sexta-feira, 28 de abril de 2023

UM TRABALHADOR DIGNO DA SUA RECOMPENSA 30.04.2023

+ No comment yet


1 Coríntios 3:5-17

Amanhã, comemora-se o Dia do Trabalho. Este é um feriado reservado para homenagear a classe trabalhadora em nossa sociedade. Vejo como uma excelente ideia! O trabalho é um princípio bíblico, e o seu conceito foi instituído por Deus, antes de Adão e Eva caírem em pecado, portanto não é um castigo ou punição, mas bênção. Há grandes benefícios e recompensas, que recebemos por seu intermédio.

            Mas você sabia que o trabalho mais importante que fazemos é o realizado para Deus? É uma pena que tantas pessoas, incluindo muitos cristãos, gastam muito pouco do seu tempo nesta terra no serviço para Deus. Ficamos tão apaixonados pela vida terrena, que nos esquecemos da vida por vir. Na eternidade, todos nós estaremos diante de Deus e prestaremos contas de nossas vidas. Se trabalharmos para o Senhor de maneira digna, Ele afirma que receberemos uma recompensa de Suas benditas mãos. Portanto, a pergunta é: Como podemos ser trabalhadores de Deus, dignos de uma recompensa? O texto supracitado nos dá uma resposta clara e concisa.

            Construindo nossa vida no fundamento certo – v. 11 Qual é a base certa? A fundação correta é um relacionamento pessoal e íntimo com Jesus Cristo. Se não possuímos isso, qualquer trabalho que fizermos para Deus será em vão. Veja o que Paulo declara no final do versículo dez: “... como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.” Nada se pode construir se não houver um bom alicerce, caso tente, tudo acabará em ruinas.

            Nesse ponto, muitas pessoas ficam confusas. Elas trabalham para Deus, esperando que, se fizerem boas obras suficientes serão aceitas por Ele como pagamento pela salvação, mas isso é absolutamente inútil, cfe. Efésios 2:8-9. Quando cremos no evangelho de Jesus Cristo e colocamos nossa fé e confiança somente nEle, Deus nos salva. Tornamo-nos filhos e somos aceitos por Deus, assim lançamos um firme fundamento para nossas vidas. Portanto, sem esse alicerce, nossas obras e trabalhos para Deus não significam absolutamente nada, veja Mateus 7:22-23.

            Cooperando com nossos companheiros de trabalho - v. 5 – Os membros da igreja de Coríntios tinham um problema sério, eles estavam escolhendo lados e tentando colocar os líderes uns contra os outros. Paulo repreendeu severamente o espírito de divisão e os lembrou nos versículos cinco a oito de que estamos trabalhando pela mesma causa, jogando no mesmo time. Somos todos cooperadores, cada um tem uma tarefa, mas é Deus quem dá o crescimento. O plano de Deus é que todos nós trabalhemos juntos com um só corpo.

            Você consegue contemplar os problemas, que atormentavam a igreja de Corinto, hoje em nossas comunidades? Os cristãos de uma mesma comunidade podem ficar com inveja e ciúmes uns dos outros e se tornarem adversários? As pessoas podem tornar-se muito territoriais, é o meu ministério, e ficar preocupadas com quem recebe mais atenção e destaque. Os lideres e os que estão nos ministérios podem  tornar-se egocêntricos e carecer de um espirito cooperativo para com outras pessoas de outros departamentos. Se desenvolvermos esse tipo de comportamento, não seremos considerados trabalhadores dignos e certamente não seremos recompensados pelo Senhor, quando comparecermos diante dEle.

            Mantendo nossos motivos puros – Vv 12-13 – Existem dois conjuntos diferentes de materiais que podemos utilizar para construir nossas vidas: ouro, prata e pedras preciosas ou madeira, feno e restolho. Com qual você prefere construir? Paulo usa essa analogia, porque um dia nosso trabalho na obra divina será submetido ao fogo do julgamento. Edificado em madeira, feno e palha, será queimado e não teremos nada, mas se nossas obras forem sobre ouro, prata e pedras preciosas, elas resistirão ao fogo e receberemos um galardão. “... o fogo provará a obra de cada um.” V.13. Então Deus verá perfeitamente que tipo de trabalho realizamos. Ele observa não apenas o que fazemos, mas vê nossos corações enquanto realizamos. Ele sabe quais são as nossas motivações. É muito importante um exame constante do nosso interesse, questionando: “Por que estou realizando esse trabalho?” Para ser notado e receber elogios? Agradar o pastor, minha esposa ou outras pessoas? Por que ninguém mais deseja fazer e me sinto obrigado? Ou estou desenvolvendo essa tarefa por puro amor ao meu Salvador, Jesus Cristo? Se um dia formos considerados dignos de retribuição, nossos motivos devem ser puros.

            Viver em santidade na presença do Senhor – Os versículos dezesseis e dezessete são bastante instrutivos para o cristão. Nossos corpos são o templo de Deus, o Espírito Santo habita em nós. Portanto, devemos manter o corpo santo, moralmente limpo e puro. De que adianta trabalhar para Deus se estamos vivendo uma vida em pecado? Servir ao Senhor no domingo, mas viver uma vida impura durante a semana? Não importa o quanto labutemos na obra do Senhor, se nossas vidas contradizem o que pregamos e cremos, nosso serviço não receberá recompensa diante do Senhor.

            Isso não significa que teremos vidas perfeitas, ninguém jamais conseguirá esse feito, exceto Jesus Cristo. Mas implica que nos estamos esforçando sinceramente para viver uma vida santa e nos certificando de que nossa caminhada durante a semana corresponda à nossa celebração do domingo.

            Sendo assim, que honra será está diante do nosso Senhor e Salvador para receber uma recompensa! Mas para que isso ocorra, dependerá das escolhas que fazemos e das prioridades que estabelecemos. “O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.” v.8

              Rev. Liberato Pereira dos Santos


Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/MEZ03DAR#mC-pVEw-SYsJVHVUec7Duqj8ngiw9GXZwWoNazEmkVg


Postar um comentário