sexta-feira, 5 de maio de 2023

A ALEGRIA POR MEIO DO SERVIR 07.05.2023

+ No comment yet


Filipenses 1:1

            A igreja de Filipos, à qual Paulo escreve essa carta, foi a primeira igreja da Europa e a primeira plantada por ele. Certamente, ocupava um lugar especial em seu coração, fato que está refletido na saudação inicial da epístola. Essa comunidade deu um presente a Paulo por meio de um mensageiro chamado Epafrodito, quando ele estava preso em Roma, provavelmente, onze anos depois de começá-la, oportunidade que aproveitou para escrever, com o seu assistente Timóteo, à   igreja. A missiva era em si um presente de alegria. A palavra grega “Chara”, alegria, aparece, ou um de seus derivados, vinte vezes na sua mensagem. Podemos afirmar que o ponto principal de todo o livro seja: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Fp 4:4)

            Como os escritos de Paulo eram normalmente de cunho teológico, suas cartas pessoais também seguiam a mesma linha. Não havia uma dicotomia entre o teológico e o pessoal, bem como do pastoral e o doutrinário. Assim, Filipenses é uma mensagem bastante pessoal para uma congregação amorosa, repleta de rica veracidade doutrinária, escrita sob a inspiração do Espirito Santo, de modo que suas verdades se aplicam às nossas vidas hoje. Nada é mais apropriado do que a primeira linha da introdução, que inclui uma referência à palavra grega “doulos”, que significa “servo, escravo”. Paulo não deu sua identidade como apóstolo, como faz em outras epístolas, mas se identifica como um servo. É na firmeza da palavra “doulos” de Deus que encontramos a libertação da escravidão das mentiras culturais e entrada para uma vida de alegria e liberdade. Há liberdade por meio da servidão.

            A servidão que traz verdadeira alegria e liberdade é encontrada somente em Jesus Cristo. “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus...” Precisamos entender que ser servo é está totalmente entregue ao Mestre. Não há reserva. É uma propriedade completa. Paulo usou um termo que teria sido bastante familiar para seu público. Não havia posição legal do escravo perante o governo romano. Todos os direitos foram subjugados ao seu senhor. O Apóstolo estava dizendo que todos os seus direitos foram submetidos a Jesus Cristo. Sua vida foi completamente absorvida pela vida e identidade do seu Senhor. Contudo ele escrevia sobre sua grande alegria no Senhor Jesus Cristo, sentia-se o homem mais livre de todos, mesmo estando na prisão. Há alegria em ser “doulos” de Jesus, o Senhor.

            Com certeza você não precisa estar trancado numa prisão em Roma, no primeiro século, ou em qualquer outro lugar para experimentar a alegria que Cristo promete. Essa não é a prisão ou a servidão às quais o Apóstolo fazia alusão. A Palavra “doulos”, aqui, refere-se à natureza de sua alma, sua identidade. Este homem havia entregado sua vida completamente a Jesus Cristo e, em serviço humilde a Ele, e somente a Ele, em quem encontrou liberdade e alegria sem limites. A verdadeira alegria no serviço, genuinamente ilimitada, só pode ser encontrada por meio de uma vida escondida em Cristo Jesus, como Senhor.

            A servidão que traz a verdadeira alegria e liberdade é encontrada quando focamos nos outros. “... a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos...” Paulo era servo de Cristo, mas também era um servo dos outros. Ele era servo dos santos, isto é, de todos os que estavam em Cristo Jesus na igreja de Filipos.

            Uma das grandes marcas e característica definidora do apóstolo Paulo é ele ter dado a vida a serviço do bem dos outros. Veja, suas palavras na sua segunda carta a Timóteo: “Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.” (II Tm 2:10). As Escrituras nos ensinam de maneira clara, que à medida que entregamos nossas vidas a Jesus Cristo, cada vez mais desejamos segui-Lo, e isto implica que anelamos por colocar nossas vidas a serviço dos outros, porque foi isso que o nosso Salvador Jesus Cristo fez.

            Dizem que os casais que viveram juntos como marido e mulher por muitos anos começam a se parecer. O que ocorre, é claro, o casal começa a compartilhar valores comuns a tal ponto que se assemelham de tal maneira que fica difícil pensar neles separados. Na história da igreja, alguns andaram tanto com Cristo que se tornaram semelhantes a Ele,  esse é o nosso desafio.

            Uma das principais característica de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é Ele ter vindo para dar Sua vida aos outros. Na verdade, a declaração da sua missão foi apresentada, em Marcos 10:45: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." O maior servo para os outros é Cristo, Ele é o “doulos” supremo. Ele é o Servo de todos nós e, no entanto, é o mais livre. Conhecê-Lo é conhecer Aquele que não apenas desejou, mas deu Sua vida por você e por mim. Quanto mais O conhecemos e O amamos, mais desejamos amar e servir aos outros, é o caminho para a alegria inexprimível e liberdade definitiva.

            Sendo assim, estenda suas mãos pela fé, e clame: “Senhor Jesus Cristo, eu quero ser livre. Toma-me completamente como teu filho. Creio que o Senhor veio para salvar os pecadores, dos quais sou o principal, perdoe os meus pecados e me encha com o Teu Espirito Santo para que eu possa seguir-Te todos os meus dias, servindo com alegria a todos, assim como o Senhor fez.”

                Rev. Liberato Pereira dos Santos


Disponibilizamos  o boletim informativo da IPBN, a fim de que você fique por dentro daquilo que Deus está fazendo em/através da nossa comunidade. Boa leitura. Click no link abaixo e faça o download: https://mega.nz/file/oIAiFATK#0cbAJWxW6PriU59NCVXXaB0JWK_AFg41VQRuY3eyJ3o

Postar um comentário