângulo, muito dela parece sem sentido e fútil. Na verdade, é ilusório. Salomão não é um pessimista, está sendo verdadeiro. A busca pelo sentido da vida termina em estresse.

Se a vida continua, então qual a melhor pergunta que podemos fazer: "Como viver?" Deus apresenta algumas respostas por meio da pena de Salomão. Nesta vida, diz o Sábio, o melhor que uma pessoa pode fazer é “comer e beber e encontrar satisfação em seu trabalho”. Agora, isso parece um mau conselho, porque o sábio demonstrou como o trabalho e o labor diário  são enganosos, porém ele acrescenta a segunda parte mais crucial de sua resposta, afirmando que isso só é possível “pela mão de Deus”. Qual é o significado de tudo isso? Deus responde à pergunta revelando sua graça. Isso é algo visto nas mãos do Senhor. “Abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.” (SL145:16). Na Bíblia, a mão de Deus simboliza poder ilimitado. E o Senhor usa esse poder para transformar o sem sentido em significativo.

            Somos levados a ver que a verdadeira satisfação está nas mãos de Deus. Isso se aplica a esta vida. O contentamento nesta existência é um presente que só Deus pode conceder. Estamos algemados por nossas próprias ambições egoístas. Também nos encontramos presos por nossa própria incapacidade pecaminosa de atender a esses anelos. Somos inábeis em encontrar a verdadeira satisfação por conta própria. Somos pecadores, fracos e corruptos. Essa incompetência de atender às nossas próprias demandas nos frustra. Deus liberta nossas mãos dessas algemas e nos ensina o propósito da vida. A chave para uma vida verdadeiramente significativa e duradoura é encontrada em Cristo. Ele deu sua vida para que pudéssemos ser livres para desfrutar a vida agora e para sempre. Ele declarou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo10:10).

            Nosso Salvador nos libertou da busca desesperada por significado. Podemos ousar ficar diante da cruz de Cristo, e indagar: “Qual é o significado disso?” Não! O significado é claro, nossos pecados foram perdoados. Deus nos ama como seus, no sacrifício de Seu Filho, Ele estava afirmando isso. A cruz prova esse amor. Aí está o poder da mão de Deus, que nos liberta para desfrutarmos de suas bênçãos com as mãos. Isso denota que podemos aproveitar esta vida, desfrutando de todas as coisas que conseguimos conquistar. Não porque encontramos o sentido da vida nelas, mas por termos consciência de que elas são ricas dádivas, que procedem das mãos do Criador, do Redentor e Santificador da vida, nosso gracioso Salvador!

            Portanto não fique vagando pela vida buscando o sentido em coisas e prazeres terrenos, somente em Deus você poderá obter o melhor de tudo aquilo que Ele lhe proporciona a viver nesta dimensão da vida.

              Rev. Liberato Pereira dos Santos




Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/FBg3RKZa#QHDgLq34ATpdsOBLz2waZS3SMA7xWa6-4rI47A2pZBg

Postar um comentário